Receita — Gel Dental fresco de limão e menta

Olá pessoal!

Hoje trago uma receita cosmética de gel dental fresco de limão e menta, para limpeza e clareamento de manchas, ademais de um hálito fresco.

A primeira pasta dental conhecida na história escrita foi um invento de médicos egípcios de mais de 4 mil anos, conhecida como clister. Altamente abrasiva e dotada de um intenso sabor, elaborada com pedra, pomes pulverizada, vinagre de vinho… Aplicada com um palito.

Na antiga Roma existia uma enorme preocupação pela higiene e a estética dental, a pasta de dentes romana era urina humana e também servia como enxágue bucal. A urina contém amoníaco que é um potente clareador dental, ainda que pareça incrível, ajuda na conservação dos dentes.

Fonte:

“Las cosas nuestras de cada día” de Charles Panati

A cosmética natural resgata parte dessas antigas receitas e métodos de limpeza dental sem a necessidade de utilizar ingredientes polêmicos, prejudiciais à saúde ou pouco agradáveis, por isso quis trazer a vocês um fragmento da história da pasta dental.

Limpeza suave e natural com o gel dental caseiro

A receita que preparei proporciona uma limpeza suave, com efeito, branqueador e anti-sarro, porém, não recomendo o uso em crianças. Todos os ingredientes são seguros e comestíveis, caso substitua o conservante, verifique antes a compatibilidade do pH.

Gel dental fresco de limão e menta
Gel dental fresco de limão e menta
RECEITA
Gel dental fresco de limão e menta
INGREDIENTES
41,72 (g) água deionizada
0,8 g goma xantana
12 g glicerina vegetal
10 (g) água deionizada
12 g carbonato de cálcio
3,2 g conservante Leucidal
12 gotas de óleo essencial de limão
10 gotas de óleo essencial de menta

Nota

  • A porcentagem do conservante está relacionada ao tipo de conservante, siga a dosagem recomendada de uso do conservante que for utilizar.
  • O pH 7-7,5.
  • Validade de um mês.

Este post tem 0 comentários

  1. Jana, tem como substituir o conservante por outro?

  2. Jana, por favor… tenho mais uma dúvida sobreo conservante: ele está a 4% né isso? Porque? Este tipo de receita exige mais % de conservante? Grata!

  3. Olá Jana! Tudo bem? Adoro seu blog. Veja, como o carbonato de cálcio tem efeito abrasivo, é possível substituir por bicarbonato de sódio?

    1. Jana Leal

      Oi Marta, muito obrigada pelo apoio ❤️. Então ambos são abrasivos porém com funções diferentes já que possuem propriedades e características distintas. Não é possível fazer a substituição, seria necessário formular outro produto. Você pode substituir por argila.

  4. Muito amor essa receita. Jana, estou com dúvida quanto ao conservante. Aqui no Brasil não encontro o conservante leucidal. Posso substituir por Nipaguard SCE (INCI Name : Sorbitan Caprylate (and) Propanediol (and) Benzoic Acid)?

    1. Jana Leal

      Oi Elisa, obrigada 💕. Então, você pode usar qualquer outro conservante desde que seja ativo na faixa de ph do produto que é 7. E a dosage será a recomendada pelo conservante que for usar, já que a quantidade da receita corresponde ao conservante Leucidal. Qualquer dúvida é só perguntar. Um beijo 😘

  5. Amada,

    Será que ele oxidaria se eu coloca-se em uma bisnaga de metal?

  6. Olá Jana
    Adorei a receita. Fiz com o conservante nipaguard. Será que criança pequena pode usar? Pensei nisso pq elas costumam engolir bastante. E o não sei se tudo bem ingerir ó nipaguard

    1. Jana Leal

      Oi Tais, obrigada pelo feedback. Quanto ao nipaguard sce na teoria ele não apresenta nenhum risco ao ser ingerido. Mas existe uma questão que é o ácido benzóico, também utilizado como aditivo alimentar apresenta certa toxicidade apesar de não ser acumulativo no organismo. A quantidade presente na formula é ínfima. Assim que acredito que não seja um problema até você encontrar um substituto melhor. Te recomendo também trocar o óleo essencial de limão por um extrato aromático natural, do tipo usado em confeitaria.

    2. Oi Taís, qual a porcentagem que vc usou do nipaguard para essa formulação? obrigada.

  7. Obrigada, quando puder, se ainda não compartilhou a receita sem o carbonato faz pra gente! xeroo

Deixe uma resposta

Fechar Menu