Receita — Base de Maquiagem Compacta com poucos ingredientes

Olá pessoal!

Hoje trago a vocês uma receita bem legal de base de maquiagem compacta, muito simples e fácil de elaborar e com poucos ingredientes.

Confesso que não sou de me maquiar, mas, entendo a necessidade, e segundo a ocasião, é mais que necessário, mas como já comentei em post anteriores, os produtos de maquiagem convencionais são os mais problemáticos em relação a ingredientes, que não fazem bem para a pele. Então, meu propósito é substitui-los por produtos naturais elaborados por mim. Porque, quero apenas utilizar matérias-primas amigáveis com o meio ambiente e minha pele.

Base de maquiagem compacta de fácil elaboração e poucos ingredientes

Base de maquiagem compacta
Base de maquiagem compacta

Por outro lado, uma base de maquiagem compacta convencional costuma levar bastantes mais ingredientes dos que estou propondo com essa receita. Ainda assim, apesar da simplicidade dos ingredientes, o produto funciona tão bem quanto uma comprada em loja ou de marcas caras.

Também é porque quero inspirar vocês a fazerem o mesmo. Porque, acredito realmente que são pequenas ações que trazem grandes mudanças.

Por isso, vamos fazer nossa maquiagem personalizada, sem agentes plastificantes, porém, com uma boa cobertura, permitindo diferentes usos.

Porque os ingredientes da base de compacta possuem duas funcionalidades, pois, vão agir também de forma a cuidar da nossa pele ademais de dar fixação, cor e uma ótima cobertura, mesmo tratando-se de uma maquiagem caseira.

A argila branca, o amido de milho e o óxido de zinco vão proporcionar: aderência, deslizamento, corpo e cobertura ao produto. Já os óxidos de ferro são para dar cor a base.

RECEITA
Base de maquiagem compacta
INGREDIENTES
9 g argila branca
3 g óxido de zinco
1,5 g pó arrurruz ou amido de milho
1,5 g cera de abelha
3 g álcool cetílico
9,5 g óleo de coco silicone
0,3 g extrato de própolis

Nota

  • Os ingredientes em pó podem ser substituídos por outros? Sim, sempre tendo em conta que o resultado não será o mesmo. A diferentes ingredientes, diferente resultado.
  • Óleo de coco silicone INCI: coco-caprylate. Pode ser substituído pelo coco fraccionado, qualquer outro óleo de toque seco, ou manteiga. O coco silicone proporciona um sensorial suave e seco, similar ao do silicone sintético, porém, com a vantagem de ser um ingrediente natural.
  • qsp: quantidade suficiente para chegar a cor desejada.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 7 comentários

  1. Fiz essa base, gostei do resultado, só achei um pouco areiosa. Deve ser por causa da argila. Jana querida o que posso fazer para deixá-la um pouco mais sedosa para a pele. De qualquer forma, gostei e quero lhe agradecer pela receita. Gratidão. Você como sempre nos ensinando fórmulas maravilhosas. Abraços e que Deus continue a lhe abençoar..

    1. Jana Leal

      Oi Sandra, tem que amassar bem os ingredientes em pó, muito, mais muito mesmo. Quanto mais fino melhor. Se tiver um moedor de café também ajuda, quanto mais fino mais pigmenta e menos areosa fica. Muito obrigada pelo feedback.😘

  2. Devo admitir que não amassei muito. Apenas misturei. Vou fazer novamente, pois gostei muito dessa fórmula. Fácil, prática e rápida. Muito obrigada por me ajudar, mais uma vez. Gratidão e estamos ansiosas por mais fórmulas como essa. Abraços calorosos do nosso amado Brasil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu