Condicionador de limão e lavanda para cabelo oleoso

Olá pessoal! Trago uma receita de condicionador de limão e lavanda para cabelo oleoso que também funciona como creme finalizador para cabelos cacheados, dois por um.

Para formular o condicionador me inspirei em um produto similar de uma conhecida marca de cosméticos frescos e artesanais! Não é exatamente igual, nem poderia, até porque se trata de inspirar e não de copiar, assim como também queria trazer um produto capilar sem nenhum tipo de cera condicionadora (ex. cera BTMS). E desde já posso dizer que este condicionador é uma das minhas criações favoritas, modéstia à parte, com um resultado espetacular!

Antes de começar com a descrição dos ingredientes, quero explicar que não é fácil (tampouco impossível) conseguir formular condicionadores com poucos ingredientes e que funcionem como tal sem o uso de uma cera catiônica. Já que esse tipo de cera neutraliza a carga negativa do cabelo, além de suavizar, condicionar e desembaraçar ao mesmo tempo, com bastante eficiência. Se você ainda não sabe o que é uma cera catiônica! Tenho um post sobre os princípios básicos para formular aonde resumo as características químicas dos emulsionantes.

Condicionador de limão e lavanda para cabelo oleoso: principais ingredientes e propriedades

Cera Lanette N (INCI: Cetearyl Alcohol (and) Sodium Cetearyl Sulfate) cera auto-emulsionante de origem vegetal aprovada pela certificação natural sempre que sua produção venha do cultivo de palma sustentável e certificada. Além disso, possui propriedades hidratantes e suavizantes.

Álcool cetearílico (cetoestearílico) co-emulsionante e espessante com propriedades suavizantes e emolientes para pele e o cabelo.

Gelatina de agar suavizante, hidratante doa volume e brilho. Funciona como uma silicona natural protegendo e envolvendo os fios. Ademais de rico em vitaminas, oligoelementos e aminoácidos que ajudam a restruturar o cabelo.

Ativos pensados para hidratar e tratar o cabelo oleoso

Fucocert (INCI: Biosaccharide Gum-1) polímero de açúcares composto de L-fucosa, D-galatosa e ácido galacturônico. Um ativo de origem biotecnológico e vegetal produzido por fermentação de bactérias. Protege cabelos quimicamente tratados, secos e danificados, indicado para todo tipo de cabelo, suaviza e doa brilho.

Extrato de limão (Citrus Limon Peel Extract) antioxidante rico em vitamina C, combate a caspa, diminui a oleosidade, aclara o cabelo além de proporcionar brilho e força.

Infusão de lavanda estimula o crescimento do cabelo ativando a circulação, ademais de combater a caspa e processos descamativos provocados pelo ressecamento do couro cabeludo por doenças como psoriasis.

Condicionador de limão e lavanda
Condicionador de limão e lavanda

RECEITA

Condicionador de limão e lavanda

INGREDIENTES

  • 7 g gelatina de agar
  • 15 g infusão de lavanda
  • 52 g água deionizada
  • 5 g álcool cetearílico
  • 6 g glicerina vegetal
  • 3 g cera lanette N
  • 0,4 g óleo essencial de benjoim (ou extrato)
  • 1 g óleo essencial de limão
  • 5 g extrato de limão
  • 5 g Fucocert
  • 0,6 g conservante cosgard (ou qualquer outro)

NOTA

  • Todos os ingredientes são necessários, pois a receita foi pensada e formulada para se obter um resultado concreto. Assim que modificações que sejam as mínimas possíveis, tendo em conta que não tenho como prever o resultado de um produto que não elaborei e do qual foram feitas modificações em relação aos ingredientes. Como citei antes, não estamos utilizando uma cera catiônica na qual as principais características e propriedades de um condicionador estão presentes. Portanto, é importante fazer escolhas inteligentes ao substituir os ingredientes.
  • A validade do produto depende do conservante utilizado, higiene e manipulação do produto, assim como também pode influir o ambiente e o clima. Produtos caseiros devem ser consumidos em 3 meses mais ou menos. Não é possível determinar uma data de validade exata sem provas microbiológicas. Leia meu post sobre conservação e conservantes para mais dúvidas sobre o tema.
  • Antes de elaborar grandes lotes faça testes prévios com pequenas quantidades.
  • Não recomendo substituir a cera lanette N, nem a gelatina de agar. Quem quiser modificar a receita, fique á vontade de fazer seus próprios testes.
  • Fucocert Biosaccharide Gum-1 pode ser substituído por outro ativo para o cabelo.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita. 🍃❤️

Este post tem 8 comentários

  1. PGRANA

    olá Jana, gostaria de saber por qual outro ativo poderia substituir o Fucocert? por exemplo poderia ser extrato de germe de trigo?

    1. Jana Leal

      Olá PGRANA, pode sim, qualquer ativo que você considere beneficioso para o seu cabelo pode ser incorporado no condicionador.

  2. nandabellini

    Oi Jana, esse extrato de limão é o glicólico ou o alcoólico? Vi que vc menciona extratos em várias receitas e nunca especificou, por isso a dúvida! Muito obrigada <3 e obrigada pelas receitas incríveis!

    1. Jana Leal

      Oi Nanda, em todas as receitas que não específico o tipo de solvente são extratos hidroglicerinados (água+ glicerina), quando são tinturas, oleatos, infusões ou vinagres sempre específico como tal. Obrigada também pelo carinho!

  3. cristinacalheiros

    Oi Jana, não sabia que era possível fazer um condicionador com a Lanette N, ela cria emulsões com carga negativa, não é? Mesmo assim age bem em condicionar os cabelos? Fiquei um pouco confusa, achava que tinha que ser catiônica ou não-iônica! Adorei a receita, vou testá-la e te mostro depois! Muito obrigada!

    1. Oi Cristina, sim é possível, tendo clara as características e qualidades da cera. O resultado não será o mesmo e pode que não funcione em qualquer tipo de cabelo.

  4. Raquel Reis

    Oi Jana.
    gosto muito de voce e de seus cosmeticos, esta me ajudando muito!
    Certo dia voce colocou uma enquete no instagram sobre a receita de uma mascara capilar sem BTMS.
    Acredito que tenha ganhado a mascara sem BTMS. Voce tem pretencao de fazer?

    1. Oi Raquel, não foi uma máscara, mas sim um condicionador. Exatamente este aqui. Tenho receita de máscara sem BTMS. Uma máscara de coco umectante e hidratante. No momento só tenho essa, mas assim que tiver tempo e paciência refaço os post antigos do outro blog, no qual tenho alguma outra receita de máscara capilar sem BTMS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.