Demaquilante Sólido de Camomila (cleansing butter)

Olá pessoal! Hoje trago para vocês um bálsamo demaquilante sólido de camomila ou como as blogueiras dizem, cleansing butter. Ultimamente no mundo do skin care, se fala muito do método de limpeza facial com óleo (oil cleansing method), uma forma menos agressiva de limpar a pele e retirar a maquiagem. Muitas marcas de cosméticos naturais e não naturais possuem bálsamos e óleos demaquilantes de limpeza.

Recentemente The Body Shop lançou uma limpadora e demaquilante de camomila, assim que me inspirei no produto deles, para trazer a vocês uma versão própria com ingredientes naturais.

Demaquilante sólido, limpeza facial com ingredientes naturais e muitos benefícios para a pele

Bálsamo Demaquilante de camomila
Bálsamo Demaquilante de camomila

O bálsamo demaquilante limpa sem retirar a barrera de proteção natural da pele, ademais de evitar o ressecamento provocado pelo uso do sabonete. Retira maquiagem waterproof, também protege e hidrata. Um produto com muitos benefícios que podemos incorporar na nossa rotina de cuidados independente do tipo de pele.

Como usar o bálsamo limpador demaquilante?

Com uma espatula pequena, pega uma porção do tamanho de uma avelã e aplica sobre o rosto seco, massageando delicadamente com os dedos em movimentos circulares. Retira o bálsamo com água morna ou com um pano de musselina úmido.

RECEITA

Demaquilante sólido de camomila (cleansing butter)

INGREDIENTES

  • 3 g cera glyceryl stearate SE
  • 3 g cera glyceryl stearate VE
  • 6 g manteiga de manga
  • 3 g Coco-Glucoside (and) Glyceryl Oleate
  • 0,3 g cera de jasmim ou candelilla
  • 1,2 g extrato de camomila
  • 3,44 g óleo de semente de uva
  • 6 g azeite de oliva extra virgem
  • 4 g coco fraccionado

NOTA

  • Substituições: todas as possíveis. Adapta a receita aos ingredientes que você tiver em casa. Não adianta trocar um emulsionante por uma cera espessante ou um tensoativo por óleo.
  • Óleos adequados para cleansing oil: rícino, oliva, amêndoa, girassol, abacate, argão, jojoba, coco fraccionado, coco praia, damasco, camélia, esqualeno.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! 🍃❤️

Este post tem 22 comentários

    1. Jana Leal

      Oi Fabi, para resumir uma é auto-emulsionante e a outra é emulsionante.

      1. Fabi

        Achei na Crema Caseras ES a Cera Protelan ENS como autoemulsionante e Cera emulsionante nº 1, serve?

        1. Jana Leal

          Oi Fabi, servir até serve, mas você vai precisar testar para ver o resultado.

  1. Emmapurple

    Adorei a receita e você poderia fazer uma de tônico facial

  2. DMSANTOS

    Oi, sou nova por aqui, dei uma olhada pelo blog e não achei , onde vc encontra os seus produtos para fazer os cosméticos?

    1. Jana Leal

      Oi DMSANTOS, compro matérias-primas em diferentes lojas online espanhola e da UE. Uma delas é a Crema Casera Shop que faz também entrega no Brasil.

  3. bela

    Olá! Não consigo achar o Gliceril Estearato VE, somente o SE. Posso substituir pelo que? Outra duvida, o extrato de camomila é em glicerina ou em óleo?

    1. Jana Leal

      Pode substituir por mais SE. Já o extrato de camomila, pode ser de glicerina ou oleoso, tanto faz!

  4. erikagassen

    Jana, qual a diferença entre Glyceryl stearate SE e Glyceryl monostearate? Porque eu tava vendo em alguns sites que chamam os dois de Estearato de glicerila. Um pode substituir o outro, com alguns ajustes? E a olivem 1000 é um cera emulsionante? Ela pode subestituir o Glyceryl stearate VE ou você acha melhor mesmo colocar mais Glyceryl stearate SE?

    1. Jana Leal

      Oi Erika, o SE é auto-emulsionante e o VE é co-emulsionante=espessante. Você pode usar a olivem 1000, se quiser também pode fazer apenas com o SE.

  5. marielenromao

    Oi Jana! Te conheci recentemente no YT e estou maravilhada com seu blog! Amei essa receita, gostaria de saber o que é coco fracionado pois procurei e não achei em nenhuma loja de insumos no Brasil, pode ser substituído? Grata. Mto sucesso pra você!

    1. Jana Leal

      Oi Marielen! O coco fraccionado é o óleo de coco MCT (Triglicéridos de Cadeia Média). Em Notas, sugeri algumas substituições de óleos, mas fica também a critério, utilizar o óleo da sua preferência e que se adapte melhor a sua rotina de limpeza de pele.

  6. eduarda.vieira

    ooi, amei a receita… posso usar trocar as ceras glyceryl stearate SE e VE por cera BTMS? Qual a função do Coco-Glucoside (and) Glyceryl Oleate? nao achei em lugar nenhum pra comprar 🙁 pelo que posso substituir?

    1. Jana Leal

      Oi Eduarda, a cera BTMS tem um certo potencial alergênico, no caso, para corpo e cabelo não vejo tanto problema, porém, para uso facial não recomendo, mas se você quiser usar, fica a seu critério. O coco-glucoside glyceryl oleate é um tensoativo suave de lavado. Pode substituir por outro ou prescindir dele.

  7. isis

    Oi Jana,

    Achei que ardeu bastante os olhos. Será que a concentração do tensoativo não esteja muito alta?

    1. Jana Leal

      Oi Isis, acho bem difícil que a receita que fiz arda os olhos, quais substituições você fez? Lembrando que não se trata só reproduzir quantidades, no momento que se substitui ingredientes se modifica também o resultado.

  8. viihck

    Jana, alguns dos ingredientes eu não encontrei em nenhuma loja online aqui do Brasil, por quais eu posso substituir?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.