Shampoo de Aloe Vera e Alecrim

A aloe vera também conhecida como babosa, é uma das plantas medicinais mais completas e usadas no mundo. Também é um ingrediente importante em muitos produtos cosméticos.

O suco da planta é usado em cremes, loções e como agente hidratante. Promovendo uma hidratação intensa devido a sua excelente capacidade de penetração nas capas mais profundas da pele. E também possui ótimas propriedades de hidratação para o cabelo seco e danificado.

Rica em arginina um dos aminoácidos semi-essenciais mais importantes para o crescimento e fortalecimento do cabelo, vitaminas como A, E, C e vitaminas do grupo B (niacina, tiamina, ácido fólico,etc.). A aloe vera promove o crescimento, previne a queda, trata a caspa, hidrata e doa brilho ao cabelo. Um ingrediente completo com benefícios excelentes para a saúde e cuidado do cabelo.

E a receita de hoje é um shampoo condicionador suave com propriedades anti-queda e anticaspa. Um shampoo para cabelo seco e uso diário.

RECEITA

Shampoo de Aloe Vera e Alecrim

INGREDIENTES

26,00 g de coco betaina

7,60 g decyl glucoside

5,00 g glicerina vegetal

1,00 g goma guar

38,50 g água

1,00 g óleo de girassol

15,00 g aloe vera (suco ou gel)

5,00 g extrato de alecrim

0,30 g óleo essencial de cedro de atlas

0,60 g conservante cosgard

Lava e desinfecta com álcool todos os utensílios que utilizar. 

MODO DE PREPARO

  • Umedeça a goma guar na glicerina. Reserve.
  • Pesa os tensoativos em outro recipiente e misture.
  • Adiciona o suco de aloe vera e o extrato na água.
  • Junta o óleo de girassol e o óleo essencial e misture nos tensoativos.
  • Verta pouco a pouco a água aos tensoativos até homogeneizar. Adiciona a goma com a glicerina.
  • Ajuste o ph a 5 com ácido láctico.
  • Coloca o conservante e envase.

ShampooNOTA

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participa da minha comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage você irá encontrar todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas.

Obrigada pela visita e até a próxima receita 

 

 

Anúncios

29 respostas para “Shampoo de Aloe Vera e Alecrim”

  1. Por gentileza. Gostaria de saber se há uma forma de testar os produtos que faço para saber se estão bons para uso.
    Estou começando agora.
    O que preciso ter para fazer meus cosméticos? Utensílios; material básico.
    Grata desde já.

      1. Oi Sylvia. Pode usar o OE, mas não na mesma quantidade do extrato. No caso, mais que substituição é não usar o extrato de alecrim.

  2. Hola Jana, cómo estás? Hay alguna forma de sustituir el decyl glucoside? Acá en Uruguay no se consigue y tampoco el coco glucoside. Gracias!

    1. Hola Noelia, muy bien y tú? Puedes usar el Lauryl glucoside o un tensioactivo aniónico. Se me dices que opciones tienes en Uruguay te puedo hacer una indicación más precisa.

  3. Oi Jana! Obrigada pela receita, eu faço uma parecida sem o aloe e gostei da ideia de usar, tenho na horta. Duvida sobre o aloe: o gel é simplesmente tirar da casca? E ai o suco é só bater com uma quantia x de água? Abraco

    1. Oi Ana! Tudo bem? Fico feliz que tenha gostado. Eu costumo usar o suco comprado. Você pode usar tanto o gel como o suco, mas não sei se a conservação seria a mesma em um suco fresco. Vou fazer uma sugestão, se funcionar espero seu retorno. Substituia a água por suco de limão para fazer o suco de aloe, ao conter ácido cítrico ele vai ajudar na maior conservação do produto. Nunca fiz, mas se quiser provar, acredito que seja melhor que a água. Um beijo e aguardo seu feedback.

  4. Olá! O óleo de jojoba que você menciona no modo de preparo seria o equivalente a que dos ingredientes?
    Obrigada!

    1. Oi Anna, é uma falta de atenção que tive na hora de escrever o modo de preparo, na verdade no é jojoba é girassol. Obrigada por avisar.

    1. Hola Cynthia, que tal? Bueno, con la goma guar nunca tuve problemas de grumos. Normalmente las gomas cuando las mezclas con glicerina se evitan los grumos, principalmente la xantana. La guar es más fácil de trabajar y hasta cuando la echas directamente en el agua, no suele liarla. Un truco que no falla, es pulverizar la goma en el agua y esperar que se integre sola antes de remover. Un abrazo y gracias por la visita.

  5. Ola Jana, nessa receita podem ser substituídos os tensioactivos? Eu tenho lauryl glucoside e coco glucoside and glyceyl oleate. Que sugeres?

    1. Oi Patricia. Pode substituir sim. Coloca o Lauryl como principal e o lamesoft como secundário. Faça uma quantidade pequena para ver o resultado no cabelo. Se
      o seu cabelo for seco, aumenta a quantidade de óleo. Não esqueça de ajustar o ph. Não será exatamente igual ao da receita devido as diferentes caracteristicas dos tensoativos, mas continua sendo um shampoo.

  6. Ola, Jana. Teria como fazer uma substituição desta receita usando apenas o Cocamidopropyl Betaine como tensoativo? Tenho dificuldade de achar outros tensoativos naturais online em pequena quantidade para venda.

  7. Olá! Gosto de suas receitas, mas não entendo as quantidades,por que coloca tantos zeros? Fico confusa! Ex:26,00 g 7,60 g 1,00 g 38,50 g 0,60 g ! Será que só eu tenho essa dificuldade de entender? Abçs

    1. Oi Fátima. São gramas e miligramas. É necessário uma balança de precisão para pesar os ingredientes, algumas quantidades estão abaixo de 1g. Qualquer dúvida fique a vontade de perguntar. Um abraço e obrigada pela visita. ❤️

  8. Oi jana, parabéns pelo blog e pela generosidade em compartilhar com todos!
    Tenho uma dúvida nessa formulação… nao é necessário usar um emulsificante, já que vc está trabalhando com óleo e água?
    Muito obrigada!

    1. Oi Carolina. Os tensoativos são também emulsionantes. Em pequena proporção eles são capazes de juntar água e óleo. Obrigada pelo carinho <3

  9. Olá Jana! fiz a receita e notei que apos um tempo a goma guar precipita formando umas placas no fundo e depois comecam a boiar. Saberia me dizer se isso ocorre pela goma ainda nao ter se hidratado? quanto tempo demora para a goma se hidratar?

    Muito Obrigada!

    1. Oi Renato, a goma guar se precipita quando há incompatibilidade de ingredientes ou por razão do pH. Também em caso de contaminação pode haver separação de fases. Você usou os mesmos ingredientes, fez alguma substituição? O shampoo com goma pode perder a viscosidade com o tempo, isso acontece, mas nesse caso está claro que houve algum problema.

    1. O extrato era alcoólico ou glicérido? Verificou o pH depois da precipitação? Talvez tenha faltado integrar bem os ingredientes, porque usando os mesmos ingredientes é um pouco estranho ela precipitar.

  10. O Extrato era alcoolico. vou refazer com goma xantana! Mas estou suspeitando de contaminação na embalagem, pois assim que envasei passou um tempo e aconteceu isso. Antes fiz em um béquer e estava normal.

    vou refazer e te conto!

    Muitíssimo obrigada!

    1. Então está explicado, o problema foi o extrato alcoólico. Substitui a guar pela xantana caso repita com o extrato alcoólico.

Deixe uma resposta