Receita — Condicionador Sólido Delícia de Coco

Olá pessoal!

Hoje trago uma receita nova de condicionador sólido, composto principalmente por óleo de coco e óleo essencial de cravo entre outros ingredientes.

Escolhi o nome “delícia de coco”, porque confesso que a cor, caramelo e o cheirinho de óleo essencial de cravo, me fez recordar um doce que amo muito que é a cocada preta.

No que se refere a condicionamento e penteabilidade, sem dúvida, essa é a receita que vocês estavam esperando, ademais de ser bem, diferente de receitas anteriores de condicionador sólido, que já fiz. Esse sem dúvida vai fazer desmaiar o cabelo.

O Ingrediente protagonista é o óleo de coco. Porque é um dos óleos, mais apreciados tanto para uso cosmético como alimentar. Já que é o verdadeiro coringa, presente não só em sua forma natural como modificada, em muitos cosméticos e insumos.

Condicionador sólido delícia de coco para desembaraçar e hidratar o cabelo

Condicionador Delícia de Coco

O óleo de coco (INCI: cocos nucifera (coconut) oil) é composto por 99% de ácidos graxos saturados unidos em triglicéridos ademais de outras substâncias insaponificáveis.

Dentro do grupo de maior presença, formado pelos ácidos graxos saturados está o ácido palmítico, ácido caprílico, ácido láurico e o ácido mirístico entre outros. Por outro lado, o ácido oleico e linoleico são graxos mono e polinsaturados também muito presentes na composição do óleo.

Ainda que os ácidos graxos saturados de cadeia longa e media também estão presentes em um, 60% ou até 71% da composição total. Exatamente são eles os maiores responsáveis pelas maravilhosas propriedades do mesmo, além disso, são os mais estáveis a oxidação e penetrantes.

Por outro lado, o ácido graxo mais famoso, se dúvida é o láurico, que também aparece em maior proporção no óleo de coco, e ademais apresenta uma grande afinidade pela pele e o cabelo, aumentando a hidratação. Além disso, possui excelentes propriedades contra vírus, bactérias e parasitos. Também encontramos propriedades antimicrobianas em outros ácidos como o caprílico.

Óleo de coco hidratante e suavizante do cabelo

Os graxos saturados são também denominados como MCT (Medium-chain-Triglyceride), principalmente o grupo formado pelo ácido caprílico e cáprico, muito presentes no óleo de coco fraccionado, ademais apresentam uma ótima solubilidade e um alto nível de absorção.

Assim que sem dúvida os ácidos graxos, presente no óleo de coco são os principais responsáveis por suas excelentes propriedades. Sendo que o óleo de coco aporta brilho, hidratação ademais de fortalecer o cabelo e o couro cabeludo. Além disso, trata a caspa, combate a queda, condiciona, protege o cabelo e o couro cabeludo, além de restaurar os fios e eliminar o frizz. Sem dúvida é um dos melhores óleos para o cabelo, principalmente para o cuidado do cabelo seco, afro e cacheado. Quem não ama o óleo de coco!? Agora vamos à receita!

RECEITA
Condicionador sólido delícia de coco
INGREDIENTES
20 g cera auto-emulsionante BTMS (não serve cera de abelha)
12,5 (g) manteiga de cacau
5 g óleo de coco
2,5 g manteiga de kombo
10 g álcool cetílico
1 g óleo essencial de cravo (opcional)

Nota

  • A manteiga de kombo pode ser substituída por outra manteiga, assim como o óleo essencial de cravo.
  • Também é possível acrescentar ativos a base do condicionador caso deseje.
  • O óleo essencial de cravo não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes ou crianças. Tome precauções ao manipular já que é um óleo dermo-caustico que deve ser bem diluído em um óleo portador. Verifique também se não é alérgico antes de utiliza-lo.
  • O condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo, apenas no comprimento e pontas do cabelo.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 10 comentários

  1. Olá adoro suas receitas mas meu cabelo fica oleoso com o condicionador, seria possivel adicionar algum produto leve para limpeza?

    1. Jana Leal

      Oi Luciana, seu cabelo é oleoso? Uma opção é você usar o shampoo condicionador líquido no lugar do condicionador sólido. E outra é fazer um condicionador líquido com pouca quantidade de óleo. A receita do condicionador de banana pode te servir como base.

  2. Boa noite Jana, como Vai? Existe uma polêmica em relação ao uso do btms na cosmética natural. Alguns dizem que não é biodegradável e tem uma nota ruim no Ewg. Qual sua opinião sobre o assunto? Eu uso há um tempo e pessoalmente gosto, mas com essa campanha contra o produto está me deixando com um pé atrás. E desconheço um substituto bom para ele. Um abraço!

    1. Jana Leal

      Oi Raquel, assim que tiver um tempo, vou fazer um direct lá no Instagram para explicar o que sei até o momento. Não vou te responder agora, mas prometo dar minha opinião sobre o tema.

    1. Jana Leal

      Olá Anna Letícia, para que ele funcione para low poo, você teria que acrescentar um pouco de tensoativo. Não seria necessária uma grande quantidade, já que se trata apenas de restar parte do efeito do condicionador.

  3. Katia

    ooi Jana!! to adorando tuas receitas!!! Jana, eu posso não colocar o álcool cetílico? pois sinto que esse alcool resseca mto meu cabelo. Outra coisa, a cera BTMS é a mesma coisa que cera candelilla? Grata querida!

    1. Jana Leal

      Oi Katia, pode prescindir do cetílico, mas vai comprometer o resultado. Quanto a cera btms, ela é uma cera autoemulsionante catiônica, longe de ser igual à cera de candelilla, carnaúba ou de abelha. E qualquer outra substituição que não seja por outra cera com as mesmas características químicas, simplesmente não dará o mesmo resultado da receita que fiz. Será outra coisa completamente diferente.

Deixe uma resposta

Fechar Menu