Receita — Shampoo Natural de aveia coloidal

Em primeiro lugar toda marca de cosmético natural que se preze têm um shampoo de aveia. Assim que não vamos ser menos! Por isso, quero compartilhar uma receita que fiz de shampoo natural de aveia coloidal. Ademais do uso como shampoo, nos servirá também como gel de banho.

O ingrediente principal é a aveia coloidal (farinha de aveia integral), além disso, temos os tensoativos naturais, óleo de amêndoa para hidratar e dar brilho. Ademais do extrato de aveia e óleo essencial de camomila (opcional).

Desde já, quero advertir que esse não é um shampoo para bebês. Ainda que pareça tentador utiliza-lo como tal. Então aqui deixo claro, que o produto não foi formulado com esse fim.

Shampoo e gel de aveia coloidal, (100%) natural para pele seca e sensível

shampoo natural de aveia
shampoo natural de aveia

Então vamos conhecer um pouco sobre esse ingrediente tão especial para o cuidado do cabelo e da pele que é a aveia coloidal. Pois, se trata do ativo principal do nosso shampoo.

A textura da aveia coloidal assim como os seus componentes fazem com que ela seja ideal para o uso em cremes, hidratantes, géis de limpeza, shampoos entre outros produtos que ajudam a limpar, proteger e suavizar a pele.

Os banhos com aveia são recomendados para tratar diferentes problemas de pele sensível, já que proporcionam um efeito suave e reconfortante. Ademais a aveia, possui componentes benéficos como proteínas, lipídios essenciais e graxo, além de saponinas entre outras substâncias. Por outro lado, ela contribui no equilíbrio do pH cutâneo e capilar, e também possui atividade anti-irritante, cicatrizante e antioxidante.

Enfim, podemos nos beneficiar de todas essas propriedades e mais! Já que apesar da simplicidade na escolha dos ingredientes, os benefícios para o cuidado da pele e do cabelo, são realmente o que de verdade importa.

RECEITA
Shampoo de aveia natural
INGREDIENTES
70 g (água) deionizada
0,5 g goma xantana
1,5 g aveia coloidal
4 g glicerina vegetal
15,85 g decyl glucosídeo
3,85 g coco glucosídeo
3 g óleo de amêndoa
0,6 g conservante
0,2 g vitamina E
0,5 g extrato de aveia
5 gotas de óleo essencial de camomila

Nota

  • Use ácido láctico ou uma solução, ou cítrico para ajustar o pH em 5,5-6.
  • Recomendado para cabelo seco e normal.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 25 comentários

  1. Olá Jana fiz o champô ficou muito bom, único problema que eu não tinha o coco glucosideo e substitui por lauryl glucosideo, acha que fiz mal? Sei que não é a mesma coisa pois um é tensioactivo enquanto o outro é co-tensioactivo, mas era o que eu tinha 😊

    1. Oi Patrícia! Sem problema, ambas combinações funcionam bem. O importante é você ter gostado do resultado.

  2. Olá Jana! Minha duvida é a seguinte: posso substituir o coco glucoside por amida 80 ou 90?

    1. Oi Brasília, as amidas não são permitidas na Cosmética Natural. Além de não te recomendar o uso, tampouco são adequado para tal substituição. Apenas substituía glucósideos por glucósideos.

  3. Olá Jana muito boa tarde peço desculpa incomodar mas em Portugal não consigo encontrar um local físico ou na web que venda decyl glucosídeo posso usar alguma alternativa? Muito obrigada

      1. Então, você pode usar só o Lauryl, se você já tiver experiência com ele, sem problema.

    1. Oi Nem, na Cremas Caseras Shop vende, e fazem entrega em Portugal.

      1. Muito obrigada Jana foi uma coincidência que nesse mesmo dia após muita procura encontrei um site de produtos biológicos e têm tudo o que preciso para as suas receitas maravilhosas! Esse shampoo vou fazer para uma amiga que tem pele atopica na cabeça mas quero fazer a mesma receita para os meus cabelos que são oleosos e estava a pensar usar alecrim e limão ! Acha que é possível ? Obrigada 🙂

  4. Jana bom dia no video da receita usa uma espécie de varinha mágica mas não encontro tão pequena pode ser usada uma de tamanho normal? Obrigada 🙂

    1. Bom dia, Raquel! Desculpa, mas tive que rir da varinha mágica.😂 Pode usar uma colher ou qualquer outro utensílio que tiver a mão, sem problema.

      1. hihi eu sei é daquelas perguntas tolinhas mas que ás vezes fazem toda a diferença 😉

  5. Oi Jana, muito grata pela receita!! Para transformar numa receita infantil muda muito?

    1. Oi Cristina, ajusta o pH o mais próximo de 7. Não sendo bebê, com isso é suficiente.

  6. Jana, a amida 90 não é permitida na cosmética natural? Poderia me explicar? Porque algumas.pessoas que conheço dizem que é, só que tem que ser a 90. Estou confusa. Poderia me ajudar?

    1. Oi Paloma, você pode usar se quiser, mas a certificação natural não permite o uso de nenhuma delas, devido ao risco de gerar ou conter nitrosaminas. Que é uma substância, carcinogênica. No caso da Cocamide Dea (amida 90), há bastantes evidências de que ela seja um possível carcinógeno. Usar ou não um ingrediente é uma eleição pessoal, eu também uso alguns ingredientes que não são de todo permitidos, mas é preciso avaliar o risco.

  7. Jana….quais ingredientes que não são de todo permitidos e vc usa? E pq?!

    1. Oi Josiara, alguns sintéticos que apesar de não aceitos pela certificação, existem estudos que asseguram à segurança desses insumos.

  8. Jana…qual a diferença da aveia coloidal? Onde encontro? Lojas de produtos naturais tem aveia…mas nao sei se é essa..

    1. Oi Josiara, é aveia integral sem acréscimo de açúcares.

  9. Jana…coco glucosideo é o mesmo que o Anfotero betaínico (cocoamido)?

  10. Seria tão legal ter um tópico sobre produtos naturais de limpeza! Sabao de maquina….limpador multiuso… Essas receitas da internet não são muito eficazes…

Deixe uma resposta

Fechar Menu