Desodorante natural roll-on de alecrim

Faça você também seu próprio desodorante roll-on natural livre de ingredientes tóxicos!

Em primeiro lugar, não é fácil eliminar o mau odor corporal com qualquer desodorante caseiro e natural. Ademais tenho comprovado que muitas receitas caseiras que levam bicarbonato são irritantes com o tempo para a pele.

Além disso, estamos acostumadas com os desodorantes convencionais da indústria, cheios de ingredientes nocivos, como os sais de alumínio (cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio, complexos de alumínio-zircônio), parabenos e ftalatos.

Então hoje, trago para vocês uma receita de desodorante natural em formato roll-on. Além disso, posso afirmar que é uma das mais eficientes que já fiz, sendo também livre de substâncias tóxicas que bloqueiam a transpiração, uma das características dos sais de alumínio sintéticos.

Assim que quero aproveitar para apresentar a vocês um novo auto-emulsionante conhecido no Brasil como Cera Dub Base Expert (INCI: Glyceryl stearate citrate, sucrose stearate, polyglyceryl-4-cocoate, cetyl alcohol, sodium ricinoleate).

Ela fabrica emulsões de estrutura lamelares, com penetração gradual dos ativos ademais de uma boa estabilidade e resistência aos eletrólitos. Além disso, dispensa o uso de estabilizantes ou espessantes (com algumas exceções). Por isso a cera dub base é perfeita para a emulsão do desodorante roll-on natural que estou compartilhando aqui com vocês.

Sem dúvida os ingredientes mais importantes são os ativos. Porque, são eles os responsáveis pela eficiência e propriedades do desodorante. Todos eles trabalham sinergicamente a fim de eliminar as bactérias que produzem o mau odor corporal. Deixando assim nossa pele respirar naturalmente.

Como resultado temos uma emulsão leve, fluida e cheia de ativos com propriedades antibacterianas liberadas gradualmente ao longo do dia. Mantendo assim uma ação desodorante eficiente e não irritante por muito mais tempo.

Principais propriedades dos ativos presentes no desodorante roll-on

Desodorante roll-on de alecrim
Desodorante roll-on de alecrim
  • O extrato de alecrim destaca por suas propriedades adstringentes e antissudoríficas.
  • Óleo de gergelim é antibacteriano e desodorante.
  • Tintura de própolis possui propriedades anti-bacterianas e desodorantes.
  • O alfa bisabolol é um princípio ativo calmante protetor e anti-inflamatório.
  • O alúmen de potássio é de origem natural, possui propriedades adstringentes, desodorantes e bactericidas (não cancerígeno e aceito na cosmética certificada).

RECEITA

Desodorante roll-on de alecrim

INGREDIENTES

  • 33,55 g água deionizada
  • 0,5 g alumem em pó
  • 5 g óleo de coco praia ou fraccionado
  • 4,55 g cera dub base
  • 5 g óleo de gergelim
  • 0,5 g extrato de alecrim
  • 0,2 g extrato de própolis
  • 0,3 g óleo essencial de tea tree ou alecrim
  • 0,1 g alfa bisabolol
  • 0,3 g conservante cosgard

NOTA

  • Cera de abelha, candelilla ou carnaúba não são substitutas de ceras auto-emulsionantes ou emulsionantes.
  • Os ingredientes da receita foram escolhidos com a finalidade de obter um produto com ação desodorante. Qualquer substituição deve seguir a mesma lógica para que funcione.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 22 comentários

  1. Raquel Cadete

    Oi Jana!!! Obrigada pela formulação. A função da alfa bisabolol na mesma também é desodorizante? Já li que a alfa bisabolol atua no combate à manchas… Procede? Um abraço!

    1. JanaLeal

      Oi! Raquel. O Alfa bisabolol é antibacteriano, anti-inflamatório, calmante e regenerador. A função dele, na fórmula é evitar assim como a própolis os cabelos encravados, ademais de agir contra as bactérias do suor. Não sei se ele tem ação contra manchas, sei que ajuda na renovação celular. Que no caso, para um produto específico contra manchas, pode ser um ativo interessante. Um abraço pra você também!

