Receita — Desodorante Roll-On Natural

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? Voltei! Infelizmente, fui obrigada a tirar umas férias forçosas. Porém, já estou de volta com muitas novidades.

Começando por essa receita que estou segura de que vão amar. E também uma boa notícia: tem um novo emulsionante natural sendo vendido no Brasil! — Outra opção natural aprovada por Eco-cert.

O INCI do dito cujo é: Glyceryl stearate citrate, sucrose stearate, polyglyceryl-4-cocoate, cetyl alcohol, sodium ricinoleate. Ou procurem na Loja Sabão e Glicerina pelo nome de “Dub Base Expert — Base Autoemulsionante Vegetal”.

Cera Dub Base Expert

A cera Dub Base Expert é uma cera auto-emulsionante. Como podem perceber, pelo nome e também pelo INCI interminável. Produz emulsões estáveis com estrutura lamelar. Sem necessidade de utilizar estabilizantes ou espessantes (com exceções). Uma das vantagens que encontro nessa cera (existem muitas outras), é o fato dela aceitar uma carga grande de óleos e manteigas. Mantendo um sensorial agradável, fresco e nada oleoso.

Outra vantagem interessante é: elaborar emulsões com ambas fases e o emulsionante no mesmo recipiente. Sendo que também aceita a introdução de ingredientes aquosos e oleosos em frio, sem o risco de desestabilizar a emulsão.

O que faz dela uma cera ideal, para a elaboração de bases de maquiagem, protetor solar, desodorante entre outros produtos.

Já a receita de hoje é de um desodorante em creme natural, com essa cera fantástica.

Se cansou de testar receitas na internet com bicarbonato e óleo de coco, sem resultado? Então essa vai ser sua receita definitiva para acabar com o cê-cê.

Por que elaborar nosso próprio desodorante

Na verdade, não é tão simples eliminar o mau odor corporal. Não com todo mundo funciona o mesmo produto. Os desodorantes naturais podem não ser tão eficientes como os antitranspirantes e desodorantes vendidos pela indústria. Devem ser reaplicados a cada certo tempo, para um efeito mais duradouro. Porém, continua sendo melhor opção um desodorante natural. Com toda certeza também caseiro.

Também, evitamos ingredientes suspeitos de provocar câncer e diruptores endócrinos. Como os temidos sais de alumínio (cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio). Utilizados pela indústria na composição de antitranspirantes. Ou o famoso Triclosan. Um bactericida proibido pela UE em desodorantes aerossóis, por suspeitas de ser um diruptor endócrino e contaminante do meio ambiente. Entre outros ingredientes como os parabenos e ftalatos presentes em desodorantes industrializados.

Logo, nada melhor que poder elaborar o próprio desodorante. Seja aquela receitinha básica de bicarbonato e óleo de coco. Ou esta receita mais elaborada.

Entre os ingredientes ativos da receita, estão: o extrato de alecrim que se destaca por suas propriedades adstringentes que ajudam a controlar o suor. O óleo de gergelim que também é um bom desodorante e antibacteriano. Junto a tintura de própolis que é um excelente ativo antibacteriano e desodorante. Por último e não menos importante, está o alúmen em pó, um desodorante natural e antibacteriano. E o alfa bisabolol, um princípio ativo calmante, protetor e anti-inflamatório.

Receita

Desodorante roll on natural

Fase A

33,55g água deionizada

0,50g alúmen em pó

Fase B

5,00g óleo de coco fraccionado

4,55g cera dub base expert

Fase C

5,00g óleo de gergelim

0,50g extrato de alecrim

0,20g extrato de própolis

0,30g óleo essencial (gerânio ou alecrim, melaleuca)

0,10g alfa bisabolol

0,30g conservante cosgard

Modo de preparo

Assista o video.

Tudo posso se ele me permite.

NOTA

  • Cera de abelha, candelilla ou carnaúba não são substitutas de ceras auto-emulsionantes ou emulsionantes.
  • O óleo de gergelim pode ser introduzido na fase de calor se desejar. Caso use um óleo mais sensível ao calor, siga o mesmo processo.
  • Os ingredientes da receita foram escolhidos com a finalidade de obter um produto com ação desodorante. Qualquer substituição deve seguir a mesma lógica da receita para que funcione.

Feliz Dia Internacional da Mulher! 💪♀

Obrigada pela visita! E até a próxima receita. ❤️

Anúncios

16 respostas para “Receita — Desodorante Roll-On Natural”

  1. Oi Jana!!! Obrigada pela formulação. A função da alfa bisabolol na mesma também é desodorizante? Já li que a alfa bisabolol atua no combate à manchas… Procede? Um abraço!

    1. Oi! Raquel. O Alfa bisabolol é antibacteriano, anti-inflamatório, calmante e regenerador. A função dele, na fórmula é evitar assim como a própolis os cabelos encravados, ademais de agir contra as bactérias do suor. Não sei se ele tem ação contra manchas, sei que ajuda na renovação celular. Que no caso, para um produto específico contra manchas, pode ser um ativo interessante. Um abraço pra você também!

  2. Me ajuda numa coisa que nunca entendi bem?
    Alumen é o mesmo que Pedra Hume?
    É pedra hume não é um sal de alumínio?? (Já li acusações e defesas dela, mas nunca cheguei a uma conclusão final…)

    1. Sim é o mesmo. A pedra (alúmen) é de origem natural, suas moléculas são muito grandes para penetrar na pele. Os suspeitos de provocar câncer ou problemas hormonais, são os citados no post. A (pedra) alúmen é segura, e pelo que sei não existem estudos que indiquem o contrário.

  3. Ola Jana, adoro suas receitas!!! trabalho com cosmética vegana, tem algum produto para substituir o própolis ou simplesmente não uso? o extrato de alecrim é a mesma coisa que oleoresina de alecrim?
    Gratidão por passar tantos conhecimentos. Beijos.

    1. Oi Miriam! Substitui o extrato de própolis por Vitamina E. Ou por extrato de tomilho, lavanda ou menta. O extrato de alecrim é glicérico. Muito obrigada e beijos pra você também!

  4. Oi, Jana! Adoro seu canal! Posso substituir o propolis por carvão ativado? Pensei em fazer uma mistura dessa receita com a outra de desodorante q vc postou.rs Beijos!

    1. Oi Ana Luiza, você pode testar o desodorante com um pouco de carvão ativado. Mas é melhor substituir a própolis por vitamina E. Obrigada pelo carinho❤️

    1. Oi Fátima, o alúmen de potássio não é cancerígeno e não existe nenhum estudo que indique isso. Os tipos de alumínio que apresentaram alguma evidência ainda não conclusiva, são os citados no post. Esses possuem ação antitranspirante, coisa da qual o alúmen não faz, já que ele age superficialmente devido ao tamanho das suas moléculas que não penetram na pele. Quanto substituir-lo da receita, fica ao seu critério, mas o produto não será igual de efetivo sem ele.

  5. Muito bacana essa cera dub base. Vc poderia nos ensinar a fazer uma loção corporal com ela? O que acha? Pensa com carinho vai!!!

  6. Oi querida. Como vai? Posso substituir a cera Dub base por outro emulsionante? Qual você me indicaria? Muito obrigada pelas formulações maravilhosas. Bjs

    1. Oi Sandra, cada emulsionante possui suas particularidades. Independente da minha indicação ou não, você terá que testar e reformular o produto caso substituía o emulsionante. Assim que o melhor é fazer a receita tal qual ou formular outra base de zero com o emulsionante que você quiser.

Deixe uma resposta