Receita — Condicionador Sólido Vegetal e Natural

Minha primeira receita de condicionador sólido vegetal e natural ademais de muito simples e fácil de elaborar, além de indicada para o cuidado do cabelo seco, ressecado e danificado. Embora, não seja um condicionador para desembaraçar o cabelo, já que sua principal função é hidratar e nutrir (repor os óleos). Porque todos os ingredientes da fórmula, cumprem com essa proposta.

O condicionador sólido vegetal e natural está composto principalmente por manteigas ricas em características emolientes, suavizantes e condicionadoras, ademais aporta vitaminas e ácidos graxos, além de outras propriedades. Por isso o condicionador vai doar um extra de hidratação e suavidade aos fios, repondo a oleosidade natural do cabelo

Por outro lado, não seria um produto indicado pra quem tem o cabelo oleoso, porque esse condicionador natural, leva demasiadas manteigas como ingrediente hidratante. Já que a principal função do condicionador é aportar hidratação aos fios, desde da perspectiva de repor a oleosidade natural do cabelo.E um cabelo oleoso, não necessita tanta reposição de óleos nem mesmo tanta hidratação.

Principais propriedades do condicionador sólido vegetal e natural

Condicionador Sólido Vegetal e Natural
  • A Manteiga de Cacau é uma fonte de vitaminas (E, A e C), ademais de nutrir o cabelo repara pontas duplas.
  • A Manteiga de Murumuru é muito rica em ácido láurico, ademais possui vitamina (A e C). Além disso, também hidrata, suaviza, condiciona e recupera os fios danificados quimicamente ou por exposição solar.
  • Óleo de abisinia (Semente de Cambre Abyssinica) rico em ácidos graxos ômegas (3,6 e 9) ademais de fitosteróis, mas também possui ação altamente reparadora e nutritiva em cabelos danificados.
  • A Cera BTMS (INCI: Cetearyl Alcohol and Behentrimonium Methosulfate) é uma cera auto-emulsionante ademais de catiônica de origem vegetal. Ajuda a fortalecer o cabelo, mantém o brilho e a suavidade, ademais de ter propriedades anti-estáticas, condicionadoras e desembaraçantes.
RECEITA
Condicionador sólido vegetal e natural
INGREDIENTES
25 g cera btms
21 g álcool cetílico
12 (g) manteiga de karité
27,95 (g) manteiga de cacau
6 g manteiga de murumuru
2 g óleo de abisinia
Fase fria
0,05 g de vitamina E
1,95 g glicerina vegetal
2 g pantenol (vitamina B5)
2 g proteína hidrolisada de cereais
10 gotas de óleo essencial de alecrim
10 gotas de óleo essencial de cedro de atlas
10 gotas de óleo essencial de ylan ylang

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 0 comentários

  1. Obrigada pela receita Jana, já quero experimentar ela! Só preciso da cera BTMS! Pergunta, será que se mudo a proporção das manteigas, tipo usar um outro óleo no lugar de manteiga, ainda da certo?
    Feliz Natal para você também!

    1. Oi, fico feliz que tenha gostado.😍 Acredito que vc possa colocar até um 10% em óleo sem comprometer a dureza do condicionador. Mas só testando mesmo para saber o resultado.

  2. Obrigada por disponibilizar a fórmula, Jana!! Tenho apenas uma dúvida… a glicerina da fase B é a bidestilada, né?

  3. Pra que serve o álcool na fórmula? Posso substituir essa cera por cera de palma ou soja?

    1. O álcool serve como emoliente e estructura as manteigas e óleos. A cera de palma e soja são ceras que proporcionam dureza, não são ceras condicionadoras, não são similares a cera BTMS, que é uma cera suavizante que diminui a carga estática do cabelo e proporciona o condicionamento dos fios.

  4. comprei todos os produtos para meu primeiro teste e esqueci a glicerina, posso substituir por alguma manteiga que tenha esse mesmo poder de fazer permanecer a agua nos fios?

    1. Oi Jessika, a glicerina melhora o deslizamento do produto. Mas você pode substituir por outra manteiga sem problema ou algum extrato glicerinado, que seria também uma boa opção.

  5. Olá! Eu queria fazer o condicionador cremoso, os ingredientes são parecidos, mas acredito ter errado a quantidade de álcool cetílico. Sabe me dizer se o álcool que deixa a textura mais cremosa?

    1. Oi Olivia, não entendi muito bem o que você quer fazer, o álcool é um espessante, sem ver a fórmula e sem saber o que você quer fazer exatamente, não tenho como te ajudar. A minha receita é de um condicionador sólido, se você quer um creme condicionador, tenho outras receitas no blog que talvez possam te servir de inspiração. Obrigada pela visita ❤️

  6. Jana, muito legal seu Blog, estou adorando! Namastê!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: Pesquisei sobre a cera BTMS e o álcool cetílico. O Fornecedor diz que a dosagem de aplicação da cera é de 1 a 10% e do álcool cetílico é de 2 a 5%.
    Na sua fórmula do Condicionador Vegetal natural, você está usando 25% de cera BTMS e 21% de álcool cetílico. É isso mesmo?

    1. Oi Giselle obrigada ❤️. As recomendações são feitas em base a custo, tipo de produto e alguns em base a segurança do ingrediente, no caso am ingredientes estão dentro da margem segura de uso, e ao ser um sólido a diluição é diferente em produto com água.

      1. Jana, parabéns! Gamei no blog. Uma dúvida, essa cera BTMS tem algo a ver com o álcool cetoestearílico? tenho ele aqui e pensei em tentar uma substituição…

        1. Obrigada Cris H. Corrêa <3. A cera BTMS é: Alcohol cetearílico e Metosulfato Behentrimonium. O Álcool cetoestearilico precisa ser combinado com um emulsionante.

  7. Oi jana boa tarde
    A cera btms tem algum substituto ?
    Tenho alguns emulsionantes como : VE, MF, stereato de sódio , Ester de sucre, álcool cetílico, algum desses da certo ?

  8. Gente que receita mais amor, obrigada Jana. Assim que eu fizer posto meu feedback. Parabéns pelo teu trabalho. Você é muito generosa. Obrigada

  9. Jana gostaria de saber se posso utilizar outro óleo no lugar do óleo de abissinia,obrigada por suas receitas💖

  10. Ei Jana, tudo bem? Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, são de muita ajuda. Uma dúvida, essa receita poderia servir para um hidratante para a pele também? Ou teria algum problema utiliza-la sobre a pele?

    Agradecida! <3

  11. Olá!
    Adorei seu blog!!
    Gostaria de saber se o pantenol e as proteinas são realmente necessárias.
    Posso não colocar ou usar outra coisa?
    Obrigada

    1. Jana Leal

      Oi Marcela, obrigada. Seja bem-vinda! O pantenol e a proteína são opcionais, você pode não usar ou simplesmente substituir por outros ingredientes da sua preferência.

  12. oi Jana , uma dúvida daquelas, hehe , posso substituir o alcool cetilico pelo cetoestearilico ? sei que a BTMS já possui o ele, mas é que tenho bastante dele e queria usar… parabéns pelo compartilhar e grato pela atenção . Bruno

    1. Jana Leal

      Sim, pode substituir sem problema. Só uma coisa, se onde mora fizer muito calor, aumenta a quantidade de álcool graxo ou de btms e diminuir a quantidade de manteigas. Obrigada pelo carinho <3

  13. sou alérgica a condicionador comum nesse que vc faz possui algum componente na fórmula que seja igual ao de farmácia. obrigada

    1. Jana Leal

      Oi Simone. Você sabe dizer a que tipo de substância é alérgica? Quanto aos ingredientes, todos são utilizados em produtos cosméticos em geral. A diferença entre um produto natural e um convencional é no uso de certos ingredientes, mas um produto convencional também pode levar ingredientes de origem vegetal. Se for o caso de um produto em concreto ao qual você é alergica, se colocar aqui a lista de ingredientes, eu verifico e te digo. Mas se for em geral, te recomendo não usar nenhum, se não sabe qual ingrediente pode te causar problemas.

  14. Oi Jana! A cera BTMS que vc usou foi a 50 ou a 25? No Brasil só achamos a 25. com ela temos que fazer alguma alteração? O que vc indica de alteração? Devo mexer tb na porcentagem do álcool Cetílico, não é? Bjos!!!

    1. Jana Leal

      Oi Charlene. A BTMS 25 é a que utilizei. Veja pelo INCI. A 50 tem butylene glicol no final do INCI. Pode usar qualquer uma das duas sem necessidade de alterar a receita. Caso tenha algum problema com a dureza do produto, você pode ajustar a fórmula, em função um pouco do clima.

  15. Ola Jana uma dúvida, a receita do vídeo e diferente da descrita no blog certo?

  16. Jana é normal o cabelo ficar pesado? Fiz a receita certinho e mesmo assim está pesando muito.😢

    1. Jana Leal

      Oi Thiago. Seu cabelo é seco ou oleoso? Você usa shampoo ou lava o cabelo com sabão?Outro detalhe, os condicionadores sólidos devem ser aplicado nas pontas do cabelo e emulsionados primeiro nas mãos, existem vários fatores aí em relação a resposta do seu cabelo e o produto.

      1. Meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas. Eu uso shampoo sólido natural em barra feito por saponificação antes de usar o condicionador.

        1. Jana Leal

          Oi Thiago. Então, aí está o problema. Para o shampoo saponificado o melhor condicionador é o vinagre. Este tipo de condicionador não irá funcionar muito bem devido a que o shampoo saponificado deposita gordura no cabelo.

