Receita creme base natural

Um creme base nos permite praticar e experimentar com formulações básicas e simples de elaborar. São considerados produtos hipoalergênicos ao não possuir em sua formulação perfume e princípios ativos aparte dos necessários para a conservação do produto.

— Anteriormente publiquei uma receita de creme base, mas como não fiquei satisfeita com resultado retirei o poste. Desta vez, trago outra proposta mais simples e fácil de fazer.

RECEITA

Creme base natural

INGREDIENTES

Fase A

65,80 (g) água deionizada

3,00 (g) glicerina vegetal

Fase B

5,00 (g) manteiga de karité

15,00 g óleo de macadâmia

8,00 g  glyceryl stearate SE

2,00 g álcool cetílico  

Fase C

1,00 g conservante

0,20 g vitamina E

MODO DE PREPARO

Pesar ambas fases em diferentes recipientes, menos a fase C.
Leve ao banho-maria.

Aos 70ºc retire do banho-maria. Verta a fase B sobre a fase A
 pouco a pouco batendo com um mixer durante 3 minutos.

Continue batendo manualmente dentro de um recipiente com água fria.

 Até esfriar.

Aos 40ºc adiciona a fase C. Envase.

20180830_201154_0001704456120.png

NOTA

  • EDIT: Use (0,2–03) goma somente se necessário, a base é estável. Muita gente está adicionando goma direto na base. Caso façam uma nova emulsão com a base ou adicionem ingredientes que fluidifique o creme, então sim! Adicionem goma.
  • Alguns ativos podem modificar o Ph. Corrija se necessário.
  • Use hidrolatos ao invés de água.
  • Conservante Sharomix.
  • Adicionar até 10% de ativos.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica, ou seja, odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participa da minha comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu “blog”, na minha fanpage você irá encontrar todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dica e receitas.

Anúncios

30 respostas para “Receita creme base natural”

  1. Jana, como incorporar a goma xantana na formulaçao? Minha experiencia com goma é desastrosa, sempre forma gomos (mesmo hidratando com glicerina).

    1. Oi Priscila. Tenta desta forma: incorpora a goma (umectada na glicerina) na água, pouco a pouco em agitação, até formar o gel.

  2. Qual a validade dele? e o Glyceryl stearate se pode ser substituído por algum outro composto?
    Muito obrigada desde já, descobri seu blog fim de semana passado e to amando! lendo praticamente todas as postagens… parabéns por seu trabalho <3

  3. Jana, bom dia, uma dúvida: eu adicionei ácido lático nessa receita pra baixar o PH, mas eu percebo que ela muda a consistência, passa de um creme grosso pra outro bem líquido. Isso é normal? Recomendaria não adicionar nenhum corretor de PH?

      1. Mudei a manteiga e o óleo, adicionei aditivos também, deve ter sido eles, pois o Ph tá entre 6 e 7. E o acido latico nem baixou tanto assim. Vou adicionar a goma e ver como fica, obrigada!

  4. Olá Jana querida, obrigada por disponibilizar essa linda formulação. Se eu acrescentar ativos na mesma devo diminuir da porcentagem da fase água para manter o total de 100%? Independentemente do ativo (desde que não seja um óleo ou manteiga)? E neste caso de adição de ativos e subtração da fase água, mantenho a proporção de emulsificante ou tenho que aumentar o mesmo (já que a quantidade de água diminui e a porcentagem de óleos fica maior)? Obrigada!

    1. Oi Raquel. Você pode adicionar até um 10% mais de ingredientes ao produto final sem necessidade de alterar nada. Tenha em conta que alguns ativos ou até mesmo o conservante podem diminuir a viscosidade do produto. Para evitar esse problema adiciona na fase aquosa de 0.2-0,3% de goma xantana. Quanto a modificar proporções do emulsionante, bom seria o mesmo que reformular a base. Assim que o caso é testar e ver o resultado.

    1. Oi Camila. Como creme de pentear sem enxagüe não seria o mais adequado. Como uma máscara capilar com ativos para o cabelo funcionaria. Obrigada a você pela visita ❤️.

  5. oi querida jana. Grata por compartilhar, testei algumas vezes o glyceryl stearate e sempre separa o oleo, hoje que esta mais quente tb… Ja testei algumas vezes, acho que não sei bem calcular a porcentem para cada fase. pode me ajudar? gratidão

    1. Oi Du, obrigada<3. Existem 2 tipos de glyceryl stearate, um é o autoemulsionante SE e o outro é co-emulsionante espessante. Mesmo o autoemulsionante costuma ser chatinho de usar. Você sabe qual o INCI completo do que tem?

    2. Oi Du, isso tambem acontecia comigo, dessa última vez eu fiz a receita da Jana e incorporei a goma xantana pra evitar separação… E deu certo! Pela primeira vez! (graças a Jana). Lembrando que usei a auto-emulsificavel (glyceryl stearate SE).
      Jana, muito obrigada pela dica, gostaria de aproveitar e tirar uma duvida: esse creme base eu já fiz algumas variaçoes de receita (a sua foi de longe a melhor), mas ele sempre deixa um residual branco que desaparece com a massagem, nao é um creme que é facilmente absorvido pela pele. Acontece isso com você tambem? Pra mim o unico defeito desse creme é esse, gostaria que absorvesse mais rapido e espalhasse melhor.

      1. Oi Patricia, obrigada pelo seu feedback. Essa questão do residual branco é normal, principalmente quando se usa goma. A goma melhora o deslizamento e a estabilidade do creme, mas, em consequência causa esse residual branco. Diminui-a quantidade de goma ou de emulsionante, é questão de ajustar a fórmula, para amenizar o efeito. Tendo em conta, que sempre se irá notar algo.

  6. Olá Jane, o glyceryl stearate SE pode ser substituído por Ácido Esteárico, já q o Ácido Esteárico tb é emulsificante?

    1. Oi Eduarda, normalmente não indico substituir emulsionantes. Devido a que cada emulsionante tem suas próprias características físico-químicas. Você pode usar a BTMS, apesar de não ser a melhor para usar em produto facial. Mas fica ao seu critério.

      1. Vi em outra receita sua de hidratante facial, um comentário seu sobre substituição da Protelan pela Olivem 1000… Nessa receita pode ser feita essa substituição?

      2. Sim, tendo sempre em conta que o resultado pode variar e não sempre uma substituição funciona.

Deixe uma resposta