Receita — Pasta de dentes sólida — Toothpaste

Olá pessoal!

Atendendo ao pedido de uma leitora do blog, essa semana trago uma receita de pasta de dentes sólida.

Quais vantagens apresenta uma pasta de dentes sólida?

A pasta dental sólida é uma excelente alternativa as pastas convencionais, não contém flúor nem ingredientes como triclosan, parabenos, etc. Promove limpeza e previne doenças bucais, ademais de estar composta por ingredientes aceitos pela certificação natural, prescindir de embalagem plástica, não necessitar conservante e ser ecologicamente correta.

Benefícios e propriedades da pasta de dentes sólida — Toothpaste

Pasta de dentes sólida - Toothpaste
Receita Pasta de dentes sólida – Toothpaste

Óleo de coco antibacteriano e antifúngico um ingrediente ideal para a limpeza bucal.

Argila branca rica em minerais, regula a acidez bucal, ademais de ajudar a branquear e a fortalecer os dentes

Argila verde igual que a branca também ajuda a polir e fortalecer os dentes.

Carbonato de cálcio ajuda a remover o sarro, limpa e elimina manchas superficiais no dente.

Sal do himalaia elimina o sarro e o mau hálito, além de ajudar a fortalecer os dentes.

SCS (Sodium Coco Sulfate) tensoativo de origem vegetal, sua função é de limpeza.

Ácido esteárico, ácido graxo de origem vegetal cuja função na fórmula é proporcionar dureza.

Mentol, substância extraída do óleo essencial de menta, possui propriedades refrescantes.

Óleo essencial de menta, previne cáries assim como também o mau hálito.

RECEITA
Pasta de dentes sólida
INGREDIENTES
10 g óleo de coco
9,4 g carbonato de cálcio
7,2 (g) argila verde
4 (g) argila branca
0,8 g sal do himalaia
5 g ácido esteárico
2 g scs
1,2 g cristais de mentol
8 gotas de óleo essencial de menta

Modo de preparo:

  • Leva ao banho-maria todos os ingredientes exceto o mentol e o óleo essencial de menta.
  • Mistura até homogeneizar.
  • Retira do banho-maria e acrescenta o óleo essencial e menta, e o mentol.
  • Mistura.
  • Enforma.
  • Leve a geladeira até endurecer.

Nota

  • O sal do rosa do (Himalaia) junto ao carbonato de cálcio proporciona uma limpeza suave e antibacteriana.
  • Minhas impressões sobre a receita: sensação diferente. O produto faz pouca espuma, o sabor não é desagradável, mas é estranho. O que mais gostei, foi do mentol que deixou um hálito refrescante.
  • Dependendo do clima será necessário aumentar a quantidade de ácido esteárico da receita.

Este post tem 26 comentários

  1. Jana, excelente e muito esclarecedor! Grata pelo compartilhar da informação e parabéns pelo blog!

    1. Obrigada Karen. Agradeço muito o carinho e o respeito que recebo. <3

    1. Oi Aldair, obrigada pela visita. Gostei muito do seu blog. Seu português é impecável. Quanto a receita, o Lauril realmente é uma versão bem mais suave que scs, porém ele falha na ideia do produto, que é proporcionar espuma. Infelizmente ele não possui uma boa capacidade espumante.

      1. Jana, obrigado pelo elogio, por seu comentário que me deixou lisonjeado! É uma honra receber sua resposta. Realmente você tem razão e somente depois foi que percebi sobre minha resposta. Analisando bem, além do suave poder tensoativo do Plantaren, ele não vai interagir com a capacidade de atuação das demais matérias-primas.

        1. O mesmo digo pela sua visita, é uma honra também! Então, é isso mesmo. A opção é um tensoativo aniônico que não seja tão agressivo como o sls, mas que seja eficiente na produção de espuma. A tecnologia da pasta dental sólida é bastante curiosa, é uma base oleosa, mas que para nada transfere a sensação de oleosidade durante o escovado. Muito agradecida pela sua visita e prometo retribuir, até porque dá muita satisfação ler seu blog. Nem se compara.

  2. Eu nunca tinha visto uma pasta dental sólida, inclusive fiquei curioso para tentar fazer conforme sua receita. E tê-la como leitora, é uma honra. Quanto ao seu blog, com certeza já me tem como fã número 1.

