Receita — Sérum anti-manchas de regaliz

Olá pessoal!

Hoje trago uma receita cosmética de sérum anti-manchas de regaliz para uso diário. Lembrando que qualquer cosmético com ação despigmentante, deve ser acompanhado pelo uso obrigatório de um protetor solar.

O sérum anti-manchas também pode ser utilizado como ativo em: máscaras faciais, cremes ou diretamente aplicado na pele de preferência durante à noite.

Sérum anti-manchas de alcaçuz também conhecido como regaliz

Sérum anti-manchas de regaliz
Receita Sérum anti-manchas de regaliz

Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra L.) é uma espécie de planta flor pertencente à família Fabaceae. Possui propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e componentes reconhecidos como efetivos no tratamento da hiperpigmentação, como melasma e manchas de idade. Estudos clínicos com cosméticos contendo extrato de alcaçuz, obtiveram resultados positivos em pacientes com melasma. O que faz deste, um ativo apreciado em produtos cosméticos despigmentantes.

Uva-de-urso (Arctostaphylos uva-ursi), é uma espécie de arbusto pertencente à família Ericaceae. Seu extrato ajuda clarear manchas escuras surgidas durante a gravidez, trata melasmas e marcas de queimaduras de sol. Um dos ativos vegetais mais utilizados por sua ação inibidora da tirosinase. Estando presentes princípios ativos importantes nessa ação como a arbutina; uma alternativa menos irritante que a hidroquinona para o tratamento de manchas.

E o que é a tirosinase?

A tirosinase é uma enzima que estimula a produção de melanina. A síntese da melanina (proteína responsável pela coloração da pele), ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase.

A melanina protege o nosso DNA da radiação ultravioleta.

A melanina pode ser classificada em função da genética ou por exposição solar. O escurecimento da pele após a exposição ao sol é uma reação do nosso corpo para realizar uma fotoproteção natural, mas em excesso acontece uma alteração dando lugar ao surgimento de melasmas e lentigos, sem mencionar outros problemas relacionados a saúde.

“Tudo em excesso faz mal.”

RECEITA
Sérum anti-manchas de regaliz
INGREDIENTES
20,61 g hidrolato de azahar
6 g suco de aloe vera
0,3 g sorbitol ou glicerina vegetal
0,9 g vitamina C estabilizada
0,9 g extrato de uva de urso
0,6 g extrato de alcaçuz
0,6 g extrato de semente de pomelo
0,09 g goma xantana

Modo de preparo:

  • Mistura todos os ingredientes em ordem. 
  • Joga a goma xantana sobre o líquido e agita para evitar aglomeração.
  • Ajusta o pH em 6-6,5.
  • Envasa em um frasco âmbar ou escuro.

Nota

  • O extrato de semente de pomelo e o de uva-de-urso possuem ação conservadora, ademais de atuar como ativo anti-manchas.
  • Armazena o produto em um lugar fresco.
  • Todos são extratos glicerinados menos o de pomelo, que é um extrato concentrado.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 13 comentários

    1. O extrato de pomelo é conservante, e o de uva-de-uso também.

    2. Oi Jana onde encontrarmos esses ingredientes de origem e qualidade confiável – estou em São Paulo capital.

    1. Oi Charlene, os extratos são glicerinados, menos o de pomelo que é um extrato concentrado. Não te recomendo fazer o de pomelo em casa.

  1. Existe algum substituto para o extrato de semente de pomelo? Não estou encontrando.
    Grata
    Anna

    1. Oi Anna. Você pode substituir por extrato de chá verde ou alecrim.

  2. Olá Jana, pretendo fazer um extracto de raiz de alcaçuz para fins despigmentantes da pele. O extracto glicerinado resulta de colocar para macerar a planta em pó em uma parte de glicerina e outra de álcool?

    1. Oi! Sofia, existem diferentes formas de elaborar esse tipo de extrato com glicerina, é possível fazer hidro-glicerinado, hidroalcoólico glicerinado e glicerinado, todas as opções são válidas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu