Máscara Capilar de Milho hidratação e reconstrução

Oi, pessoal! Hoje trago para vocês uma máscara capilar de milho hidratação e reconstrução caseira, porque, nosso cabelo necessita cuidados e mimos. Por isso hoje, trago para vocês uma receitinha especial, com um ingrediente estrela, o extrato de cabelo de milho. Assim que também vou aproveitar para falar um pouco mais sobre o motivo de ter escolhido esse ativo para o produto.

Máscara capilar de milho: tratamento especial com extrato de cabelo de milho

O extrato de cabelo de milho ademais de inúmeras propriedades medicinais, também é um excelente ativo capilar. Porque, está composto por várias substâncias como: alantoína, saponina, flavonoides, mucilagem, óleos voláteis, vitamina C, K e potássio. Que ademais também são responsáveis, pelas excelentes propriedades hidrantes e fortalecedoras. Dessa forma trata o cabelo seco quebrado e danificado. Além disso, todas essas propriedades também fazem dele um ativo interessante para o cuidado da pele acneica.

Aminoácidos e vitaminas para reconstruir o cabelo

Embora o extrato de cabelo de milho não seja o único ingrediente desta receita que irá aportar cuidados ao cabelo. Ademais dele, temos também as proteínas hidrolisadas, que são ricas em aminoácidos para o mesmo.

Assim que se seu cabelo está na UCI? Então, talvez esta seja a solução para recuperar aquilo que foi perdido. Pois, uma boa hidratação e carga de aminoácidos para os fios, pode fazer milagres em nosso cabelo.

Máscara capilar de milho
Máscara capilar de milho

RECEITA

Máscara capilar de milho-hidratação e restauração

INGREDIENTES

  • 8 g óleo de coco
  • 3 g óleo de amêndoa
  • 2 g manteiga de cacau
  • 10 g cera auto-emulsionante BTMS (não serve cera de abelha)
  • 2 g óleo de abacate
  • 63,4 g água deionizada
  • 2 g glicerina vegetal
  • 2 g óleo de girassol
  • 1 g proteína hidrolisada de arroz
  • 1 g vitamina B5 pantenol
  • 0,6 g conservante
  • 1 g óleos essenciais (gerânio, pomelo, alecrim, palo de hô)

NOTA

  • A receita tal como elaborei leva um blend de ativos hidratantes, mas, coloquei como alternativa o pantenol, por ser um ingrediente mais acessível.
  • Use ácido láctico para ajustar o pH em 4,5.
  • Edit: 21/11/2019. Cera BTMS (INCI: Cetearyl Alcohol and Behentrimonium Methosulfate) não é mais permitida na certificação. Substituía pela cera: Emulsense Hc se o que deseja é um produto conforme a certificação natural. Faça testes prévios e ajustes necessários.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita.❤️🍃

Este post tem 18 comentários

  1. Lilian

    Muito grata por vc compartilhar amooooo suas dicas suas fórmulas!€ll

    1. JanaLeal

      Oi Lilian, muito obrigada, super agradeço o carinho e apoio. Bom feriado pra você! Beijos

  2. Oi Jana!!! Amei esta receita. Vou testar. Se eu não tiver em mãos as proteínas hidrolisadas e a vitamina B5? Terei um sensorial próximo a esta?

    1. JanaLeal

      Oi Marta, as proteínas e a vitamina são ativos que proporcionam propriedades a máscara e tratam o cabelo. Não sei qual seria seu entendimento em relação à proximidade do sensorial. Se é sobre a textura e experiência de uso, ou se é sobre o tratamento do cabelo. Se for relacionado a textura, a falta desses ingredientes não irá influir.

  3. Oi Jana!!! Agradeço seu retorno. Sim, quando falo sobre sensorial, estou falando das texturas, diferente da funcionalidade que seria a função de tratamento e efeito no cabelo. De qq forma, vou tentar achar os ativos para garantir uma boa funcionalidade! Muito grata!! Bjos <3

    1. JanaLeal

      Então, fiquei meio na dúvida, por isso perguntei… Mas pode substituir os ativos por outros mais acessíveis.

      1. Marta

        Legal!! Vou em busca… vc teria alguma indicação específica de ativos mais em conta??? Muito grata! Bjao.

    1. JanaLeal

      Oi Luanara, não necessariamente é preciso, já que os óleos da receita possuem um baixo nível de oxidação…, mas se você quiser colocar, sem problema.

  4. Michele

    Amei a mascara! Apesar de nao fazer ao pé da risca com todos os ingredientes, o cabelo ficou leve, macio e flop! Amei

  5. Helen

    Oi Jana!! Uma dúvida quanto ao extrato de cabelo de milho. Ele é aquoso ou glicólico? Agradecida 🙂

  6. sofiadias

    Olá Jana, que novidade, ainda não tinha lido que o cabelo de milho tivesse indicação para os cuidados capilares. Com um produto tão acessível vou fazer um extracto dele.

  7. Paloma

    Bom dia Jana. Qual seria o tempo de validade do produto já com o conservante? Obrigada

    1. Jana Leal

      Oi Paloma, a validade do produto depende do conservante, da higiene e da manipulação. Assim como também pode influir o ambiente e clima. Produtos caseiros devem ser consumidos em 3 meses mais ou menos. Não é possível determinar uma data de validade exata sem provas microbiológicas. Leia meu post sobre conservação e conservantes para mais dúvidas sobre o tema.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.