Cosmética natural feita em casa — Introdução a Cosmética Ayurveda

Ayurveda’ ou “ciência da vida” é o sistema tradicional milenar de medicina praticado na Índia. Assim como a medicina tradicional chinesa, a ‘ayurveda’ é uma ciência holística que considera o ser humano na sua totalidade (corpo, mente e espírito). A aiurvédica combina o uso de plantas, uma dieta equilibrada, espiritualidade e uma vida em harmonia e equilíbrio com o corpo e a mente, priorizando a prevenção da doença antes que a cura dos sintomas.

Nos últimos anos há surgido no mercado, diferentes marcas de produtos cosméticos inspirados nos princípios da medicina ayurveda.

cosmética ayurveda

Baseado nos princípios ‘ayurveda’, os problemas de pele são causados pelo desequilíbrio de um dos três doshas. As causas podem ser físicas, psicológicas ou espirituais.

Os doshas são três energias vitais primárias; os seus nomes em sânscrito são: vata, pitta e kapha. Cada pessoa possui uma constituição diferente que vem determinada pelos diferentes graus de cada dosha. Na maioria das pessoas predomina um ou dois dos doshas. Os doshas influem na personalidade, aparência física, aptidão, consciência, emoções, etc.

Os três doshas estão relacionados com os “cinco elementos cósmicos” correspondentes aos cinco estados da matéria.

Elementos: éter (espaço), ar, fogo, água, terra.

Estado da matéria: etéreo, gasoso, radiante, líquido, sólido.

Vata= éter+ar

Pitta= fogo+água

Kapha= água+terra

Às três energias vitais, não são estáticas e estão em constante mudança. Variam em função das escolhas realizadas durante a vida, o meio ambiente, atividades e fatores externos como dieta, doenças, etc. Quando os doshas se desequilibram devido às dietas deficientes, estresse, exposição continua a contaminação e produtos tóxicos, às doenças se desenvolvem.

Cuidado da pele

cosmética ayurveda

Para restaurar o equilíbrio dos doshas no organismo, são combinados tratamentos cosméticos, dieta, fitoterapia, massagem, meditação e mudanças no estilo de vida. A cosmética apenas é uma parte do cuidado integral para obter resultados positivos.

Os  cosméticos formulados nos fundamentos da filosofia aiurvédica são naturais. É limitado o uso de colorantes artificiais, conservantes, perfumes e outras substâncias sintéticas. Os princípios ativos são extratos de plantas, verduras, frutas assim como óleos vegetais puros e óleos essenciais. Os ingredientes são escolhidos e apropriados ao tipo de pele, procurando devolver o equilíbrio ao dosha responsável pela alteração cutânea.

Características de cada tipo de pele em função do dosha

Vata: pele seca e fina, fria, poros pequenos, ressecada, envelhecida, tendência a eczema ou psoriasis. Cabelo escuro, fino, escasso e crespo.

Pitta: pele mista, sensível, cálida, hiperpigmentada, manchada, tendência o herpes e rosácea.  Cabelo suave, problemas de alopecia, reflexos ou tons loiros e vermelhos.

Kapha: pele oleosa, poros grandes, acne e comedão, pele suave e branca, sensível ao frio e a umidade. Cabelo forte, ondulado e escuro.

Combinações de doshas

Vata+ Pitta= seca e levemente sensível

Vata+ Kapha= seca e textura áspera.

Pitta+Vata= sensível e levemente desidratada.

Pitta+ Kapha= sensível, levemente oleosa e áspera

Kapha+Pitta= oleosa e levemente sensível

Kapha+Vata= Zona T, bochechas secas

Triple: seca, sensível ou oleosa.

Problemas Cosméticos relacionados ao dosha

Vata — pele ressecada e rachada, lábios secos, pés ásperos, escamação do couro cabeludo, unha frágil, cabelo seco (danificado, sem brilho, pontas abertas), eczema e psoriasis.

Pitta —  problemas de pele sensível, reações alérgicas, urticárias, hiperpigmentação, sardas, acne rosáceo, suor excessivo, etc.

Kapha — excesso de secreção, pele oleosa, espinhas, pés inchados,  seborreia, acne, cistes, cabelo oleoso, celulites, tumores, etc.

Ingredientes cosméticos para cada dosha

Vata 

Óleo essencial: cardamomo, laranja, sândalo-vermelho, canela, jasmim, gengibre, gerânio, cipreste, etc.

Óleo vegetal portador: abacate, azeite de oliva, amêndoa, rícino, amendoim, etc.

Pitta

Óleo essencial: camomila, vetiver, lavanda, ylang ylang, alcanfor, patchouli, etc.

Óleo vegetal portador: amêndoa, coco, girassol, oliva, etc.

Kapha

Óleo essencial: bergamota, pimenta-negra, alecrim, sálvia, tomilho, etc.

Óleo vegetal portador: canola, semente de uva, mostarda, milho, etc.

Espero que tenha gostado!

Deixe uma resposta

Fechar Menu