Olá, pessoal! Depois de um mês e algumas semanas, ausente, estou de volta com uma receita de iluminador highlighter natural. Já faz um bom tempo que preparei a fórmula e queria compartilhar com vocês, assim que finalmente chegou o momento mais querido.
Minha proposta foi trazer algo simples e fácil de elaborar com poucos ingredientes e, um bom resultado. Não é a primeira receita que faço desse tipo de produto, porém, é a primeira que comparto aqui com vocês.
O que é um iluminador?
Se você assim como eu, não entende de maquiar-se, talvez você ainda não conheça o que é um iluminador e pra quê serve. Assim que senta aí que vou te contar.
Um Iluminador ou highlighter é um cosmético de maquiagem cuja principal função é iluminar o rosto para definir e destacar proporções. Já que visualmente ele aporta volume e dimensão a zona aplicada.
Existe em uma variedade de formas cosméticas: creme, pó, líquido, sólido… Assim como também diferentes tons de highlighter.
Iluminador natural: ingredientes principais
Ademais quero destacar que o ingrediente principal dos iluminadores sem dúvida são as micas, posto que são elas as principais responsáveis de proporcionar luz e brilho ao produto. Sendo assim não tem como substituir ou deixar de usar se o que queremos é brilhar!
Assim que além da mica também vamos fazer uso de outros dois minerais:
Dióxido de titânio; melhora a cobertura e aumenta a reflexão da luz.
Microesferas de sílice; proporciona um sensorial suave e um efeito anti-imperfeições.
Finalizamos com silicone vegetal e cera de jojoba
A silicone vegetal de coco (coco caprylate-caprate) é um emoliente de tacto suave e seco parecido ao silicone mineral, cuja principal sensação que proporciona é de menos oleosidade, ademais de bastante resistência a oxidação.
E para completar o duo temos a cera de jojoba rica em ácidos graxos, vitaminas e minerais, assim como o óleo de jojoba. Sua principal função na receita é espessar, ademais de aportar benefícios para a pele.
RECEITA
Iluminador Highlighter Natural
INGREDIENTES
- 58,5 g silicone de coco
- 3 g cera de jojoba
- 1,5 g mica (prata perolada, verde perolada, rosa perolada)
- 0,75 g microesferas de sílice
- 0,45 g dióxido de titânio
NOTA
- Com um 5% menos de cera a partir da fórmula original se obtêm uma textura um pouco mais líquida.
- As microesferas de sílice podem ser substituídas por dolomita.
- E a silicone vegetal de coco por outro óleo similar ou por um óleo vegetal da sua preferência.
- Já a cera de jojoba pode ser substituída pela cera de girassol ou por álcool cetílico, tendo em conta que talvez seja necessário algum ajuste.
- Lembre-se que qualquer substituição modifica o resultado.