Receita — Manteiga Protetora Corporal Sunblock

Olá pessoal! A receita cosmética de hoje é uma manteiga protetora corporal sunblock.

Antes de falar sobre a receita, quero primeiro fazer um pequeno esclarecimento. Não estou aqui para incentivar ou desincentivar ninguém a fazer nada. Somos adultos e livres para tomar nossas próprias decisões.

Muita gente fala do perigo dos protetores caseiros em relação aos comprados para prevenir o câncer. Mas não será que devemos ser precavidos independente de ser comprado ou feito em casa?

Manteiga protetora corporal sunblock: efeitos do sol sobre a pele

O bronzeado é um mecanismo de auto-defensa da pele, diante da excessiva exposição a radiação solar. O bronzeamento não é perigoso, porém a exposição excessiva aos raios solares, aumenta o risco de fotoenvelhecimento. Consequências como: perda de colágeno (firmeza), elastina (elasticidade) e proteoglicanos como o ácido hialurônico (hidratação e flexibilidade). Além de alterações na pigmentação da pele e mutações no DNA.

Fototipos: tipos de pele

fototipos I - VI
fototipos I – VI

Fototipo é a capacidade de cada cor de pele para assimilar a radiação solar. Para classificar o fototipo são avaliadas varias características como: cor do cabelo, cor dos olhos, pigmentação da pele e capacidade de bronzeamento. A classificação do fototipo oscila entre I e VI segundo a escala Fitzpatrick.

Fototipo I: pessoas de pele muito clara, olhos claros, às vezes de cabelo vermelho e sardas. Baixa tolerância a exposição solar, se queimam com facilidade, alguns podem ser alérgicos ao sol. Não se bronzeiam.

Fototipo II: são pessoas de pele clara, um pouco menos que as do fototipo I. Também com olhos e cabelos claros. Podem chegar a se bronzear um pouco, mas se queimam e descascam com pouco tempo de exposição.

Fototipo III: pele clara, um pouco menos sensível ao sol. Cabelos castanhos. É o fototipo da maioria dos europeus, se bronzeiam, porém, também chegam a queimar-se.

Fototipo IV: pessoas de pele branca ligeiramente morena, com cabelo e olhos escuros. Se bronzeiam fácil e rápido, mas não se queimam com facilidade no sol.

Fototipo V: pele morena, marrom, se pigmenta com facilidade e dificilmente se queima.

Fototipo VI: pessoas de pele negra, alta tolerância ao sol apresentam uma reação imediata de pigmentação e nunca se queimam.

Fator de Proteção Solar: O que significa?

Para conhecer a capacidade de proteção de um protetor solar, se utiliza o Fator de Proteção Solar (SPF: Sun Protection Factor). Determinado pela relação entre o tempo em que a pele demora em reagir a mínima dose de radiação (UV-a). Ou seja, o SPF indica por quanto tempo se multiplica o tempo que podemos expor-nos ao sol antes da pele começar a queimar. Assim que um SPF 20 multiplica por 20 o tempo de exposição seguro ao sol, em função do fototipo.

A quantidade de creme que se aplica para determinar o SPF segundo o método COLIPA adotado na Europa, são 2 mg/ cm² de pele, sendo utilizados 35 cm² de pele nas costas, expostos à radiação durante 15 min. São provas feitas in vivo. Ou seja, sobre pele humana, com grupos de entre 10 e 20 pessoas para determinar estadisticamente o SPF.

Sendo que em condições reais fora do laboratório o SPF pode diminuir pela metade, devido à, situações como o suor, quantidade de creme aplicado, roce da toalha roupa e tempo de imersão na água.

Manteiga protetora sunblock: como funciona?

Manteiga protetora corporal SUNBLOCK
Manteiga protetora corporal SUNBLOCK

O mecanismo de proteção da manteiga é puramente físico, funciona como um espelho.

As substâncias minerais em pó, como o óxido de zinco e dióxido de titânio são os responsáveis pelo bloqueio, já que possuem uma grande capacidade de cobertura e refração. Os protetores físicos atuam mediante o reflexo e dispersão dos raios solares, diferentes dos filtros solares químicos que absorvem a radiação.

O maior inconveniente desse tipo de proteção é o efeito branco antiestético.

Além do óxido de zinco e dióxido de titânio, a manteiga também contém carbonato de zinco (calamina) e carbonato de magnésio (dolomita). Ambos ajudam a dispersar e unir os ingredientes assim como também melhoram sua aderência, ademais de doar propriedades protetoras e antioxidantes.

Óleo de gergelim, um filtro solar biológico que protege contra radiação UV, além de ser um potente antioxidante para a pele. E manteiga de cacau que possui propriedades emolientes e protetoras.

RECEITA
Manteiga protetora corporal sunblock
INGREDIENTES
44,10 (g) manteiga de cacau
7,14 g óleo de gergelim
5,6 g dióxido de titânio
5,6 g óxido de zinco
3,5 g carbonato de zinco (calamina)
2,8 g carbonato de magnésio
1,26 g óleos essenciais (camomila, gerânio, lavanda)

Nota

Deixe uma resposta

Fechar Menu