Receita – Máscara Capilar umectante e hidratante de Coco

Máscara capilar umectante e hidratante de coco para o cuidado do cabelo. Há mais de um ano tenho tido problemas de saúde e muita queda.

Tenho tratado meu cabelo desde então com produtos naturais, ademais obtive bons resultados, controlei a caspa e a queda capilar. Durante um tempo senti o cabelo mais saudável e forte, até que em julho, começou outra vez a cair sem motivo aparente.

Mas acredito que se ainda não fiquei completamente careca, foi graças aos produtos naturais que elaboro. Faço uso de muitas plantas, óleos, etc — Há pouco tempo descobri a maravilha que é o óleo essencial cedro de atlas, diminuiu bastante minha queda durante o lavado de umas semanas para cá.

Resumindo, já tenho uma consulta marcada com um médico tricologista (Tricologista é um profissional médico especializado em doenças do cabelo e do couro cabeludo), tenho pesquisado muito sobre o tema, porém preciso de um diagnóstico para saber que tipo de alopecia tenho. O cabelo é fundamental para auto-estima de qualquer mulher; e se eu disser que não me importo, minto. Mas prefiro ver como um aprendizado e menos como um problema. Assim que trago para vocês uma receita de máscara capilar bem natural sem cera catiônica.

Tipos de alopecia

“A caída do cabelo pode ser rápida ou gradual. A queda repentina frequente, embora não invariavelmente, é temporária. Enquanto a caída gradual observada apenas pelo seu efeito a longo prazo, é geralmente crônica e irreversível.

Além disso, a rápida pode ainda ser subdividida em dois tipos: se o cabelo que cai é um cabelo em um crescimento alterado proveniente de um folículo ativo, será conhecida como eflúvio telógeno, parece ter várias causas possíveis. Uma delas é a alopecia pós-parto.

Já a caída de cabelos em crescimento é conhecida como eflúvio anágeno. Ocorre após medicamentos citotóxicos, situações de estresse, dando lugar a perda de áreas calvas conhecida como alopecia areata.

E a perda gradual desenvolvida, causando calvície em um padrão simétrico, é conhecida como alopecia masculina ou alopecia androgenética.

Embora a alopecia difusa seja atribuída a várias causas. Provavelmente o maior número de alopecia feminina difusa é um estado androgênico hereditário aprimorado, que nas mulheres é igual à calvície padrão masculino.”

– Cosmetología de Harry

Máscara capilar de coco: hidratação, nutrição e umectação em só produto

— A máscara é indicada principalmente para cabelo seco, fino e encrespado. Ajuda a umectar, hidratar e nutrir o cabelo.

Máscara capilar umectante hidratante de coco
Máscara capilar umectante hidratante de coco
RECEITA
Máscara capilar de coco
INGREDIENTES
Fase A
10 g óleo de coco virgem
5 g óleo de rícino
1 g óleo de pracaxi
2 g manteiga de murumuru
5 g álcool cetoestearílico
2 g álcool cetílico
2 g cera nº2 (INCI:Cetearyl wheat straw glycosides and cetearyl alcohol)
Fase B
63,2 (g) água deionizada
Fase C
1 g conservante (sharomix)
1,8 g vitamina E
1 g inulina
5 g phytokératine vegetal (proteína de trigo hidrolisada em pó)
1 g pantenol
10 gotas de óleo essencial de alecrim
10 gotas de óleo essencial de cedro de atlas

Modo de preparo

  • Leva ao banho-maria a fase A+ B em diferentes recipientes.
  • A temperatura de 70 °C retira ambas fases do banho-maria.
  • Verta a fase (B) sobre a fase A em constante agitação. Bata durante 3 minutos.
  • Incorpora a fase C entre 40 – 35 °C. Bata até esfriar.
  • Envasa e aguarda 24h para utilizar.
  • PH 4,5-5.

Nota

  • A phytokeratine pode ser substituída pela proteína de trigo hidrolisada fluida.
  • O óleo de rícino deve ser de uso cosmético.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! 🍃❤️

Este post tem 18 comentários

  1. meyre menezes

    você já fez exames para ver como está a tua vitamina d e complexo b12? no face tem grupos especificos. sempre que estou com muita queda de cabelo, estou com elas baixa. quando suplemento melhoro. tambem tem hipotiroidismo.

    1. Oi Meyre. Estou em espera para realizar uns exames durante este mês de janeiro. Nos exames anteriores estava tudo ok.

  2. Oi! Adorei seu blog, gostaria muito de fazer algumas das suas receitas, mas não sei onde encontrar alguns ingredientes como o a proteína de trigo hidrolizada em pó, o álcool cetearyl e o cetyl, a cera nº2, inulina entre outros que estão presentes na maioria delas, você poderia me indicar onde encontro? Obrigada!

    1. Oi, realmente não sei te dizer exatamente onde encontrar os ingredientes aí no Brasil. Mas pelo que sei é possível encontrar-los sim. A inulina você pode tentar em lojas de alimentos. Os demais ingredientes em lojas de insumo cosmético. Mas não sei te indicar onde realmente.

  3. Miriam

    Oi Jana. Pra um cabelo grosso, seco e liso com frizz, como posso elaborar essa máscara? Aumentar a proporção da fase oleosa? Ou simplesmente trocar os óleos? Se optar por não usar o conservante, quanto tempo dura essa receita?

    1. Miriam a quantidade de óleos é proporcional a quantidade e tipo de emulsionante, os óleos da fórmula são super indicados para cabelo seco e crespo. Agora a máscara é hidratante. Se você quer um produto para suavizar e retirar o frizz do cabelo esta não é a mais indicada.

  4. patricia abrahao

    Olá Jana, uma dúvida reparei que a receita não está calculada para 100% ou 100g, está tudo ok mesmo assim?

    1. JanaLeal

      Oi Patricia, fui verificar e realmente está faltando água. Obrigada pelo aviso, falta de atenção minha na hora de escrever.

      1. ferpiimentel

        Oi Jana,ja foi feito o ajuste na receita? Posso substituir o sharomix pelo Nipaguard? E a proteina do trigo pode ser liquida?

  5. Marcia Lima

    Pena que essa receita não tem vídeo, seria ótimo se tivesse. Adorei essa formulação, bjs

  6. Marcia Lima

    Pelas pesquisas que eu fiz, a Inulina é um tipo de fibra solúvel derivada de uma série de plantas e é utilizada em forma de suplemento, é isso mesmo?

    1. Oi, Márcia. A inulina é um polissacarídeo (frutano) encontrado na raiz de algumas plantas. Se usa em cosmética, farmácia e alimentação.

  7. Marcia Lima

    Sim, isso mesmo, mas a mais comum que se encontra no mercado (com bastante dificuldade pois não é um produto fácil de achar) é a de raiz de chicória.

  8. Marcia Lima

    Você podia fazer um vídeo dessa preparação pra gente 😘

    1. Oi, Márcia
      Infelizmente não tenho os ingredientes para repetir essa receita e tampouco tenho intenção no momento de compra-los.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.