Receita — Shampoo Natural de aveia coloidal

Em primeiro lugar toda marca de cosmético natural que se preze têm um shampoo de aveia. Assim que não vamos ser menos! Por isso, quero compartilhar uma receita que fiz de shampoo natural de aveia coloidal. Ademais do uso como shampoo, nos servirá também como gel de banho.

O ingrediente principal é a aveia coloidal (farinha de aveia integral), além disso, temos os tensoativos naturais, óleo de amêndoa para hidratar e dar brilho. Ademais do extrato de aveia e óleo essencial de camomila (opcional).

Desde já, quero advertir que esse não é um shampoo para bebês. Ainda que pareça tentador utiliza-lo como tal. Então aqui deixo claro, que o produto não foi formulado com esse fim.

Shampoo e gel de aveia coloidal 100% natural para pele seca e sensível

Shampoo natural de aveia coloidal

Então vamos conhecer um pouco sobre esse ingrediente tão especial para o cuidado do cabelo e da pele que é a aveia coloidal. Pois, se trata do ativo principal do nosso shampoo.

A textura da aveia coloidal assim como os seus componentes fazem com que ela seja ideal para o uso em cremes, hidratantes, géis de limpeza, shampoos entre outros produtos que ajudam a limpar, proteger e suavizar a pele.

Os banhos com aveia são recomendados para tratar diferentes problemas de pele sensível, já que proporcionam um efeito suave e reconfortante. Ademais a aveia, possui componentes benéficos como proteínas, lipídios essenciais e graxo, além de saponinas entre outras substâncias. Por outro lado, ela contribui no equilíbrio do pH cutâneo e capilar, e também possui atividade anti-irritante, cicatrizante e antioxidante.

Enfim, podemos nos beneficiar de todas essas propriedades e mais! Já que apesar da simplicidade na escolha dos ingredientes, os benefícios para o cuidado da pele e do cabelo, são realmente o que de verdade importa.

RECEITA
Shampoo de aveia natural
INGREDIENTES
70 g água deionizada
0,5 g goma xantana
1,5 g aveia coloidal
4 g glicerina vegetal
15,85 g decyl glucosídeo
3,85 g coco glucosídeo
3 g óleo de amêndoa
0,6 g conservante
0,2 g vitamina E
0,5 g extrato de aveia
5 gotas de óleo essencial de camomila

Nota

  • Use ácido láctico ou uma solução, ou cítrico para ajustar o pH em 5,5-6.
  • Recomendado para cabelo seco e normal.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 2 comentários

  1. patricia

    Olá Jana fiz o champô ficou muito bom, único problema que eu não tinha o coco glucosideo e substitui por lauryl glucosideo, acha que fiz mal? Sei que não é a mesma coisa pois um é tensioactivo enquanto o outro é co-tensioactivo, mas era o que eu tinha 😊

    1. Jana Leal

      Oi Patrícia! Sem problema, ambas combinações funcionam bem. O importante é você ter gostado do resultado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu