Receita — Desodorante Stick de Lavanda

Olá pessoal!

A receita cosmética de hoje é um desodorante “stick” de lavanda com pó de alúmen natural, ideal para hidratar e também cuidar da pele sensível, já que está principalmente composto por manteiga de karité que ademais possui ação antimicrobiana. Os demais ingredientes ativos da receita são o alúmen em pó e o óleo essencial de lavanda, ambos possuem propriedades bactericidas e também desodorantes. Já a cera bellina vai servir para endurecer o desodorante e dar maior consistência ao produto.

Além disso, o desodorante em formato sólido, e embalagem ‘stick’ regulável, é fácil de usar a qualquer momento, ademais de bastante cômodo para transportar.

Desodorante “stick” de lavanda com pedra de alúmen natural, não cancerígena

Desodorante stick de lavanda

A pedra de alúmen (INCI Potassium Aluminum Sulfate) vem sendo utilizada desde dos tempos antigos, devido suas propriedades cicatrizantes e desodorantes, mas com o início da industrialização abandonou-se seu uso por substâncias químicas, que hoje sabemos ser nocivas para a saúde.

O alumínio natural é um sal mineral de origem vulcânico obtido de rochas magmáticas tal como se encontra na natureza, diferente do sintético, o alumínio natural não é absorvente nem inibe a transpiração fechando os poros, tampouco é prejudicial à saúde.

RECEITA
Desodorante ‘stick’ de lavanda
INGREDIENTES
5,25 g cera bellina
9 g manteiga de karité
0,45 g pó de alúmen
0,3 g óleo essencial de lavanda

Modo de preparo:

  • Derreta no banho-maria a cera bellina e a manteiga de karité.
  • Acrescenta o pó de alúmen e o óleo essencial de lavanda após uns minutos depois de retirar do banho-maria, misture bem para homogeneizar os ingredientes.
  • Envase antes de adquirir consistência.

Nota

  • A cera bellina pode ser substituída por qualquer outra cera de origem vegetal ou natural.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 0 comentários

  1. adorei a receita ,
    posso substituir o pó de alumbre pelo que ?

  2. Cera bellina (cera de abelha) sou vegana… Tem como substituir Jana por outra cera?

    1. Jana Leal

      Oi Stela. É possível sim substituir, mas será necessário fazer alguns ajustes na fórmula. No caso para que não fique demasiado rígido eu colocaria menos cera e completaria com uma manteiga mais dura, outra opção é usar um óleo no lugar da manteiga de karité. Mas seria questão de testar.

  3. Oi, Jana. Parabéns! Apaixonada pelas suas postagens.
    Essa quantidade de alúmen é suficiente para segurar bem o suor? Estive pensando em aumentar a quantidade. Sabes se pode gerar algum problema?

    1. Jana Leal

      Oi Cris. Muito obrigada pelo carinho. <3 Você pode aumentar. O ideal sempre será a que melhor funcione para você. O total na fórmula foram 3% coloque até um 2% mais, para não causar irritação nem modificar muito a textura do produto.

  4. Oi Jana! Adorei essa formulação. Você acha que posso acrescentar carbonato de magnésio para potencializar a ação desodorante do mesmo? Em caso afirmativo, qual % sugere? Obrigada!

    1. Jana Leal

      Oi Raquel. Pode usar o carbonato de magnésio, nesse caso eu não usaria mais de 2-3%. Ao introduzir mais sólidos na fórmula é necessário fazer algum ajuste para que o produto não fique muito duro ou ressecado. Tipo aumentar a quantidade de óleo e diminuir a quantidade de cera.

Deixe uma resposta

Fechar Menu