Como Preparar — Argila Azul Kaolin para uso cosmético

Olá pessoal! Hoje trago para vocês um tutorial de como preparar argila azul! Ainda que pareça estranho, já que todos sabemos que a argila é um mineral encontrado na natureza. A argila de cor azul, não é exatamente uma forma natural ou bem-dizer, pura, do mineral tão apreciado por nós.

Origem e características das argilas

As argilas são minerais de silicatos encontrados em rochas de feldspato e micas, ou baixo terra como sedimento. São grupos de minerais naturais compostos maiormente por silício, acompanhados de uma variedade de outros minerais como: óxido de alumínio, ferro, manganésio, cálcio, potássio, magnésio, etc.

A variedade de cores das argilas, indica também diferenças na composição e, como consequência, diferentes usos, propriedades assim como aplicações.

Entre as diversas cores temos argila: verde, branca, preta, cinza, vermelha, amarela, marrom. Mas, devido à popularidade das argilas no mundo da cosmética, hoje, encontramos com argilas coloridas que não são argilas puras, mesmo sendo naturais.

Argila azul: composição, usos e propriedades

Como preparar Argila Azul
Como preparar Argila Azul

A argila de cor azul é uma mistura de argila branca (caulim) com pigmento mineral azul ultramar (Ultramarine Blue). Ingredientes totalmente permitidos na cosmética natural certificada.

O pigmento Ultramarine Blue (INCI: CI77007) é um mineral composto por minerais essenciais como silício, cálcio e magnésio. Ajuda a hidratar a pele, ademais de melhorar a elasticidade e proteger contra agressões externas. Além disso, trata pele atópica e estimula o crescimento do cabelo e unha.

Associado a argila branca (caulim), temos como resultado um ingrediente cheio de propriedades para o cuidado da pele e do cabelo. Principalmente no cuidado da pele seca, opaca, sensível e delicada. Pois, possui propriedades purificantes, tonificantes, antissépticas e estimulantes.

Podemos utilizar em variedades de preparados cosméticos como: máscara facial e capilar, shampoo, bombas de banho, creme, loção, esfoliante, etc. Assim como também para colorir sabão e cosméticos.

Ingredientes

  • Argila branca (quantidade suficiente)
  • Óxido azul ultramar. (quantidade suficiente)

Modo de preparo

  • Em um recipiente de vidro coloca a argila branca e acrescenta pequenas quantidades de óxido azul.
  • Mistura com a ajuda de um socador até homogeneizar completamente.
  • Tonalidade de azul a desejar.

Espero que tenha gostado! Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Fechar Menu