Receita–Pasta Secativa para pele oleosa e com acne

Oi pessoal! Hoje trago para vocês uma receitinha para pele oleosa inspirada em uma formulação farmacêutica muito conhecida, chamada “pasta d’água”.

A pasta possui ação adstringente, refrescante, bactericida e secativa. Sendo um produto indicado para tratar acne e diminuir a oleosidade da pele. Também trata assaduras, pele sensibilizada pela exposição solar e atópica.

E por isto, o protagonista desta receita e ativo principal é o óxido de zinco. Será ele, que irá conceder as principais propriedades ao produto.

O que é o óxido de zinco?

Óxido de zinco (INCI: zinc oxide — CI 77947) é um composto inorgânico com fórmula ZnO. Um pó branco insolúvel em água utilizado como aditivo em diferentes materiais e produtos. Se encontra de maneira natural no mineral cincita-zincita (óxido vermelho de zinco), com uma cor entre vermelho e amarelo por causa do manganésio, além de outros minerais e impurezas presentes. Porém, a maioria do óxido de zinco é produzido de forma sintética, devido à dificuldade de encontrar esse mineral na natureza.

Propriedades e usos cosméticos do óxido de zinco

Um ingrediente foto estável, não irritante, não alergênico e nada comedogênico. Com ação antisséptica, desodorante, absorvente, adstringente, anti-inflamatória e protetora da pele.

O óxido de zinco é amplamente utilizado no tratamento de problemas de pele. Um ingrediente inclusive muito apreciado em formulações para o cuidado da pele do bebê. Além de seu uso em produtos como cremes e protetores solares. Possui a capacidade de bloquear raios UVA e UVB de luz ultravioleta. Também se utiliza em shampoos anti-caspa, pomadas, pastas antissépticas, maquiagem, etc.

RECEITA

Pasta secativa para pele oleosa e com acne

7,5 g óxido de zinco
7,5 g argila branca caolín
7,5 g glicerina vegetal
7,5 g suco de aloe vera ou gel
Modo de Preparo

Nota

  • O produto dura até 6 meses em boas condições de uso e armazenamento. Porém, ao ser uma elaboração caseira devemos estar atentos a qualquer mudança organoléptica e consumir quanto antes possível.
  • Agite antes de usar.
  • Podemos acrescentar ativos para melhorar as propriedades, ex: mentol, pantenol, vitamina A, E, etc.
  • Use gel ou suco de aloe vera de preferência com conservante.

Deixe seu comentário se gostou da receita e gostaria de ver mais receitas como essa no blog. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Anúncios

2 respostas para “Receita–Pasta Secativa para pele oleosa e com acne”

  1. Que legal Jana! Parabéns demais! Linda receita! Minha pele não é mais oleosa… mas vou indicar para amigas. beijoss

Deixe uma resposta