Receita creme base natural

Um creme base nos permite praticar e experimentar com formulações básicas e simples de elaborar. São considerados produtos hipoalergênicos ao não possuir em sua formulação perfume e princípios ativos aparte dos necessários para a conservação do produto.

— Anteriormente publiquei uma receita de creme base, mas como não fiquei satisfeita com resultado retirei o poste. Desta vez, trago outra proposta mais simples e fácil de fazer.

RECEITA

Creme base natural

INGREDIENTES

Fase A

65,80 (g) água deionizada

3,00 (g) glicerina vegetal

Fase B

5,00 (g) manteiga de karité

15,00 g óleo de macadâmia

8,00 g  glyceryl stearate SE

2,00 g álcool cetílico  

Fase C

1,00 g conservante

0,20 g vitamina E

MODO DE PREPARO

Pesar ambas fases em diferentes recipientes, menos a fase C.
Leve ao banho-maria.

Aos 70ºc retire do banho-maria. Verta a fase B sobre a fase A
 pouco a pouco batendo com um mixer durante 3 minutos.

Continue batendo manualmente dentro de um recipiente com água fria.

 Até esfriar.

Aos 40ºc adiciona a fase C. Envase.

20180830_201154_0001704456120.png

NOTA

  • EDIT: Use (0,2–03) goma somente se necessário, a base é estável. Muita gente está adicionando goma direto na base. Caso façam uma nova emulsão com a base ou adicionem ingredientes que fluidifique o creme, então sim! Adicionem goma.
  • Alguns ativos podem modificar o Ph. Corrija se necessário.
  • Use hidrolatos ao invés de água.
  • Conservante Sharomix.
  • Adicionar até 10% de ativos.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica, ou seja, odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participa da minha comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu “blog”, na minha fanpage você irá encontrar todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dica e receitas.

20 respostas para “Receita creme base natural”

  1. Jana, como incorporar a goma xantana na formulaçao? Minha experiencia com goma é desastrosa, sempre forma gomos (mesmo hidratando com glicerina).

    1. Oi Priscila. Tenta desta forma: incorpora a goma (umectada na glicerina) na água, pouco a pouco em agitação, até formar o gel.

  2. Qual a validade dele? e o Glyceryl stearate se pode ser substituído por algum outro composto?
    Muito obrigada desde já, descobri seu blog fim de semana passado e to amando! lendo praticamente todas as postagens… parabéns por seu trabalho <3

    1. Oi Keila. fIco feliz que tenha gostado. Pode substituir o glyceryl stearate SE, desde de que seja por outro autoemulsionante.

  3. Jana, bom dia, uma dúvida: eu adicionei ácido lático nessa receita pra baixar o PH, mas eu percebo que ela muda a consistência, passa de um creme grosso pra outro bem líquido. Isso é normal? Recomendaria não adicionar nenhum corretor de PH?

    1. Oi Raquel, você modificou algum ingrediente? O ph em si não deveria precisar de correção. Adiciona 0,30 g de goma xantana.

      1. Mudei a manteiga e o óleo, adicionei aditivos também, deve ter sido eles, pois o Ph tá entre 6 e 7. E o acido latico nem baixou tanto assim. Vou adicionar a goma e ver como fica, obrigada!

  4. Olá Jana querida, obrigada por disponibilizar essa linda formulação. Se eu acrescentar ativos na mesma devo diminuir da porcentagem da fase água para manter o total de 100%? Independentemente do ativo (desde que não seja um óleo ou manteiga)? E neste caso de adição de ativos e subtração da fase água, mantenho a proporção de emulsificante ou tenho que aumentar o mesmo (já que a quantidade de água diminui e a porcentagem de óleos fica maior)? Obrigada!

    1. Oi Raquel. Você pode adicionar até um 10% mais de ingredientes ao produto final sem necessidade de alterar nada. Tenha em conta que alguns ativos ou até mesmo o conservante podem diminuir a viscosidade do produto. Para evitar esse problema adiciona na fase aquosa de 0.2-0,3% de goma xantana. Quanto a modificar proporções do emulsionante, bom seria o mesmo que reformular a base. Assim que o caso é testar e ver o resultado.

    1. Oi Camila. Como creme de pentear sem enxagüe não seria o mais adequado. Como uma máscara capilar com ativos para o cabelo funcionaria. Obrigada a você pela visita ❤️.

  5. oi querida jana. Grata por compartilhar, testei algumas vezes o glyceryl stearate e sempre separa o oleo, hoje que esta mais quente tb… Ja testei algumas vezes, acho que não sei bem calcular a porcentem para cada fase. pode me ajudar? gratidão

    1. Oi Du, obrigada<3. Existem 2 tipos de glyceryl stearate, um é o autoemulsionante SE e o outro é co-emulsionante espessante. Mesmo o autoemulsionante costuma ser chatinho de usar. Você sabe qual o INCI completo do que tem?

    2. Oi Du, isso tambem acontecia comigo, dessa última vez eu fiz a receita da Jana e incorporei a goma xantana pra evitar separação… E deu certo! Pela primeira vez! (graças a Jana). Lembrando que usei a auto-emulsificavel (glyceryl stearate SE).
      Jana, muito obrigada pela dica, gostaria de aproveitar e tirar uma duvida: esse creme base eu já fiz algumas variaçoes de receita (a sua foi de longe a melhor), mas ele sempre deixa um residual branco que desaparece com a massagem, nao é um creme que é facilmente absorvido pela pele. Acontece isso com você tambem? Pra mim o unico defeito desse creme é esse, gostaria que absorvesse mais rapido e espalhasse melhor.

      1. Oi Patricia, obrigada pelo seu feedback. Essa questão do residual branco é normal, principalmente quando se usa goma. A goma melhora o deslizamento e a estabilidade do creme, mas, em consequência causa esse residual branco. Diminui-a quantidade de goma ou de emulsionante, é questão de ajustar a fórmula, para amenizar o efeito. Tendo em conta, que sempre se irá notar algo.

Deixe uma resposta