Receita — Manteiga Corporal de Karité e Lavanda

Olá pessoal! Hoje trago para vocês uma manteiga corporal de karité (body butter) com óleo essencial de lavanda entre outros, uma versão inspirada em outra receita que vi em um blog americano.

Benefícios e usos da manteiga corporal de karité e lavanda

A manteiga corporal hidrata, nutre e possui uma ótima absorção, ademais de um sensorial suave e sedoso. Proporcionado principalmente pela combinação de manteigas, óleo e emulsionante, um mimo que qualquer pele agradece.

Além disso, é rica em óleos essenciais, que foram escolhidos em função de criar um produto com propriedades calmantes, anti-estresse, anti-estrias e reafirmantes. Especialmente indicado para pele seca, ressecada e madura, mas pode ser utilizado em qualquer tipo de pele. Ademais é ideal para uso após um banho relaxante e calmante. Todo um cuidado para o corpo e também para o cabelo, já que temos um produto multiúso devido ao uso da cera catiônica BTMS.

Manteiga corporal de karité e lavanda
Manteiga corporal de karité e lavanda
RECEITA
Manteiga Corporal de Karité e Lavanda
INGREDIENTES
10 (g) manteiga de karité
5 (g) manteiga Sal
6,97 g óleo de soja
1,25 g álcool cetílico
1,25 g cera BTMS
0,02 g vitamina E
0,25 g óleo essencial de lavanda
0,25 g óleo essencial de gerânio
0,25 g óleo essencial de camomila

Modo de preparo

  • Leva ao banho-maria a manteiga de karité +(manteiga) Sal +álcool cetílico +cera BTMS.
  • Derretido todos os ingredientes, acrescenta o óleo de soja. Mistura e retira do banho-maria.
  • Adiciona a vitamina E. Misture.
  • Acrescenta os demais ingredientes. Misture.
  • Envase antes de esfriar completamente.

Nota

  • Manteiga Sal (INCI: Shorea robusta seed butter) hidratante, nutritiva, regeneradora, possui propriedades anti inflamatórias e calmante.
  • Blog: Humblebee & me
  • Mica rosé (ingrediente opcional).
  • Validade: 6 meses ou mais.
  • Edit: 21/11/2019. Cera BTMS (INCI: Cetearyl Alcohol and Behentrimonium Methosulfate) não é mais permitido na certificação. Substituía pela cera: Emulsense Hc se o que deseja é um produto conforme a certificação natural. Faça testes prévios e ajustes necessários.

🌿Qualquer mudança organoléptica, ou seja, odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️

Este post tem 16 comentários

  1. Oi Jana. Escrevo do Brasil e gosto muito do seu blog! Que pena que não gostou do livro da Marie, o Make it up! Eu comprei e amei! Eu sou apaixaonada pelo Humblebeeandme ( e pelo canal do YouTube). Mas a proposta dela não é apresentar fórmulas naturais e sim fórmulas cosméticas para os amantes do DIY. Um beijo e parabéns pelo blog.

    1. Oi Ivana, obrigada pelo carinho. Realmente o livro é bem mais completo em relação a outros livros de diy, mas continua sendo um livro básico. O blog dela é ótimo e as receitinhas também. Talvez pelos comentarios que li sobre o livro, esperava algo mais, daí minha decepção.

  2. Jana Leal

    Oi Etiene, tudo bem? Para fazer minhas receitas, você só necessita seguir as indicações da receita. Em relação aos utensílios você pode usar coisas simples que encontrará na sua cozinha como colheres, bowls para o banho maria, etc., e higienizando bem os utensílios e separando para o uso único de elaborar os cosméticos, não é necessário que você compre nada sofisticado. Quanto a balança, eu comprei a minha na loja Amazon e a marca é Asher. Mas qualquer balança de prescisão que pese 0,01 serve. O mais importante é a higiene do material. Um beijo <3

  3. Oi Jana! Eu tenho um dúvida nessa receita também.
    posso substituir o BTMS por Olivem 1000 ou um emulsificante condicionante (como stearamidopropyl dimethylamine)?

    1. Jana Leal

      Nesse caso você pode usar a Olivem, não vai ficar igual, tampouco sei se a quantidade será suficiente para obter a mesma textura, é questão de testar.

  4. Jana, qual a necessidade do emulsificante se não vai água nessa formulação?

    1. Jana Leal

      Oi Silmara, o emulsificante modifica a absorção dos óleos e manteigas e também dos ativos. O sensorial é muito mais agradável também. Ademais de influir na consistência do produto. Não é a mesma coisa passar na pele óleos e manteigas puros que usando outros ingredientes.

  5. Ola Jana, onde comprar o BTMS – CERA EMULSIONANTE no Brasil?

  6. NatyGaiarim

    Jana, poderia usar essa receita como creme nos cabelos, como uma hidratação de 2 horas e depois retira?
    Obrigada por todo o material que disponibiliza nesse Blog. Adoro o seu trabalho.

  7. Josiara

    Oi Jana! Pq a escolha do óleo de seja? No Brasil eles são suuper processados e eu não consumo. Posso trocar por outro? O que vc sugere? Obrigada! Amaaando seu blog!

    1. Jana Leal

      Oi Josiara, o óleo de soja é muito bom para a pele e o cabelo, na cosmética natural não se usam óleos refinados, apenas de primeira pressão em frio. Você pode substituir o óleo de soja por outro da sua preferência, que seja adequada para sua pele.

Deixe uma resposta

Fechar Menu