Receita — Esfoliante Facial e Corporal com Extratos de Plantas.

Ano novo sempre começa com energias renovadas! E nada melhor que iniciar o ano com uma limpeza de pele e destoxificação por dentro e por fora, não é?

E hoje trago para vocês uma receita de esfoliante corporal e facial com extrato de sauce negro, alecrim e ginkgo biloba. Ideal para tratar a pele oleosa e normal, ativar a circulação e fazer uma limpeza mais profunda. Porém, antes quero falar sobre um dos ingredientes e explicar alguns detalhes relacionados a elaboração da receita.

O ingrediente mais importante desta receita é o extrato de sauce negro. Sendo que, qualquer substituição, deve ser feita com um ingrediente parecido.

Sauce Negro Ácido Salicílico Natural

O sauce negro (salix nigra) é uma espécie de árvore de salgueiro nativa de norte América, da família Salicaceae. Na sua casca se encontra uma substância chamada salicilina conhecida como ácido salicílico (natural).

Também conhecido com um beta-hidroxiácido (BHA). Usado como aditivo em produtos de cuidado da pele. Já que possui propriedades esfoliante, adstringente, seborreguladora, antirruga, regeneradora e reparadoras da mesma. Inclusive como conservante antibacteriano, porém, não é efetivo contra mofo e levedura.

Esfoliantes naturais

Se queremos elaborar o extrato em casa, basta com uma simples decocção da casca da árvore para extrair seus ativos. Porém, existem outros extratos de plantas com salicilatos que podemos utilizar em substituição do sauce negro. Como exemplo: a ulmária, bétula celtibérica e o sauce alba. Também temos o Google para pesquisar por mais plantas.

No final do post no apartado nota,  tem um complemento com mais informação sobre o mesmo, não se esqueçam de ler!

Receita

Esfoliante facial e corporal com extrato de plantas

Ingredientes:

15g manteiga de karité

5g óleo de coco

10g álcool cetílico

44g água deionizada

10g tensoativo slsa

2g extrato (glicérico) de ginkgo biloba

1g extrato de alecrim

5g extrato de sauce negro (ácido salicílico natural)

1g de óleos essenciais (menta piperita, menta arvensis, salvia)

9g pó de osso de azeitona ou açúcar branco

0,6g conservante cosgard ou qs de qualquer outro conservante da sua preferência

Modo de preparo:

Nota:

  • O açúcar deve ser incorporado quando o creme este completamente frio.
  • Bata novamente o produto junto com o açúcar.
  • Ajuste o pH com ácido láctico em 5,5.
  • Pode substituir o tensoativo slsa por qualquer outro tensoativo natural.
  • O extrato de ginkgo biloba ativa a circulação sanguínea. Agindo principalmente nos membros inferiores. Também possui efeito venotónico.

🌿Qualquer mudança organoléptica, ou seja, odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Anúncios

6 respostas para “Receita — Esfoliante Facial e Corporal com Extratos de Plantas.”

  1. Amei, Jana, o vídeo no YouTube ficou ótimo, parabens! Eu gostaria de saber se é possível substituir o álcool ceto pelo cetílico, ou se o sensorial vai ficar muito diferente… Se eu substituir seria na mesma quantidade? E como tensoativo pode ser o SCI na mesma quantidade? Grande beijo!

    1. Oi Raquel, o cetoestearílico e o cetílico são diferentes, porque ademais de espessante, o cetoestearílico é emulsionante. Poderia não funcionar tão bem e comprometer a estabilidade da emulsão com o tempo. No caso você pode usar o emulsionante glyceryl stearate (não auto-emulsionante). Quanto ao SCI, te aconselho usar um tensoativo anfótero também para ajudar na solubilidade dele. As quantidades seriam as mesmas. Muito obrigada pelo carinho 🙏🏻❤️

Deixe uma resposta