  2. Ana

    Me ajuda numa coisa que nunca entendi bem?
    Alumen é o mesmo que Pedra Hume?
    É pedra hume não é um sal de alumínio?? (Já li acusações e defesas dela, mas nunca cheguei a uma conclusão final…)

    1. JanaLeal

      Sim é o mesmo. A pedra (alúmen) é de origem natural, suas moléculas são muito grandes para penetrar na pele. Os suspeitos de provocar câncer ou problemas hormonais, são os citados no post. A (pedra) alúmen é segura, e pelo que sei não existem estudos que indiquem o contrário.

  3. Miriam Marx

    Ola Jana, adoro suas receitas!!! trabalho com cosmética vegana, tem algum produto para substituir o própolis ou simplesmente não uso? o extrato de alecrim é a mesma coisa que oleoresina de alecrim?
    Gratidão por passar tantos conhecimentos. Beijos.

    1. JanaLeal

      Oi Miriam! Substitui o extrato de própolis por Vitamina E. Ou por extrato de tomilho, lavanda ou menta. O extrato de alecrim é glicérico. Muito obrigada e beijos pra você também!

  4. Ana Luiza

    Oi, Jana! Adoro seu canal! Posso substituir o propolis por carvão ativado? Pensei em fazer uma mistura dessa receita com a outra de desodorante q vc postou.rs Beijos!

    1. JanaLeal

      Oi Ana Luiza, você pode testar o desodorante com um pouco de carvão ativado. Mas é melhor substituir a própolis por vitamina E. Obrigada pelo carinho❤️

  5. Fátima

    Oi! Posso excluir o pó de alúmen? Li que esse pó não pode ser usado na pele por ser cancerígeno,procede?

    1. JanaLeal

      Oi Fátima, o alúmen de potássio não é cancerígeno e não existe nenhum estudo que indique isso. Os tipos de alumínio que apresentaram alguma evidência ainda não conclusiva, são os citados no post. Esses possuem ação antitranspirante, coisa da qual o alúmen não faz, já que ele age superficialmente devido ao tamanho das suas moléculas que não penetram na pele. Quanto substituir-lo da receita, fica ao seu critério, mas o produto não será igual de efetivo sem ele.

  6. Helen

    Muito bacana essa cera dub base. Vc poderia nos ensinar a fazer uma loção corporal com ela? O que acha? Pensa com carinho vai!!!

    1. JanaLeal

      Oi Helen, não te prometo já uma receita, mas assim que der faço. Tenho que estar inspirada para criar algo legal.

  7. Sandra

    Oi querida. Como vai? Posso substituir a cera Dub base por outro emulsionante? Qual você me indicaria? Muito obrigada pelas formulações maravilhosas. Bjs

    1. JanaLeal

      Oi Sandra, cada emulsionante possui suas particularidades. Independente da minha indicação ou não, você terá que testar e reformular o produto caso substituía o emulsionante. Assim que o melhor é fazer a receita tal qual ou formular outra base de zero com o emulsionante que você quiser.

    1. JanaLeal

      Oi Carol, no caso dessa receita ele é um dos ativos principais. Não vou dizer que não existem substitutos, até existem, sendo igual de efetivos, mas você não vai encontrar no Brasil. Tenho outras receitas de desodorante com ingredientes diferentes, dá uma olhadinha. E o alúmen não é o mesma coisa que cloridrato de alumínio, por se acaso esse seja o seu receio.

  8. renata guerra

    Teria algum problema em aumentar a qtde de pó de alumen? isso aumentaria a eficiência? obrigada

    1. Oi Renata, pode haver problemas com a fórmula, mas se você souber resolver não há impedimento. Quanto a aumentar a eficiência, depende, porque não é questão de quantidade de ingrediente e sim do tipo de sudoração.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.