Receita — Condicionador Sólido Delícia de Coco

Oi pessoal! Hoje trago uma receita nova de condicionador sólido, minha receita núm.90. Estou quase perto da minha meta que são cem receitas. Depois já veremos o que nos depara o futuro.

Mas voltando ao que interessa, escolhi o nome “delícia de coco” para o condicionador, porque confesso que a cor caramelo e o cheirinho do óleo essencial de cravo, me fez recordar um doce que amo muito que é a cocada preta.

E falando em cocada! Nosso protagonista de hoje é o óleo de coco. Um dos óleos mais apreciados tanto para uso cosmético como alimentar. O verdadeiro coringa, presente não só em sua forma natural em cosméticos como em forma modificada dando origem também a diversos insumos.

Composição do óleo de coco

O óleo de coco (INCI: cocos nucifera (coconut) oil) está composto por 99% de ácidos graxos saturados unidos em triglicéridos.

Dentro do grupo de maior presença formado pelos ácidos graxos saturados estão o ácido palmítico, ácido caprílico, ácido láurico e o ácido mirístico entre outros. Já o ácido oleico e linoleico são graxos mono e polinsaturados também muito presentes na composição do óleo.

Os ácidos graxos saturados de cadeia longa e media estão presentes em um 60% ou até 71% da composição total. Sendo exatamente eles os maiores responsáveis pelas maravilhosas propriedades do mesmo. Inclusive são os mais estáveis a oxidação e penetrantes

Os graxos saturados de cadeia longa são os responsáveis pela forma sólida do óleo de coco. Ademais de outras propriedades.

O ácido graxo mais famoso é o láurico. Aparece em maior proporção no óleo de coco e apresenta uma grande afinidade pela pele e o cabelo aumentando a hidratação. Possui excelentes propriedades contra vírus, bactérias e parasitos. Porém, também encontramos propriedades antimicrobianas no ácido caprílico. Outro graxo de cadeia media. O óleo de coco fraccionado é uma fração do óleo de coco praia, do qual é eliminado o ácido láurico e os saturados de cadeia longa. Conhecido e também denominado como MCT (Medium-chain-Triglyceride), formado principalmente por ácido caprílico e cáprico. Possui uma ótima solubilidade e um alto nível de absorção. Sendo um excelente óleo portador e muito apreciado como extrator (solvente).

Entre as substâncias insaponificáveis encontramos vitaminas (E, K), ferro.

Condiciona e nutre o cabelo

Os ácidos graxos presentes no óleo de coco também proporcionam brilho, hidratação, ainda fortalecem o cabelo e o couro cabeludo. Tratam a caspa e a queda capilar. Condicionam, protegem e restauram o cabelo, além de eliminar o frizz. Sem dúvida é um dos melhores óleos para o cabelo, principalmente para o cabelo seco, afro e cacheado. Quem não ama o óleo de coco!?

Agora vamos à receita!

RECEITA

Condicionador sólido delícia de coco

20 g cera auto-emulsionante BTMS (não serve cera de abelha)
12,5 g manteiga de cacau
5 g óleo de coco
2,5 g manteiga de kombo
10 g álcool cetílico
Modo de preparo

Nota

  • A manteiga de kombo pode ser substituída por outra manteiga, assim como o óleo essencial de cravo.
  • Também é possível acrescentar ativos a base do condicionador caso deseje.
  • O óleo essencial de cravo não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes ou crianças. Tome precauções ao manipular já que é um óleo dermo-caustico que deve ser bem diluído em um óleo portador. Verifique também se não é alérgico antes de utiliza-lo.
  • O condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo, apenas no comprimento e pontas do cabelo.

Deixe seu comentário se gostou da receita e se gostaria de ver mais receitas como esta no blog.

Obrigada pela visita e até a próxima receita! ❤️🍃

Anúncios

3 respostas para “Receita — Condicionador Sólido Delícia de Coco”

  1. Olá adoro suas receitas mas meu cabelo fica oleoso com o condicionador, seria possivel adicionar algum produto leve para limpeza?

    1. Oi Luciana, seu cabelo é oleoso? Uma opção é você usar o shampoo condicionador no lugar do condicionador sólido. E outra é fazer um condicionador líquido com pouca quantidade de óleo. A receita do condicionador de banana pode te servir como base.

Deixe uma resposta