Receita — Gel facial de aloe vera e hibisco

Olá pessoal! A receita de hoje é um gel facial de aloe vera e hibisco. Um gel com propriedades: hidratantes, antioxidantes, antimanchas e anti-acne. Que pode ser utilizado tanto como hidratante diário, ou máscara de tratamento.

Escolhi para esta receita ingredientes simples, porém efetivos. Que ademais de hidratar também irá evitar a aparição de acne, prevenir o envelhecimento além de tratar manchas e cicatrizes.

Gel facial de aloe vera e hibisco: principais ingredientes e propriedades

Gel facial de aloe vera e hibisco
Gel facial de aloe vera e hibisco

Tintura de aloe vera

Composto por vitaminas como A, C e grupo B, entre outras. Também possui minerais essenciais e oligoelementos. Preservando todas as propriedades da planta de aloe. Regenerador celular, possui ação hidratante que melhora diferentes tipos de problemas cutâneos, ademais de propriedades anti-acne.

Extrato de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.)

Composto por ácidos como hibíscico, málico, tartárico, ademais de antocianinas, hibiscina, pectina, mucilagem e vitamina C… Possui propriedades antioxidantes, hidratantes, demulcentes, antimicrobianas, antissépticas…

Óleo de gergelim (Sesamum indicum)

Composto por ácidos graxos insaturados como ácidos linoleico e oleico, sesamol, lecitina, sais minerais, vitaminas B, E, proteínas. Hidratante natural, protetor solar, antioxidante, antisséptico e antibacteriano, aumenta a elasticidade da pele previne o envelhecimento e a desidratação. Além de limpar em profundidade desobstruindo poros e prevenindo aparição de cravos e espinhas.

Alantoína

Substância encontrada amplamente na natureza, especialmente em plantas como o confrei. Mas hoje em dia a maioria da alantoína é sintetizada em laboratório. Em produtos de cuidados da pele é utilizada para suavizar, calmar, tratar manchas, amenizar cicatrizes e imperfeições na pele. Além de possuir ação anti-acne.

Óleo essencial de palo rosa (Anibar rosaeodora)

Fragrância delicada e afrodisíaca, restaura a energia e o equilíbrio. Possui propriedades anti-ruga, cicatrizante, antissépticas, calmante, combate acne e favorece a renovação celular.

RECEITA
Gel facial de aloe vera e hibisco
INGREDIENTES
1,6 g goma cmc
0,4 g alantoína
4 g glicerina vegetal
3,2 g óleo de gergelim
2 g extrato de hibisco
4,8 g tintura de aloe vera
0,4 g óleo essencial de rosa palo
0,48 g conservante (cosgard)
63,12 (g) água
Ácido cítrico para ajustar o pH em 5-5,5.

Nota

CMC Carboximetilcelulose: goma de celulosa. Função: gelificante, estabilizador de emulsão, controlador de viscosidade, agente filmógeno, agente condicionador. Substituía por: goma xantana.

Tintura de aloe vera: substituía pelo gel suco de aloe. Ajuste a quantidade de goma se necessário. (Edit)

Uso como máscara: aplica uma camada generosa de gel no rosto, deixe durante 10–15 min. Retira suavemente com uma toalha úmida.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! 🍃❤️

Este post tem 3 comentários

  1. Alfredo

    Olá Jana, muito boa a receita. Para fazer a tintura de aloe vera em casa é só colocar o gel para macerar por exemplo em vodka e quanto tempo seria? Sobre o extrato de hibisco, qual o solvente utilizado? O exemplar de hibiscus rosa-sinensis pode ser equivalente na receita? Só porque tenho ele no jardim. Gratidão.

    1. Jana Leal

      Oi alfredo, o tempo seria de mais ou menos 40 dias. O solvente do hibisco é água e glicerina. Sim, pode usar a rosa-sinensis.

Deixe uma resposta

Fechar Menu