Receita — Shampoo Sólido de Coco para cabelo seco e danificado

Olá! Pessoal. A receita cosmética de hoje é um shampoo sólido de coco, que ademais de limpar, irá hidratar e tratar o cabelo. Um shampoo cremoso e condicionador. Elaborado com creme de coco, ingrediente derivado da polpa do coco, que assim como o óleo também contém inúmeras propriedades beneficiosas para hidratar além reparar o cabelo seco e danificado.

O creme de coco possui um uso destacado em produtos capilares, pelo seu alto teor em diferentes ácidos graxos, fortalece e hidrata o cabelo. Ademais de rico em vitamina E, um potente antioxidante que estimula o crescimento e repara danos nos folículos capilares. Além disso, contém proteínas que suavizam e nutrem o cabelo.

Shampoo sólido de coco: demais ingredientes e benefícios para o cabelo

Lecitina de soja, emulsionante de procedência natural. Contém vitamina (B), colina e inositol. Ajuda a diminuir o frizz, ademais de condicionar e fortalecer o cabelo.

Ácido esteárico, ácido graxo natural presente em plantas e animais, possui propriedades emulsificantes. Além disso, é um excelente agente emoliente para pele e o cabelo.

SCS (sodium coco sulfate) tensoativo limpador aceito por Ecocert. Ingrediente principal na elaboração da base do shampoo sólido de coco. Já que precisamos de um tensoativo de limpeza, no qual acrescentar os demais ingredientes.

Betaína de coco, tensoativo anfótero suave, espumante, antiestático, ademais de condicionador do cabelo e da pele. Aceito por Ecocert em produtos naturais, sempre que seja de fabricantes certificados.

Estearato de glicerilo (glyceryl stearate SE) cera auto-emulsionante, além disso, possui propriedades condicionantes do cabelo e da pele.

Shampoo sólido de coco
Shampoo sólido de coco
RECEITA
Shampoo sólido de coco
INGREDIENTES
55g tensoativo scs
10g creme de coco
10g ácido esteárico
5g lecitina de soja
2g tensoativo coco betaína
5g estearato de glicerilo SE
2g óleos essenciais (tea tree, ylang ylang)
extrato aromático de coco (opcional)

Nota

  • SCS (sodium coco sulfate): substituir por outro tensoativo em pó.
  • Edit: SCI (sodium cocoyl isethionate) não é mais permitido na cosmética certificada.
  • Betaína de coco: substituir por outro tensoativo anfótero.
  • Crema de coco: substituir por leite de coco.
  • Estearato de glicerilo SE: substituir por outro emulsionante ou álcool graxo.
  • Qualquer substituição precisa de testes prévios. Não tenho como prever se o resultado será o mesmo. Talvez, sejam necessários ajustes na receita. Faça uma quantidade pequena.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e nos vemos na próxima receita! 🍃❤️

Deixe uma resposta

Fechar Menu