      2. Jana então qual o melhor shampoo? Para eu usar junto com o condicionador? A base de tensoativos?

  17. Olá Jana, sou super iniciada nesta área ainda. Que leituras, páginas, vídeos, aconselhas para conhecer os ingredientes e entender os processos para fabricação de sabonete, champô e amaciador sólidos? Obrigada

    1. Jana Leal

      Oi Carla. Quanto a sabonetes-sabão, te recomendo fazer um curso para aprender o processo de saponificação. Na loja aroma-zone tem um livro sobre cosmética sólida. Não sei te dizer se é bom ou não, mas acho que para ter uma noção básica vale.

  18. Obrigada Jana 🙂 mais uma questão, em relação a esta receia de condicionador sólido, também precisa de curar ou pode-se usar de imediato? Grata

      1. OI. amei sua receita. obrigada por disponibiliá la.
        Sabe onde posso achar a cera btms?

        1. Jana Leal

          Oi Veve, obrigada 🙏🏻 ❤️ Entra no grupo Cosmética Natural Handmade Brasil. Lá irá encontrar um post com recomendações dos membros de lojas de insumos para cosméticos no Brasil.

  19. O meu não emulsiona facilmente, tem algum ingrediente que eu posso aumentar ou diminuir para ele emulsionar mais facilmente?

    1. Jana Leal

      Usa água morna, ajuda a amolecer melhor o produto. Não tem nada de errado, deve ser assim mesmo, já que do contrário ele derreteria em um só uso.

  20. Oi Jana, gratidão pela receita! Onde posso encontrar para comprar o álcool cetílico e as proteínas hidrolisadas?

    1. Jana Leal

      Oi Leonor. Em lojas de insumos para cosmética, com fazer uma busca no Google você encontra varias lojas no Brasil que vendem esses ingredientes.

  21. Olá! Vi essa receita de condicionador sólido e fiquei interessada em testar, no entanto, os ingredientes descritos estao diferentes do vídeo. Poderia me ajudar?
    Eu comprei a cera btms, o álcool cetilico, o d pantenol, vitamina e e as manteigas e óleos, mas fiquei confusa porque no vídeo você cita outro álcool.

    1. Jana Leal

      Oi Naira, faça esta receita. A do video é outra. São receitas diferentes, apenas sirve de exemplo o video.

  22. Olá, Estou iniciando na cosmética natural. Fiz um curso de saboaria artesanal. Estou amando. E ja agradeço por disponibilizar a receita. Uso condicionador sólido e amoooo. Gostaria de tirar uma dúvida: existe uma porcentagem dos ingredientes em cima do total de óleos/manteigas? Ex: Se tiver 500gr de manteiga/oleos quanto uso de cera ou D-pantenol? tem uma porcentagem segura?

    1. Jana Leal

      Oi Débora, não entendi muito bem sua pergunta. Não existe uma quantidade exata, depende do resultado que se busca. É questão de testar mesmo. Quanto a segurança, os produtos sólidos são diluídos, portanto é possível aumentar a proporção de alguns ingredientes além da recomendada.

  23. Olá jana! Posso substituir a cera BTMS por olivem ou stearamidopropyl dimethylamine? Obrigada!

    1. Jana Leal

      Oi, Isabela. A cera Olivem não possui propriedades desembaraçantes nem antiestáticas para o cabelo. Não ficaria um produto legal. Quanto a stearamidopropyl, se necessita uma fase aquosa para ser acidificado. Tampouco funcionaria nesta receita. Tenho outra receita de condicionador sólido dá uma olhadinha.

  24. Jana essa sua receita é maravilhosa! Testei e funcionou super bem para o meu cabelo, que é bem ressecado. Obrigada por dividir conosco!

  25. Oi, Jana! O óleo de abisinia pode ser substituído? Se sim, qual? Obg ❤

  26. ooi, amei a receita e seu blog… mas tenho uma duvida… tem alguma porcentagem entre manteigas e cera btms? Tipo uma receita base como voce disponibilizou no shampoo solido.

    1. Jana Leal

      Oi Eduarda, o meu blog é de receitas, dou sim algumas orientações para formular, mas não de todos os produtos e não é o objetivo do blog.

  27. Olá, adorei a receita. O btms é biodegradável? Os sulfatos costumam não ser. Qual uma alternativa para o btma? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

    1. Jana Leal

      Oi Camila, a BTMS é biodegradável sim. A BTMS 25 é a mais suave e a menos problemática. No caso, a BTMS é uma sal quaternizada, não um sulfato. Os quartenários sim, costumam ser mais problemáticos em relação à biodegradabilidade que os sulfatos. Uma alternativa mais natural, com as mesmas características de condicionamento. Na loja Aroma-zone (França), vende uma cera totalmente feita a partir de ingredientes vegetais sem quaternização. Qualquer outra substituição para está receita não te recomendo, porque não irá funcionar.

  28. Olá Jana!!! Passando para dar um feedback super positivo desta receita. Meu cabelo é outro. (Parece até com os de propaganda de tv) rsrsrs
    Super obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu