Receita — Creme natural oatmeal para pele atópica

Creme hidratante oatmeal para o cuidado da pele seca e sensível

Olá pessoal!

A receita de hoje é um creme natural de aveia coloidal (oatmeal), minha inspiração para essa receita veio de uma conhecida marca de cosméticos frescos.

Os produtos cosméticos com aveia coloidal (avena sativa) são recomendados como complemento em tratamentos dermatológicos, porque ajudam no cuidado da pele atópica, sensível e seca.

A aveia trata diversas afecções da pele (psoriasis, eczema, urticária, sarna, queimadura solar, acne) ademais de ser rica em avenatraminas um composto fenólico antioxidante e anti-inflamatório, além de beta-glucanos, uma cadeia de polissacáridos conhecidos como modificadores da resposta biológica, capazes de ativar o sistema imunitário. Além disso, estão presentes no cereal, vitaminas do grupo B, minerais, aminoácidos e também possui propriedades calmantes e anti-pruriginosas sobre a pele.

Mas além dos diversos benefícios da aveia para uso cosmético e terapêutico, encontramos também propriedades sensoriais como um toque suave e mate, além da melhora na estabilidade das emulsões cosméticas. Embora, como resultado tenhamos um produto de difícil (não impossível) conservação.

O melhor que você pode fazer é mimar a sua pele com esse maravilhoso creme de aveia

Creme natural oatmeal
Creme natural oatmeal

Os demais ingredientes da receita foram escolhidos também a modo de favorecer ainda mais as qualidades da aveia no cuidado da pele seca, sensível e atópica, assim que, temos um creme rico em propriedades calmantes, emolientes, anti-inflamatórias e hidratantes.

RECEITA
Creme natural Oatmeal
INGREDIENTES
2,25 (g) manteiga de cacau
2,25 g azeite de oliva
0,9 g cera de candelilla
2,99 g cera olivem
0,9 g glicerina vegetal
34,22 g água deionizada
0,45 g aveia coloidal
0,20 g goma guar
0,05 g vitamina E
0,45 g óleos essenciais (lavanda e camomila)
0,45 g conservante cosgard

Nota

  • Importante limpar, esterilizar e desinfetar os utensílios antes de cada elaboração.
  • O pH final aproximado da preparação fica em torno a 5,5–6.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 11 comentários

    1. Jana Leal

      Oi Miriam Marx. Acredito que em qualquer loja de alimentação natural se encontre aveia coloidal, que não é mais que aveia integral. Tem que ser integral e de preferência moída e não em flocos, e sem nenhum tipo de adição, principalmente de açúcares.

  1. Jana daria para trocar a cera de olive 1000 por outra cera como a de carnaúba?

    1. Jana Leal

      Oi Luana, infelizmente não é possível. A cera de carnaúba é endurecedora, já a Olivem 1000 é uma cera auto- emulsionante.. São totalmente diferentes. No caso você pode substituir a Olivem por outra cera com as mesmas características.

  2. Nem

    Olá Jana bom dia nessa receita posso substituir a goma guar pela goma xantana? Obrigada

  3. Paloma

    Jana, uso a cera de monoestearato de glicerila pra os hidratantes. Posso usar ela no lugar da olivem já é eh auto- emulsionante?

    1. Jana Leal

      Oi Paloma, normalmente não recomendo substituir emulsionante mesmo sendo auto-emulsionante. Porque cada um, têm características próprias. Mas nesse caso, se não modificar os demais ingredientes pode que funcione. Não vou te dar certeza, porém, você pode testar fazendo uma pequena quantidade pra ver o resultado.

    1. Jana Leal

      Oi Paloma, você pode substituir o azeite de oliva por: óleo de abacate, chia, jojoba, macadâmia, girassol.

Deixe uma resposta

Fechar Menu