Receita — Shampoo Sólido Condicionador de jasmim

Olá pessoal!

Por que não um shampoo sólido condicionador com flores e óleo essencial de jasmim? Já que de fato o jasmim é um excelente ingrediente para o cabelo.

Shampoo sólido condicionador de jasmim aroma do Oriente

Shampoo sólido condicionador de jasmim

Assim que apresento a vocês meu shampoo sólido condicionador de jasmim. Ademais do jasmim, o shampoo leva também outros ingredientes entre eles, o sci (sodium cocoyl isethionate), um tensoativo de origem vegetal, com uma espuma ligeira e cremosa, além de uma cera, emulsionante com propriedades anti-estáticas e desembaraçantes.

A função da cera, emulsionante na receita será facilitar o penteado, ademais de diminuir o frizz do cabelo. É importante que a cera emulsionante tenha propriedades catiônicas, para que o efeito desembaraçante seja mais efetivo.

Agora sem dúvida os dois ingredientes mais importantes desta receita, são o óleo e as flores de jasmim. Porque ademais de perfumar o shampoo sólido condicionador, as flores e o óleo de jasmim também vão hidratar, fortalecer o cabelo e doar um brilho extra. Assim como também possuem benefícios para o tratamento do couro cabeludo sensível ou escamoso.

Assim que a ideia de juntar todos esses ingredientes em um formato sólido de shampoo, com certeza só irá trazer coisas boas tanto em benefício do meio ambiente quanto no cuidado e na limpeza do cabelo. Vamos não só tratar o cabelo como também evitar o uso de plástico, sem contar a economia, já que um shampoo sólido vale dura de média entre 60 – 80 lavados.

RECEITA
Shampoo sólido condicionador de jasmim
INGREDIENTES
30 g tensoativo sci (sodium coco sulfate)
4 g tensoativo betaína de coco
3,5 g ácido esteárico
2,5 (g) água deionizada
4 g emulsionante btms-25 (Cetearyl Alcohol and Behentrimonium Methosulfate)
5,5 (g) manteiga de cupuaçu
0,5 g óleo essencial de palo rosa, palo de hô, absoluto de jasmim.
1 g flores secas de jasmim

Nota

  • Use máscara para não respirar o pó do tensoativo, ademais de luva para manosear o produto.
  • Em cabelos oleosos o shampoo funciona melhor como condicionador.
  • O shampoo condicionador de jasmim também é ideal para quem faz low poo. 
  • Use óxido amarelo (opcional) para colorear o shampoo.

Este post tem 6 comentários

  1. maryanna

    Olá, onde você consegue comprar essas matérias primas? qual tensoativo poderia substituir a betaina de coco? Anfótero Betaínico- Cocoamidopropil Betaína? Dietanolamina do Acido Graxo Coco? 🙂

    1. Jana Leal

      Olá Maryanna!Tudo bem? Moro na Espanha, compro em lojas online, supermercados e herbolários. Substitua pela cocamidopropil betaína ou pelo cocoamphoacetate, a DEA não é permitida na cosmética natural. Um abraço.

  2. Barbara

    Oi, Jana! Vc tem me inspirado muito! Ainda nao testei as receitas pq estou aguardando chegar minha compra do material. Quando testar foi o feedback.
    Vc sabe se posso substituir o acido estearico por álcool católico? Já li em algum lugar sobre essa substituição..

    1. Jana Leal

      Oi Barbara, muito obrigada! Você quer substituir o ácido esteárico em que tipo de receita, pelo cetílico? Porque depende da fórmula, já que são ingredientes com diferentes características, e pode acontecer de não funcionar a substituição.

  3. clauclau

    Boa tarde, Jana!
    Parabéns pelo Blog.
    Na receita, quando você coloca entre parenteses sodium coco sulfate , vc quer dizer que pode-se usar SCI ou SCS ?
    quanto ao uso de SCI em escamas ou pó, qual o mais adequado?
    para cabelos crespos 4c , qual dos tensoativos para barra sólida seria melhor?

    1. Jana Leal

      Olá Cláudia, o nome entre parêntesis é o INCI do scs, porque para quem não conhece, a melhor forma de pesquisar sobre o produto é sabendo seu INCI. Quanto ao sci em pó ou escamas, ambos são bons para o seu cabelo, talvez em escamas seja melhor ainda por conter ácido esteárico, mas é questão de você testar, já que tampouco depende somente do tensoativo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu