Sérum Anti-manchas

Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra L.) é uma espécie de planta flor pertencente à família Fabaceae. Possui propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e componentes reconhecidos como efetivos no tratamento da hiperpigmentação, como melasma e manchas de idade. Estudos clínicos com cosméticos contendo extrato de alcaçuz, obtiveram resultados positivos em pacientes com melasma. O que faz deste, um ativo apreciado em produtos cosméticos despigmentantes.

Uva-de-urso (Arctostaphylos uva-ursi), é uma espécie de arbusto pertencente à família Ericaceae. Seu extrato ajuda clarear manchas escuras surgidas durante a gravidez, trata melasmas e marcas de queimaduras de sol. Um dos ativos vegetais mais utilizados por sua ação inibidora da tirosinase. Estando presentes princípios ativos importantes nessa ação como a arbutina; uma alternativa menos irritante que a hidroquinona para o tratamento de manchas.

E o que é a tirosinase?

A tirosinase é uma enzima que estimula a produção de melanina. A síntese da melanina (proteína responsável pela coloração da pele), ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase.

A melanina pode ser classificada em função da genética ou por exposição solar. O escurecimento da pele após a exposição ao sol é uma reação do nosso corpo para realizar uma fotoproteção natural, mas em excesso acontece uma alteração dando lugar ao surgimento de melasmas e lentigos, sem mencionar outros problemas relacionados a saúde.

“Tudo em excesso faz mal.”

A melanina protege o nosso ADN da radiação ultravioleta.

A proposta de hoje é um sérum antimanchas para uso diário. Lembrando que qualquer cosmético com ação despigmentante, deve ser acompanhado pelo uso obrigatório de um protetor solar.

O sérum pode ser utilizado como ativo em máscaras faciais, cremes ou diretamente aplicado na pele: durante à noite.

Esta receita não substitui nenhum tratamento indicado por um profissional médico. Faça um teste prévio para verificar qualquer reação alérgica, natural não significa hipoalergênico, é uma mensagem errônea muito disseminada nas redes sociais.

Todos os ingredientes deste sérum atuam em sinergia, assim que qualquer substituição ou adição deve ser realizada com critério.

RECEITA

Sérum anti-manchas

INGREDIENTES

20,61 ml hidrolato de neroli 

6,0 g suco de aloe vera

0,3 g sorbitol ou glicerina vegetal

0,9 g vitamina C estabilizada

0,9 g extrato de uva-de-urso

0,6 g extrato de alcaçuz

0,6 g extrato de semente de pomelo

0,09 g goma xantana (opcional)

Ácido cítrico para ajustar o ph em torno a 6.5-7

MODO DE PREPARO

Misturar todo os ingredientes em ordem. 

Esparcir a goma xantana e agitar para evitar aglomeração.

Ajustar o ph.

Envasar em um frasco âmbar ou escuro.

 

MelasmaManchas de solmanchas escuras1

NOTA

  • O extrato de semente de pomelo e o de uva-de-urso possuem ação conservadora ademais de atuar como ativo antimanchas.
  • Armazenar o produto em um lugar fresco.
  • Os extratos são glicerinados, menos o de pomelo que é um extrato concentrado.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participa da minha comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage você irá encontrar todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informações dicas e receitas.

Obrigada pela visita e até a próxima receita

Anúncios

10 respostas para “Sérum Anti-manchas”

    1. Oi Charlene, os extratos são glicerinados, menos o de pomelo que é um extrato concentrado. Não te recomendo fazer o de pomelo em casa.

    1. Oi Mei, não sei te dizer exatamente onde comprar. Apenas posso te indicar a loja Sabão e Glicerina, mas tampouco estou segura de se há ou não.

Deixe uma resposta