    1. Obrigada Adail! Fico feliz de tê-lo como amigo. <3 E como leitora do seu blog, só tenho agradecer pelas informações tão interessantes e o estilo impecável. Meu português é horrível, assim que tenho muito a aprender contigo, obrigada mais uma vez.

      1. Jana, eu também me sinto muito feliz por sua amizade gentil e sincera! Reitero os meus agradecimentos pelos elogios voltados ao meu trabalho e que muito me incentivam a fazer cada vez mais e melhor. Admiro muito você e seu blog, e sobre aprendermos juntos, será uma honra, pois eu também tenho muito o que aprender, afinal, a vida é um grande aprendizado.
        E um grande abraço para você, minha querida amiga! ♥♥♥

  3. Adorei, mas queria saber quanto de wasabi poderia usar para não “queimar” a boca! Rs

    1. Oi Carine. A quantidade da receita não queima a boca. Agora se for usar somente o wasabi, é impossível não queimar a boca.

  4. Jana o carbonato de cálcio é o comum ou o precipitado Extra leve?

    1. Oi Thiago, o carbonato de cálcio é o natural de grau cosmético.

  5. Jana, para deixar mais sólido agora no verão posso aumentar para quanto a quantidade de ácido esteárico para que o produto fique bem seguro? Outra coisa, eu consigo fazer sem scs? ou trocar por sci ou bicarbonato?

    1. Oi! Thiago. Seria questão de testar até chegar no ponto de dureza que você quer. Quanto ao tensoativo, pode substituir pelo sci sem problema, já que com bicarbonato não seria o mesmo.

  6. carbonato de calcio é diferente do bicarbonato de calcio que vende no mercado aqui no brasil?

  7. Oii! Primeiramente, obrigada pelas receitas! 😀
    Se puder me auxiliar, gostaria de saber se tem como substituir o sodium coco-sulfate, o ácido esteárico e o mentol, ou se é possível dispensá-los da receita. Bem como se é possível substituir o extrato de semente de toranja e de castanha da índia da outra receita, visto que são de difícil acesso no Brasil.
    Obrigada desde já!! ^^

    1. Oi jéssica, tenho uma receita de pasta dental simples, sem esses ingredientes. Pesquisa na lupa.No caso dessa receita não funcionaria bem sem esses ingredientes.

  8. Olá, por favor tenho algumas dúvidas. Onde adquire o scs e o ácido? Eles realmente são recomendados para uso interno e para a saúde bucal por profissionais? Digo, quais são os efeitos a longo prazo (digo isso pois já vi pasta de dente com bicarbonato, mas fiquei com receio de usar por muito tempo por causa da sua abrasividade)? O ácido esteárico seria para dar a firmeza, mas qual seu efeito no corpo caso se engula um pouco (o que pode acontecer com pastas de dente), já que ele é uma gordura?

  9. Olá, tenho algumas dúvidas com relação aos efeitos de alguns ingredientes. O ácido esteárico serve para deixar o produto sólido, correto? Quais os efeitos a longo prazo no corpo e na saúde bucal? É indicado? A mesma pergunta para o sodium coco sulfate: é fundamental para a receita ou só para fazer espuma?
    E por último, onde posso encontrar argilas próprias para o uso oral? Li que nem todas as argilas são indicadas, ela tem que ser própria para uso oral.

    1. Oi Ca1940, o ácido esteárico é um ácido graxo presente em manteigas e gorduras de origem vegetal e animal, sua função na pasta é endurecer e espessar. Não existe nenhuma contra indicação. O scs é para limpeza e espuma. Mas pode usar qualquer outro tensoativo.

  10. Olá Jana, o que seria extamente esse menthol? É algum produto em pó? Um extrato glicerinado?
    Vou tentar reproduzir a receita sem o SCS ou outro sufactante, será um produto com espumação suave mesmo, vindo apenas do Juá em pó que substituirei a argila verde.

  11. Oi Jana… gostaria de reproduzir esta receita… vc colocou explicações sobre os ingredientes como o oleo de coco e sal rosa que não estão na lista dos ingredientes pra essa receita… (pelo menos eu não visualizo).. Eles não entram nesta receita? Se entram, qual medida usar destes dois? Muito obrigada por compartilhar teu saber!

    1. Oi Elen, desculpa! Já corrigi, como tive problema com o arquivo das receitas e estou tendo que atualizar todos os post antigos, errei ao colocar os ingredientes. Obrigada por me avisar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu