Receita — Desodorante Stick de Lavanda

Olá pessoal!

A receita cosmética de hoje é um desodorante “stick” de lavanda com pó de alúmen natural, ideal para hidratar e também cuidar da pele sensível, já que está principalmente composto por manteiga de karité que ademais possui ação antimicrobiana. Os demais ingredientes ativos da receita são o alúmen em pó e o óleo essencial de lavanda, ambos possuem propriedades bactericidas e também desodorantes. Já a cera bellina vai servir para endurecer o desodorante e dar maior consistência ao produto.

Além disso, o desodorante em formato sólido, e embalagem ‘stick’ regulável, é fácil de usar a qualquer momento, ademais de bastante cômodo para transportar.

Desodorante “stick” de lavanda com pedra de alúmen natural, não cancerígena

Desodorante stick de lavanda

A pedra de alúmen (INCI Potassium Aluminum Sulfate) vem sendo utilizada desde dos tempos antigos, devido suas propriedades cicatrizantes e desodorantes, mas com o início da industrialização abandonou-se seu uso por substâncias químicas, que hoje sabemos ser nocivas para a saúde.

O alumínio natural é um sal mineral de origem vulcânico obtido de rochas magmáticas tal como se encontra na natureza, diferente do sintético, o alumínio natural não é absorvente nem inibe a transpiração fechando os poros, tampouco é prejudicial à saúde.

RECEITA
Desodorante ‘stick’ de lavanda
INGREDIENTES
5,25 g cera bellina
9 g manteiga de karité
0,45 g pó de alúmen
0,3 g óleo essencial de lavanda

Modo de preparo:

  • Derreta no banho-maria a cera bellina e a manteiga de karité.
  • Acrescenta o pó de alúmen e o óleo essencial de lavanda após uns minutos depois de retirar do banho-maria, misture bem para homogeneizar os ingredientes.
  • Envase antes de adquirir consistência.

Nota

  • A cera bellina pode ser substituída por qualquer outra cera de origem vegetal ou natural.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 11 comentários

  1. adorei a receita ,
    posso substituir o pó de alumbre pelo que ?

  2. Cera bellina (cera de abelha) sou vegana… Tem como substituir Jana por outra cera?

    1. Jana Leal

      Oi Stela. É possível sim substituir, mas será necessário fazer alguns ajustes na fórmula. No caso para que não fique demasiado rígido eu colocaria menos cera e completaria com uma manteiga mais dura, outra opção é usar um óleo no lugar da manteiga de karité. Mas seria questão de testar.

  3. Oi, Jana. Parabéns! Apaixonada pelas suas postagens.
    Essa quantidade de alúmen é suficiente para segurar bem o suor? Estive pensando em aumentar a quantidade. Sabes se pode gerar algum problema?

    1. Jana Leal

      Oi Cris. Muito obrigada pelo carinho. <3 Você pode aumentar. O ideal sempre será a que melhor funcione para você. O total na fórmula foram 3% coloque até um 2% mais, para não causar irritação nem modificar muito a textura do produto.

  4. Oi Jana! Adorei essa formulação. Você acha que posso acrescentar carbonato de magnésio para potencializar a ação desodorante do mesmo? Em caso afirmativo, qual % sugere? Obrigada!

    1. Jana Leal

      Oi Raquel. Pode usar o carbonato de magnésio, nesse caso eu não usaria mais de 2-3%. Ao introduzir mais sólidos na fórmula é necessário fazer algum ajuste para que o produto não fique muito duro ou ressecado. Tipo aumentar a quantidade de óleo e diminuir a quantidade de cera.

  5. JuBorim

    Oi Jana, acabei de me inscrever nos seus canais e virei sua fã! Rss.. estou amando suas receitas.. Só uma dúvida: aonde que posso encontrar estes ingredientes mais especificos com alumen e a cera bellini?

    1. Jana Leal

      Oi JuBorim, muito obrigada😍 Tenho uma receita de cera bellina aqui no blog, é uma fórmula caseira, mas funciona. A cera bellina é cera de abelha modificada. O alúmen é a pedra natural de alúmen pulverizada. Não sei onde comprar especificamente aí no Brasil, mas procure no mercado livre, lojas de produtos naturais, lojas de insumo para cosmética caseira. Se quiser comprar fora do Brasil, na loja online espanhola, Cosmética Casera Shop, vende.

Deixe uma resposta

Fechar Menu