Hidratante facial sésamo e uva

O óleo de sésamo (Sesamum indicum) possui um alto teor de vitamina E, ademais do sesamol e a sesamolina componentes com potentes propriedades antioxidantes.

Um antioxidante é uma molécula com capacidade para bloquear os radicais livres, que são as substâncias responsáveis pela oxidação (envelhecimento) da pele.

Os radicais livres são produzidos de forma natural em nossa pele, pela ação metabólica ou excepcional e intensamente por efeitos da radiação UVA e contaminação.

O óleo de sésamo combate o envelhecimento das células, ameniza rugas, linhas de expressão e manchas. Protege a pele (filtro solar suave), estimula a circulação e favorece o bronzeado. Indicado para pele seca, madura e sensível. Trata acne, psoriasis e eczema seco.

Óleo de semente de uva (Vitis vinifera) composto por um concentrado de polifenoles com efeito antioxidante, sendo o resverastrol o mais destacado. É um poderoso anti-rugas, com propriedade hidratante, protetora, nutritiva, calmante e regeneradora.

A receita desta semana é um hidratante facial de óleo de sésamo e óleo de semente de uva. Para pele madura e mista. Também serve como demaquilante.

RECEITA

Hidratante facial sésamo e uva

INGREDIENTES

Fase A

9,00 g hidrolato de rosas

13,26 g água deionizada

0,60 g ureia 

0,90 g glicerina
Fase B

1,50 g cera protelan ENS

0,90 g manteiga de manga

1.00 g óleo de sésamo

0,80 g óleo de semente de uva
Fase C

0,90 g vitamina E acetato

0,24 g conservante (sharomix)

0,60 g resverastrol ou extrato de semente de uva

4 gotas de óleo essencial de lavanda 
5 gotas de óleo essencial Palo Ho (Cinnamomum camphora QT linalool)

MODO DE PREPARO

Prepara a fase A e B em diferentes recipientes.

Leve ao banho-maria a fase B até os 70ºc ou ambas fases (opcional).

Verta a fase A sobre a B em agitação manual.

Enseguida use o mini mix . 

Bata até homogeneizar completamente.

Adiciona um a um os ingredientes da fase C.

20181009_211715_00011521450416.png

NOTA

  • Cera Protelan ENS INCI: Glyceryl Stearate (and) Cetearyl Alcohol (and) Stearic Acid (and) Sodium Lauroyl Glutamate.
  • A cera protelan permite emulsiones com fase fria.

 

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

9 respostas para “Hidratante facial sésamo e uva”

    1. Oi Caroline. A ureia é um ativo super hidratante (parte do “Fator de Hidratação Natural”, da pele), com algumas propriedades e caracteristicas únicas. Assim que a opção é não usar-la, já que para qualquer substituição mais ou menos similar, seria necessário modificar a receita e quem sabe até o modo de preparo.

  1. Jana! Aqui no Brasil não encontramos com facilidade a cera protelan. Neste caso, o que vc sugeriria para substituição?
    E no lugar da manteiga de manga, é possível trocar pela de karite ou cupuaçu?
    Um abraço amada!

    1. Oi Marta. Uma opção é a cera Olivem 1000. A manteiga de karité não é exatamente igual porém está mais próxima, seria uma boa troca. <3

  2. olá Jana, o que usar para substituir esses ingredientes, não estou encontrando conservante (sharomix) e resverastrol ou extrato de semente de uva, posso usar o livre de parabenos e formaldeídos? grata

    1. Oi Ludmila, pode usar o livre sem problema. Quanto ao ativo, escolha outro da sua preferência, de acordo com suas necessidades. Se você colocar o que tem , eu posso te sugerir algo.

Deixe uma resposta