Receita — Shampoo Sólido Condicionador de Jasmim

O jasmim é uma planta muito popular usada na aromaterapia. Mas você sabia que o jasmim é excelente para o cabelo? Talvez seja o momento de introduzir na sua rotina capilar, essa planta maravilhosa. Vou contar a vocês o porquê.

Jasmim aroma do Oriente

O jasmim (Jasminum grandiflorum) pertence à família das Oleaceae. É uma planta trepadeira, conhecida por suas lindas flores brancas perfumadas. Que durante muitos anos foi utilizada no cuidado do cabelo, especialmente o seu óleo essencial. Devido a suas propriedades hidratantes e antimicrobianas para a pele e o cabelo.

O óleo essencial de jasmim simboliza a esperança, a felicidade e o amor. Na cosmética seu uso mais apreciado é na perfumaria. Sendo usado como o coração de muitos perfumes famosos e de prestígio.

Como melhora o cabelo

O óleo essencial de jasmim, fortalece a raiz e o comprimento do cabelo. Aumenta a hidratação, a flexibilidade, diminui o frizz e também proporciona um brilho extra. Ademais de prevenir e tratar a quebra, pois, favorece um aumento no grossor dos fios.

É especialmente indicado para cabelos cacheados e secos. Também possui benefícios para o tratamento do couro cabeludo sensível ou escamoso.

Porém, também podemos utilizar as flores a modo de chá ou maceradas em óleo. Seja para o último enxágue ou para umectação capilar.

Assim que a receita de hoje, é um shampoo sólido condicionador de jasmim. Com óleo essencial e flores secas de jasmim. Ademais de outros ingredientes.

RECEITA

Shampoo sólido condicionador de jasmim

Ingredientes

30g tensoativo sci (sodium cocoyl sulfate)
4g tensoativo betaína de coco
3,5g ácido esteárico (vegetal)
2,5g água deionizada
4g cera BTMS (Cetearyl Alcohol and Behentrimonium Methosulfate)
5,5g manteiga de cupuaçu
0,5g óleo essencial de palo rosa, palo de Ho e absoluto de jasmim (uma gota)
1g flores secas de jasmim

MODO DE PREPARO

Assista o video. Deixe seu like! Inscreva-se no canal se ainda não está inscrita ou inscrito! Cometa e compartilha!

shampoo condicionador sólido de jasmim

NOTA

  • Use máscara para não respirar o pó do tensoativo. E luva para manosear o produto.
  • Para cabelos oleosos o shampoo serve como condicionador.
  • O shampoo condicionador também é ideal para quem faz low poo.
  • Óxido amarelo opcional para colorear o shampoo.

Obrigada pela visita e até a próxima receita! 🌹

Anúncios

4 respostas para “Receita — Shampoo Sólido Condicionador de Jasmim”

  1. Que formulação linda, Jana! Amo Jasmim! A betaína de coco é o mesmo que a cocoamidopropil betaína? E o ácido esteárico pode ser substituído pelo álcool cetoestearílico? Um beijo!

    1. Oi Raquel! Você vai amar então, porque ficou muito bom! Olha só, a betaina de coco não é a cocamidopropyl, mas pode substituir sem problema. Ambos são anfotericos. Quanto ao esteárico pelo álcool cetoestearilico , não seria o melhor substituto. Tenta com uma manteiga bem durinha e um tico de cera candelilla. Mas de todas formas será necessário testar para ajustar a receita.

  2. Oi Jana! a manteiga pode ser karite o de mango? Na Argentina eu acho que nao consigo cupuaçu
    Muito obrigada
    se ve muito bonito o shampoo 🙂

    1. Oi Gi! Dependendo do clima você pode optar por uma ou outra. Faça um teste, se vê como​ fica. É possível corrigir caso fique muito mole, com mais ácido esteárico.

Deixe uma resposta