Como Fazer — Extrato de Baunilha caseiro e natural

Olá pessoal!

Quem não ama Baunilha!? Adoro! E você? Assim que a receita de hoje é um extrato macerado de baunilha caseiro e natural.

A baunilha destaca por seu perfil aromático, o extrato natural apresenta vários compostos complexos em sua fórmula, porém, a mais presente é a vanilina, responsável pelo cheiro e sabor característico, além de conter vitaminas do grupo B (B1, B₂, B₃, e B5), ademais de pequenas quantidades de minerais (zinco, cálcio, ferro, etc), também antioxidantes entre outras substâncias.

Hoje ela é uma das especiárias mais consumida com uma enorme demanda pela indústria, mas devido a causas climáticas que afetaram os países produtores, além da delicadeza necessária no cultivo, o preço da baunilha disparou. Por isso acredito que valha a pena elaborar o extrato em casa.

Sem dúvida, outra das vantagens de uma elaboração caseira, é conhecer a procedência e origem do extrato, porque a maioria dos extratos vendidos são artificiais.

Como usar o extrato caseiro de baunilha?

extrato de baunilha caseiro e natural

Bem, não existe nenhum limite ou contraindicação, portanto, podemos utilizar em diferentes produtos cosméticos, sem abusar na quantidade, por ser um extrato alcoólico.

O extrato também previne o envelhecimento, possui propriedades antibacterianas, além disso, é um excelente ativo para tratar queimaduras e acne. Embora seja na perfumaria que a baunilha destaque como uma das especiarias mais apreciada na composição de perfumes.

Como preparar extrato de baunilha caseiro?

Preparar o extrato é muito simples, precisamos macerar a planta em álcool durante no mínimo quatro semanas, mas se queremos um aroma intenso. Então, serão necessárias 24 semanas.

Ingredientes:

  • vodka ou Rum
  • 4 ou 5 vagens (favas) de baunilha

Modo de preparo:

  • Corta todas as vagens da baunilha pelo centro, depois raspa o interior e retira a semente.
  • Põe a fava inteira mais o raspado em um frasco de vidro.
  • Acrescenta o álcool até cobrir completamente a fava, e tampa o frasco.
  • Deixa macerando durante um mês ou mais em um local escuro.
  • Agita o frasco pelo menos uma vez ao dia.
  • Coa o extrato com um filtro de café ou pano, envasa em um frasco escuro ou âmbar.

Não se esqueça de comentar se gostou da receita. Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Este post tem 7 comentários

  1. Oi Jana tudo bem?
    Queria te perguntar se vc conhece onde se possa comprar potes de vidro ambar (ou qualquer vidro escuro, fosco) para cosméticos. Ai na Espanha mesmo!
    Obrigada desde já!

  2. Paloma

    Oi Jana, o álcool extra neutro da cana de açúcar é indicado? Se não me engano ele é 96% de pureza. Fui comprar álcool de cereais e só tinha esse e a pessoa falou que podia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu