Receita — Desodorante sólido de patchouli Arromaco

Olá pessoal!

A receita de hoje é um desodorante sólido, não é nenhuma novidade minha predileção por produtos sólidos, qualquer pessoa que visita o blog regularmente sabe o que estou falando, assim que entre hidratantes, esfoliantes, condicionadores e shampoos, não poderia faltar um desodorante em formato sólido.

A receita é simples com ingredientes de fácil aquisição. Vamos utilizar como emulsionante Estearato de Sódio (Sodium Stearate), que é um sal de ácido esteárico de origem vegetal, um tensoativo aniônico usado como agente gelificante em desodorantes sólidos, como agente espessante em cremes, bálsamos, unguentos, shampoos, etc.

Desodorante sólido de patchouli, fórmula renovada

Os demais ingredientes que compõe o desodorante são:

  • Hidrolato de hamamélis desodorante natural, ajuda a controlar a transpiração excessiva.
  • Vinagre de camomila ajuda a neutralizar o odor corporal, acalma a pele e possui propriedades antibacterianas.
  • Bicarbonato neutraliza o odor corporal, possui propriedades antibacterianas e junto ao vinagre estabiliza o pH do desodorante.
  • Glicerina vegetal possui propriedades absorventes e umectantes.
  • Álcool 96.º antibacteriano.
RECEITA
Desodorante sólido arromaco
INGREDIENTES
20 g álcool 96.º
33 g hidrolato de hamamélis
30 g glicerina vegetal
10 g estearato de sódio
1 g vinagre de camomila
1 g bicarbonato de sódio
0,4 g óleo essencial de gerânio
0,6 g óleo essencial de patchouli

Nota

  • Substitua o hidrolato apenas por outro hidrolato.
  • Essa receita não permite muitas substituições.
  • O pH do desodorante é básico.
  • Modo de uso: umedeça o desodorante em água e aplica na axila, depositando uma camada cremosa na pele.
  • A glicerina e o álcool também ajudam a conservar o desodorante.
  • Precisamos reduzir o consumo de plástico, são milhões de toneladas ao ano que acabam contaminando nossos rios, mares e oceanos com efeitos devastadores para a fauna marinha, sem contar a contaminação terrestre, mas quem encontrar mais cômodo o uso do produto embalado pode optar por um envase stick reutilizável.
  • Para maior comodidade e um melhor uso e armazenagem do produto, guarda o desodorante em uma lata, bote de vidro ou pedaço papel.
  • Essa receita foi atualizada.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 0 comentários

  1. Onde encontro estearato de sódio? Qual é sua balança?Vi em outro site uma receita de desodorante que reaproveita embalagem de cola bastao, sera que poderia colocar neste tipo de embalagem esta receita sua? obrigada

    1. Sim, pode colocar no envase de cola bastão. A balança é de precisão, existem muitos modelos, a minha comprei na Amazon, marca Ascher. O estearato de sódio não sei exatamente onde você pode encontrar, mas em lojas de insumo para sabão e produtos químicos vende.

  2. Parece bem perfumado dá a sensação de toque muito delicado e a cor esta muito linda. Parabéns
    como é o resultado?

    1. Oi Tina, tudo bem? O resultado está sendo excelente, ele aguenta bem o cheirinho . Ele funciona como um sabonete, é só esfregar na axila que ele vai umedecendo. Uma amiga fez e também gostou.

  3. Eu fiz o desodorante, uma pergunta ele fica com uma sensação bem sútil de algo colante?

      1. Na pele , depois que passa ele , vc coloca a mão e fica com essa sensação de grudando , eh bem pouco mas fica
        Aliás pra mim deu muito certo o desodorante tirando isso , obrigada por compartilhar

        1. Jana Leal

          Ah, entendi.. Sim é possível devido a glicerina. Se achar muito desagradável, para a próxima receita que fizer, resta um pouco da glicerina e substitui por água. Obrigada pelo feedback.

  4. Oi Jana, bom dia, eu encontrei estearato vegetal na loja engenharia das essencias, poderia substituir o estearato de sodio????

    1. Jana Leal

      Oi Aline! Imagino que o estearato vegetal ao qual se refere é o estearato de glicerilo. Bom, o estearato de sódio e o estearato de glicerilo são emulsionantes totalmente opostos. Não é possível substituir um emulsionante por outro nesta receita. Em breve irei fazer outra receita com outros ingredientes, bem mais simples que esta. Tenho uma receita de desodorante com base oleosa, caso queira provar. Um beijo <3

  5. Olá Jana, será que posso substituir pelo estarato de magnésio??

    1. Jana Leal

      Oi Sarah, infelizmente não é possível. Não tem como substituir um por outro. Esta receita não aceita substituição no que se refere ao emulsionante.

      1. Ok, obrigada! Vou continuar na busca do estearato de sódio então, mas tá difícil rss
        Aproveitar pra elogiar demais o seu trabalho nesse blog, além da sua generosidade, é claro! Tudo de melhor pra vc! Beijos <3

        1. Jana Leal

          Sarah muito obrigada pelo carinho! Vou te pedir uma coisa, inscreva-se no blog se já não está inscrita, quero te enviar uma informação por email.

          1. Ei Jana, já estou inscrita 😉

          2. Jana Leal

            Já te enviei. Um beijo <3

  6. Jana, primeiro, gratidão pelas partilhas! Sou fã do seu site. Eu fiz seu desodorante mas senti que ele não segurou, em torno de 2 horas perdeu o efeito (moro em uma cidade bastante quente). A única substituição que fiz foi o hidrolato de hamamelis, troquei por uma infusão da mesma erva pois aqui é dificil encontrar o hidrolato. Teria alguma dica para potencializar o efeito do desodorante? Abraço e obrigada

    1. Jana Leal

      Oi Raquel. Obrigada pelo carinho ❤️ você pode tentar aumentando a quantidade de óleos essenciais. Os desodorantes naturais infelizmente não são tão efetivos quanto os convencionais. Para climas muito quentes, uma boa opção são os desodorantes com pedra de alumbre.

    2. Olá onde você encontrou o estearato de sódio, por favor?

      1. Jana Leal

        Oi Daniele Breveglieri, comprei o estearato em uma loja online da Espanha. Mas fiz uma fórmula caseira, estou aguardando secar para poder testar.

  7. Olá!
    Adorei a receita. Gostaria de saber se o hidrolato pode ser outro… grata

    1. Jana Leal

      Oi Daniela. Obrigada ❤️ Pode substituir o hidrolato por outro com propriedades adstrigentes e desodorantes. Para assim manter a finalidade do produto.

  8. Boa tarde linda, amo seu trabalho! Fico louca pra fazer todas as receitas! Estou me aventurando no mundo dos cosméticos naturais a pouco tempo e cada dia me encanto mais com as possibilidades que a natureza nos dá! Estou muitíssimo interessada no desodorante sólido, pois dos convencionais é o que mais me preocupa. Mas não estou conseguindo encontrar o estearato de sódio, pode me ajudar? Onde vc compra? Já fiz inúmeras pesquisas para comprar na internet , mas ainda sem sucesso! Desde já obrigada. Jesus te abençoe poderosamente.

    1. Jana Leal

      Oi Dany, bem vinda ao blog e a este maravilhoso mundo da cosmética natural. Muito obrigada pelo carinho <3 Se inscreva no blog para que eu possa te enviar uma coisa.

  9. Jana!
    Quero muito testar essa receita mas ainda não achei o estearato. É o mesmo que ácido estearico vegetal
    Agradeço

    1. Jana Leal

      O estearato de sódio é um sabão de ácido esteárico. Você faz sabão? É possível elaborar o estearato em casa.

  10. Oi Jana, vi muitas meninas perguntando sobre o estereato de sódio e como comprá-lo, tambem queria saber.

    1. Jana Leal

      Oi Letícia. Infelizmente não sei onde comprar estearato de sodio no Brasil. Mas estou fazendo testes para publicar uma receita caseira de estearato de sodio. Caso você não queira esperar, se fizer uma busca no Google irá encontrar receitas caseiras de estearato de sodio.

  11. Hola Jana! cómo haces para que el estereato no se haga grumos? Lo he tenido un buen rato al baño maria y removiéndolo un poco y aún así se me ha quedado algún que otro grumo. Ah! y le he añadido 1gr. de polvo de alumbre 🙂

    1. Jana Leal

      Hola, Mara. El estearato tarda en disolverse, hay que tener paciencia. Cuanto al ingrediente añadido, te aviso que puede causar inestabilidad. La receta no fue pensada para que se añadiera otros ingredientes. Un abrazo <3

  12. Oi Jana, tudo bem? O vinagre, qual vc indica? E o hidrolato é essencial na receita? Para add o hidróxido na glicerina, tem temperatura ideal ou assim que tudo ficar homogêneo já pode misturar?
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Vou fazer em breve esse desodorante sólido!

    1. Jana Leal

      Oi, Elen. O vinagre é de maçã. O hidrolato é importante sim, já que o de hamamélis tem ação adstringente, mas pode substituir por outro. Quanto a glicerina, leve ao banho-maria junto ao estearato de sódio. É estearato, não é hidróxido. Quando a temperatura alcançar os 70ºc, retira do banho-maria e mistura ou enforma. Ambas formas servem para o produto. Um abraço e obrigada pelo carinho!

      1. Jana, obrigada por responder! Me referi ao hidrolato, pq já tem óleos essenciais, mas pelo visto as funções são diferentes, né? É que não tenho ele em casa e tô louca pra testar sua receita! ahuahua
        Um bjo lindona!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu