Receita — Limpadora Sólida de aveia e argila branca

A receita de hoje é limpadora sólida de aveia e argila branca, perfeita para uma limpeza suave e reconfortante. Ademais disso, temos a praticidade um produto sólido, que não necessita embalagem.

Não só vamos prescindir de embalagem, também de tensoativos. Porque apenas com a farinha de aveia coloidal, argila branca e a manteiga, vamos ter uma limpadora suave e eficiente para a pele sensível, seca e delicada.

Limpadora sólida suave de aveia sem tensoativos

Limpadora sólida de aveia e argila branca

Isso porque a aveia é um ingrediente rico em saponinas, que são substâncias com propriedades de limpeza parecidas aos do sabão. Já que as saponinas também são conhecidas como tensoativos naturais. Sendo, então, nosso tensoativo de limpeza da receita.

Também temos a argila branca, que limpa e absorve a oleosidade e ainda ajuda a desintoxicar. Além disso, estimula a renovação celular e a produção do colágeno. Assim como também possui propriedades anti-inflamatórias.

Por isso que a limpadora sólida de aveia e argila, é simplesmente fantástica para pele sensível, seca e delicada. Já que todos os ingredientes combinados entre si, vão limpar sem restar totalmente a oleosidade natural da pele. Ou seja, ao mesmo tempo, que limpamos devolvemos a hidratação através da manteiga e demais ingredientes.

Assim que temos todo um pack perfeito de ingredientes, em um formato sólido livre de plásticos e embalagem.

RECEITA
Limpadora sólida de aveia e argila
INGREDIENTES
18 g argila branca caulim
15 g farinha de aveia
21 g manteiga de cacau
6 g cera emulsionante (opcional)
6 gotas óleo de essencial gerânio (opcional)

Nota

  • O emulsionante na receita está como opcional, pode ser substituído por mais manteiga
  • A Cera de abelha, carnaúba ou candelilla não são substitutos de cera emulsionante. A única coisa que elas tem em comum é o nome “cera”.
  • O óleo essencial também fica como opcional, mas recomendo: gerânio, lavanda, menta piperita, palmarosa e alecrim.
  • A limpadora funciona como um sabonete, sendo necessário amolecer o produto em água morna.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 20 comentários

  1. Uau! Quebrando padrões. Nunca tinha pensado em algo assim.
    O que indicas como emulsificante nesse caso? Estearato de glicerila, olivem 1000
    , btms?

    1. Oi Cris, adoro te ver aqui! Todas que falou, a BTMS talvez seria a última opção. Por ser a menos natural de todas. Também pode colocar mais manteiga ou óleo da sua preferência no lugar da cera emulsionante.

  2. Jana vc vem como um anjo pois ontem a noite estava pensando em fazer uma barra esfoliante e hoje acordo com isso. Já testei! Mas fiz com café no lugar da aveia. Depois conto como ficou. Gratidão!

    1. Que show! Estamos em sintonia. Conta sim, aguardo seu retorno.

    1. Oi Helena, sim que dá, demora um pouco mais em amolecer, mas dá sim.

  3. oii, substituir o emulsificante por manteiga na mesma proporção?

  4. Oi Jana, esqueci a senha e não consigo trocar porque nao recebi seu email com a senha nova. Poderia me ajudar informando como proceder?

    1. Oi Brasilia, você precisa se cadastrar outra vez, infelizmente eu não tenho como fazer nada desde aqui.

  5. Oi Jana. Minha dúvida é a seguinte: posso trocar a goma carregenina por goma xantana para fazer o sabonete de gelatina????

  6. Oi Jana, tudo bem? Pra essa limpadora durar mais tempo, o ideal seria colocar conservantes, correto? Penso que por conta do contato da água para usar ela pode desenvolver fungos sem o uso do conservante. Qual sua opinião?

    1. Oi Mariana, coloca conservante se você vai ficar mais tranquila.🤗

      1. Mas para você teria problema fazer para dar de presente mesmo sem o conservante? Se sim, fico segura assim! Gostaria de saber sua opinião!

        1. Oi Mariana, vou te ser sincera, quando presenteio alguém com algum cosmético independente de levar ou não conservante eu sempre dou indicações de como usar, armazenar e o principal que é observar qualquer mudança organoléptica. Mas isso é minha forma de agir e pensar. Esse tipo de cosmético sólido não é impossível de estragar, mas os signos de deterioro são visíveis, claro que não todo mundo presta atenção nisso, porque estamos acostumados a parabenos que permitem aos fabricantes deixar um produto na prateleira durante 5 anos ou mais sem problemas. Assim que coloque conservante se isso irá te fazer sentir mais segura, porém, continue atenta a qualquer mudança organoléptica.

          1. Entendi, muito obrigada Jana. Posso usar o caprylyl glycol? É o único que tenho aqui.

          2. Sim

  7. Jana, por acaso essa receita pode ser usada para limpar suavemente os cabelos?

    1. Oi Naty, seria questão de testar, se o seu cabelo for seco pode que funcione.

Deixe uma resposta

Fechar Menu