Shampoo Sólido Condicionador de Jasmim

Olá pessoal! Por que não um shampoo sólido condicionador com flores e óleo essencial de jasmim? Já que de fato o jasmim é um excelente ingrediente para o cabelo.

Assim que apresento a vocês meu shampoo sólido condicionador de jasmim. Ademais do jasmim, o shampoo leva também outros ingredientes entre eles, o sci (sodium cocoyl isethionate), um tensoativo de origem vegetal, com uma espuma ligeira e cremosa, além de uma cera, emulsionante com propriedades anti-estáticas e desembaraçantes.

Shampoo sólido condicionador de jasmim aroma do Oriente

A função da cera, emulsionante na receita será facilitar o penteado, ademais de diminuir o frizz do cabelo. É importante que a cera emulsionante tenha propriedades catiônicas, para que o efeito desembaraçante seja mais efetivo.

Agora sem dúvida os dois ingredientes mais importantes desta receita, são o óleo e as flores de jasmim. Porque ademais de perfumar o shampoo sólido condicionador, as flores e o óleo de jasmim também vão hidratar, fortalecer o cabelo e doar um brilho extra. Assim como também possuem benefícios para o tratamento do couro cabeludo sensível ou escamoso.

Benefícios para o Cabelo

Assim que a ideia de juntar todos esses ingredientes em um formato sólido de shampoo, com certeza só irá trazer coisas boas tanto em benefício do meio ambiente quanto no cuidado e na limpeza do cabelo. Vamos não só tratar o cabelo como também evitar o uso de plástico, sem contar a economia, já que um shampoo sólido vale dura de média entre 60 – 80 lavados.

Manteiga Esfoliante Corporal para o banho
Shampoo Sólido Condicionador de Jasmim

RECEITA

Shampoo Sólido Condicionador de Jasmim

INGREDIENTES

  • 30 g tensoativo SCI (Sodium Cocoyl Isethionate)
  • 4 g tensoativo betaína de coco
  • 3,5 g ácido esteárico
  • 2,5 g água deionizada
  • 4 g cera BTMS (Cetearyl Alcohol and Behentrimonium Methosulfate)
  • 5,5 g manteiga de cupuaçu
  • 0,5 g óleos essenciais (palo rosa, palo hô, absoluto de jasmim)
  • 1 g flores secas de jasmim

NOTA

  • Usa uma máscara para não respirar o pó do tensoativo e luvas para manosear o produto.
  • Em cabelos oleosos o shampoo funciona melhor como condicionador.
  • O shampoo condicionador de jasmim também é ideal para quem faz low poo. 
  • Use óxido amarelo (opcional) para colorear o shampoo.
  • Edit: 21/11/2019. Cera BTMS (INCI: Cetearyl Alcohol and Behentrimonium Methosulfate) não é mais permitido na certificação. Substituía pela cera: Emulsense Hc se o que deseja é um produto conforme a certificação natural. Faça testes prévios e ajustes necessários.

Este post tem 10 comentários

  1. Raquel Cadete

    Que formulação linda, Jana! Amo Jasmim! A betaína de coco é o mesmo que a cocoamidopropil betaína? E o ácido esteárico pode ser substituído pelo álcool cetoestearílico? Um beijo!

    1. JanaLeal

      Oi Raquel! Você vai amar então, porque ficou muito bom! Olha só, a betaina de coco não é a cocamidopropyl, mas pode substituir sem problema. Ambos são anfotericos. Quanto ao esteárico pelo álcool cetoestearilico , não seria o melhor substituto. Tenta com uma manteiga bem durinha e um tico de cera candelilla. Mas de todas formas será necessário testar para ajustar a receita.

  2. gi

    Oi Jana! a manteiga pode ser karite o de mango? Na Argentina eu acho que nao consigo cupuaçu
    Muito obrigada
    se ve muito bonito o shampoo 🙂

    1. JanaLeal

      Oi Gi! Dependendo do clima você pode optar por uma ou outra. Faça um teste, se vê como​ fica. É possível corrigir caso fique muito mole, com mais ácido esteárico.

  3. tawana

    Oi, Jana. td bem? fiz essa receitinha, mas substitui o SCI pelo SCS ( tensoativo de coco), Senti que depois de um tempo ele comecou a ressecar e deixar meio pesado o cabelo. vc acha que e o tensoativo? vc e maravilhosa.

    1. Jana Leal

      Oi Tawana, você verificou o pH? Talvez seja por isso, já que o SCS tem um pH mais alcalino que o SCI. Ademais do SCS modificou algum outro ingrediente? Outra coisa que esqueci de mencionar, o SCS é um sulfato que apesar de não ser dos mais fortes, pode acontecer dele não ter uma boa compatibilidade com a cera BTMS. Obrigada pelo carinho.

  4. yuunakamuraa

    Oi Jana! Tudo bom? Tu acha que é necessário o uso de algum condicionador em conjunto a este shampoo? Ouvi muito sobre acertar o pH com vinagre de maçã!

    1. Jana Leal

      Oi Yuunakamuraa, vai depender do seu cabelo, na teoria ele já é condicionador. O vinagre nesse caso acho desnecessário, já que o shampoo possui um pH ácido, no caso o enxágue com vinagre é mais indicado quando se usa shampoo saponificado (sabão) para lavar o cabelo.

  5. Ericka

    Jana, o ácido estearico pode ser substituído por cera de candelila? E se for o caso eu coloco as 3,5 g de cera?

    1. Oi, Ericka.
      Ácido esteárico e cera de candelilla são ingredientes totalmente diferentes. Não te recomendo fazer essa substituição a não ser que você queira testar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.