Receita — Creme-sérum hidratante com vitamina C

Olá pessoal! Hoje trago para vocês a receita de um creme-sérum hidratante com vitamina C, em uma emulsão evanescente elaborada com cera de oliva (Olivem 1000), ademais de enriquecida em vitaminas com propriedades clareadoras, hidratantes e antioxidantes. Ideal para todo tipo de pele, principalmente madura, mista e oleosa.

A cera olivem 1000 (cetearyl olivate and sorbitan olivate), para quem não conhece é um auto-emulsionante derivado do azeite de oliva, natural, vegana e ecológica. Cria, emulsões penetrantes, proporcionando uma maior hidratação além de uma liberação gradual dos ativos.

Há tempos venho querendo fazer um sérum com vitamina C realmente efetivo e com resultados visíveis. E com essa receita alcancei meu objetivo, conseguindo um efeito perceptível nas primeiras aplicações sobre a pele.

Creme-sérum hidratante, vitaminas e benefícios para a pele

Creme sérum hidratante com vitamina C
Creme sérum hidratante com vitamina C

Vitamina C é o ativo principal da receita, melhora a elasticidade da pele estimulando a produção de colágeno, atua também sobre a acne, ameniza rugas e linhas de expressão, além de tratar e evitar o aparecimento de manchas, também unifica o tom da pele e ilumina o rosto. Sua ação anti-manchas funciona como um escudo protetor diante da exposição solar, reduzindo a hiperpigmentação ademais de favorecer uma pigmentação mais uniforme, diminuindo também processos inflamatórios e irritantes.

Vitamina E possui uma poderosa ação antioxidante sobre a pele, ajuda no tratamento de manchas e cicatrizes, também protege a pele contra os raios UVB, contaminação e outros agentes externos que a envelhecem prematuramente. Ademais de prevenir e tratar acne.

Provitamina B5 (D-pantenol) outra forma de vitamina B5 que penetra sobre as capas mais profundas da pele promovendo uma maior hidratação. Também possui a capacidade de estimular e favorecer a regeneração da pele aumentando o grossor da mesma, assim como resistência e um maior na retenção de água. Além de favorecer também uma melhor cicatrização.

RECEITA
Creme-sérum hidratante com vitamina C
INGREDIENTES
5 g óleo de coco fraccionado
3 g cera olivem 1000
69 (g) água deionizada
0,2 g goma guar
8 g vitamina C estabilizada
10 (g) água deionizada
2,5 g vitamina E acetato natural
1,6 g provitamina B5
0,7 g conservante

Modo de preparo

  • Hidrata a goma guar na água e leve ao banho-maria até alcançar os 75 °C ou mais.
  • Dissolva nos 10g de água a vitamina C estabilizada.
  • Acrescenta fora do banho-maria na água+goma a cera olivem 1000, misture vigorosamente ou bata com um mini-mixer.
  • Adiciona o óleo de coco fraccionado e continue batendo até homogeneizar.
  • Aguarda até a temperatura alcançar os 40 °C ou menos para acrescentar os demais ingredientes inclusive a vitamina C.
  • Ajusta o pH em torno a 6,5-7.

Nota

  • Vitamina C estabilizada (Sodium Ascorbyl Phosphate).
  • Substituía o coco-fraccionado por outro óleo ligeiro da sua preferência.
  • Faça um teste previamente no antebraço para verificar algum problema de sensibilidade.
  • Corrija o pH com uma solução de ácido cítrico deixando-o em torno a 6,5-7.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita!❤️ 🍃

Este post tem 9 comentários

    1. Oi Glaúcia, obrigada por me avisar! Houve um problema com o link quando publiquei a receita.

  1. Olá Jana, bom dia! Vc poderia fazer uma tabela de emulsionates mais usados, informando a respeito de aplicação de cada um dele e sua substituições, nos ajudaria muito. Obrigada.

  2. Olá Jana!! Adoro suas receitas, mas sinto falta da informação sobre a validade média dos produtos , acho importante termos essa base, até pra não corrermos o risco de usar produto com suas propriedades alteradas. =D

    1. Olá Lais, não tenho como determinar uma data de validade para produtos fabricados por terceiros. Na teoria os produtos caseiros têm validade de 3 meses, mas isso depende de vários fatores. Para determinar a validade exata de um produto é necessário um teste microbiológico. Assim que te recomendo fazer o produto, usar um bom conservante e sempre observar as características organolépticas. Obrigada pelo carinho!😘

      1. Ah legal!! Uma outra dúvida, nas receitas em que você coloca a informação de “conservante”, qual você usa/recomenda? É o mesmo conservante para todas? Fico com receio de buscar um determinado tipo de conservante e ele acabar de alguma forma prejudicando a efetividade das receitas.

        1. Oi Laís, normalmente uso cosgard, sharomix entre outros. O importante é utilizar um sistema conservador de amplo espectro que atue na faixa de pH do produto e, seguir as indicações do fabricante. A maioria dos conservantes naturais vendidos, cumprem com essa premissa.

  3. Oi Jana, para peles oleosas na falta de óleo de coco fracionado pode ser o tradicional (sem ser fracionado) ou fica com sensação comedogênica? Tenho também óleo de jojoba, será que fica melhor para peles oleosas?
    Se eu colocar óleo essencial de Gerânio tem influência na fórmula?
    Grata!

    1. Oi Cristina, a ação comedogênica dos óleos depende da pele, se você tiver problemas de acne e pontos negros, o melhor será evitar. A jojoba seria ideal, quanto ao óleo essencial é melhor não colocar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu