Como Fazer — Extrato de Baunilha Caseiro

Quem não ama Baunilha!? Se você assim como eu, adora! Então, essa sem dúvida é sua receita.

A baunilha (Vainilla planiforia) é uma espécie de orquídea. Já na antiguidade era conhecida como saborizante e aromatizante pelos povos mesoamericanos. Mas foram os espanhóis conquistadores, que colocaram esse nome devido à semelhança das vagens com a judia verde. A partir de aí foi levada a Europa e conquistou o mundo com seu sabor e aroma.

Hoje é uma das especiárias mais consumidas. Com uma enorme demanda pela indústria. Porém, por causas climáticas que afetaram os países produtores assim como também pela delicadeza necessária para o cultivo da planta. Nos últimos anos o preço da baunilha disparou.

Ainda assim acredito que valha a pena elaborar o extrato em casa.

Sendo que a maior vantagem de elaborar nosso próprio extrato é sem dúvida conhecer a procedência e origem do mesmo. Por que a maioria dos extratos de baunilha são artificiais. Nesse caso, vamos elaborar um produto de uso alimentício e cosmético.

Quais são os usos cosméticos da baunilha

Sabe aquela frase “o céu é o limite”? Pois, é… Podemos utilizar o extrato em todo tipo de produtos. Não sendo conveniente abusar na quantidade. Principalmente em cosméticos para pele seca. Já que se trata de um extrato com álcool.

Propriedades da Baunilha

A baunilha destaca por seu perfil aromático. O extrato de baunilha natural, apresenta vários compostos complexos na sua fórmula, porém, o mais presente é a vanilina responsável pelo cheiro e sabor característico. O extrato também contém vitaminas do grupo B (B1, B₂, B₃, e B5), além de pequenas quantidades de minerais(zinco, magnésio, ferro, cálcio, etc) ademais de antioxidantes e outras substâncias.

O extrato de baunilha previne o envelhecimento da pele, combate a acne devido a suas propriedades antibacterianas. Também é um excelente ativo para tratar a pele sensível e queimaduras. Mas é na perfumaria que a baunilha destaca como uma das especiárias mais apreciada na composição de perfumes.

Como preparar extrato de baunilha

Preparar o extrato é muito simples, porém, é necessário esperar no mínimo 4 semanas. Agora se queremos um extrato com um aroma intenso, então é preciso esperar mais, muito mais para desfrutar desse elixir. Diria que 24 semanas é o ideal.

Para fazer o extrato de baunilha caseiro precisamos de:

  • Vodka ou Rum
  • 4 ou 5 vagens de baunilha

Começamos por cortar as vagens de baunilha pelo centro. Raspamos o interior e colocamos a vagem aberta junto com o raspado em um frasco. Adicionamos álcool até cobrir completamente. Deixamos macerar durante um mês ou mais. É preciso agitar o frasco de vez em quando ou se possível todos os dias. Logo coe o produto e envase em um frasco âmbar.

Podemos acrescentar outra vez mais álcool e seguir extraindo o perfume da baunilha com as mesmas vagens. Assim até saturar a planta.

(Vagem=fava)

Obrigada pela visita e até a próxima receita! 🍃❤️

Anúncios

5 respostas para “Como Fazer — Extrato de Baunilha Caseiro”

  1. Oi Jana tudo bem?
    Queria te perguntar se vc conhece onde se possa comprar potes de vidro ambar (ou qualquer vidro escuro, fosco) para cosméticos. Ai na Espanha mesmo!
    Obrigada desde já!

Deixe uma resposta