Máscara de Pepino e Chá Matcha para pele cansada

Olá pessoal! Hoje trago uma receita cosmética de máscara facial de pepino e chá matcha, um tratamento fresco com propriedades descongestivas, calmantes e purificantes, perfeita para hidratação e cuidado de qualquer tipo de pele.

Ademais é ideal para aqueles dias que estamos cansadas e com a pele apagada. O pepino ajuda a diminuir olheiras, trata acne, hidrata, ilumina, repara e protege a pele, além disso, é rico em vitamina E, A e C.

O chá matcha além de ter os benefícios do chá-verde, também é 10 vezes mais potente em antioxidantes, sendo ideal para tratar1 peles maduras, assim como também problemas de acne. Além disso, é rico em vitamina (K), uma substância natural que ajuda a reduzir olheiras e acalmar a pele.

Outro ingrediente que também acompanha a receita é o alfa bisabolol, um princípio ativo que encontramos de forma natural na camomila, contém efeitos antioxidantes e calmantes, além de suavizar e acalmar a pele.

Temos então uma máscara perfeita para reanimar e recuperar a pele, com ingredientes fáceis de encontrar, até mesmo na nossa cozinha. Além disso, podemos também fazer nosso próprio extrato de pepino natural e caseiro, com todas a, maravilhosas propriedades desse vegetal para a pele.

Espero que tenha gostado! E não deixe de provar esse tratamento, cheio de propriedades para a pele.

Máscara facial de pepino e chá matcha para reanimar e iluminar a pele cansada

RECEITA

Máscara de Pepino e Chá Matcha

INGREDIENTES

  • 23,38 g água deionizada
  • 9 g extrato de pepino (modo de fazer)
  • 0,6 g goma guar
  • 1,8 g glicerina vegetal
  • 0,06 g alfa bisabolol
  • 0,3 g chá matcha
  • 10 g argila verde

NOTA

  • Uso imediato ou três dias na geladeira, também é possível adicionar um conservante.
  • A goma guar aumenta de viscosidade depois de 1h.
  • Aplicar sobre a pele limpa e seca.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita.❤️🍃

Este post tem 13 comentários

  1. Maria

    otima receita como sempre , parabéns pelo trabalho e por compartilhar
    Fiquei com uma duvida, na minha cidade uma moça começou a fazer mascaras de argila facial para vender , que vão agua na formulação. no entanto ela alega que a mascara pode ser usada por 3 meses e que não tem nenhum sistema de conservação , isso é possivel ?

    1. JanaLeal

      Oi Maria. O tema das máscaras com argila sem conservante depende do tipo de formulação e dos ingredientes utilizados. Mas normalmente onde tem água tem vida, assim que algum tipo de mecanismo de conservação mesmo não tradicional deve ter. Não tenho como confirmar nem negar o que ela disse sem conhecer a fórmula do produto. Possível é, mas também já vi muita gente afirmar coisas sem conhecimento.

  2. Maria

    pelo que ela disse vai agua, argila verde , extrato de pepino e oleo essencial de melaleuca. Ai fiquei um pouco com duvida haha , mas realmente é dificil saber

    1. JanaLeal

      Imagino que ela se refere ao produto envasado sem abrir. Uma vez aberto a validade será mais curta.

    1. JanaLeal

      Oi Helen. O alfa bisabolol é calmante, Anti-inflamatório e regenerador. A ideia é um produto para descansar a pele e acalmar.

  3. Luanara

    Se adicionar conservante, como por exemplo o nipaguard, a fórmula dura mais certo?

    1. JanaLeal

      Oi Luanara, é difícil determinar o tempo exato de validade de um produto sem teste microbiológico, já que depende de diferentes aspectos e não só do conservante. Na teoria seriam 3 meses ou mais, porém ademais do conservante é preciso observar a limpeza durante a elaboração, a validade dos insumos, o envase etc. Te aconselho guardar uma mostra e observar qualquer mudança organoléptica do produto durante o tempo de validade especificado pelo conservante. Tenha em conta que a quantidade de conservante deve ser calculada em relação a quantidade de produto.

      1. Luanara Vieira

        Obrigada pela atenção, eu estou usando o nipaguard, voce tem algum outro para indicar? sabe qual é o que tem maior durabilidade?

        1. JanaLeal

          Oi Luanara, o tempo de conservação mais ou menos é igual em todos os conservantes. O fator tempo é relativo como disse anteriormente. Tenho um post sobre conservantes, dê uma olhadinha para poder entender melhor como funciona.

  4. Evelyn

    Olá! No caso de adicionar um conservante, qual seria e por quanto tempo duraria?

    1. Jana Leal

      Oi Evelyn, pode usar o conservante da sua preferência. Normalmente são 3 meses, porém, depende do conservante, medidas de higiene e de vários fatores, não é possível determinar um tempo exato sem testes microbiológicos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.