Receita -Hidratante Sólido

Atendendo a pedidos, trago para vocês uma receitinha simples e fácil de fazer. – Uma manteiga sólida (hidratante sólido), que ao contato com a pele úmida ou com água, emulsiona e se transforma em um body milk.

O produto deixa a pele suave, nutrida e hidratada com uma ótima absorção, e um sensorial leve e agradável. De uso único e individual.

RECEITA

Hidratante Sólido

INGREDIENTES

45,00 g manteiga de cacau

20,00 g manteiga de manga

10,00 g cera protelan

10,00 g álcool cetílico 

15,00 g óleo de soja

1,00 g vitamina E

20 gotas óleo essencial de benjoim

15 gotas óleo essencial de palo de hô

10 gotas óleo essencial palmarosa 

MODO DE PREPARO

  • Levar ao banho-maria a manteiga de cacau, manteiga de manga, a cera protelan e o álcool cetílico até o completo derretimento.
  • Uma vez derretido, incorporar o óleo de soja e aquecer durante uns segundos.
  • Retirar do banho-maria e esperar até alcançar uma temperatura abaixo de 40ºc para adicionar a vitamina E e o óleos essenciais. 
  • Enformar antes de esfriar completamente.

Roses Love Photo CollageNOTA

  • Cera Protelan ENS é uma cera autoemulsionante de origem vegetal, biodegradável sem etoxilados, certificada por ECOCERT. Emulsiona em frio.
  • A fórmula deve ser ajustada ao clima.
  • Fórmula testada previamente.
  • Validade mais ou menos 6 meses.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

 🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participe da comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage vocês irão todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

 

Anúncios

14 respostas para “Receita -Hidratante Sólido”

  1. agradeço as receitas que aparentemente parecem muito ricas, só que muito dos ingrediente que você usa são difíceis de encontrar normalmente, indica algum site ou alguma forma de encontrá-los? agradeço novamente!

    1. Oi Lis, entra no meu grupo Cosmética Natural Handmade Brasil no Facebook, lá você irá encontrar várias dicas de lojas e também indicações de outras meninas que produzem seus próprios cosméticos e que com certeza podem te aconselhar sobre bons fornecedores de matéria prima. Eu compro minhas matérias primas em lojas daqui da Espanha, como muito posso te indicar algumas lojas que fazem envio internacional.

    1. Oi Alinececato, você pode usar a cera de abelha, só não será o mesmo produto. Agora se quer algo similar ao da receita, usa monoestearato de glicerilo.

  2. Jana, no caso de usar o monoesterato de glicerilo, o produto ficará com a mesma característica da receita? Estou amando muito seu blog e comunidade. Tem me ajudado muito nos meus estudos sobre cosmética!

    1. Oi Carolina. A cera protelan não é vendida no Brasil. Usa a Olivem 1000. No caso, posso te indicar uma loja online da Espanha que vende a protelan.

  3. Jana, experimentei fazer o hidratante com o monoesterato. Coloquei manteiga de cacau e karite e segui a receita conforme vc sugeriu. Achei o hidratante muito meleca do. Não endureceu totalmente. Eu acho que deva ser por conta do clima. Moro numa cidade litoranea e com bastante sol no Nordeste do Brasil.
    Para tentar chegar numa receita mais próxima, seria necessário aumentar a quantidade do monoesterato? O que vc acha?
    De qq forma ficou bem cheirosa e um pouquinho durinha! Vou usar assim mesmo.

    1. Oi Marta Campos, pois não sei te dizer com certeza se com mais mono funcione. Talvez seja o caso de acrescentar uma cera ou algum pó como amido de milho, essa questão do clima é bem complicado mesmo, eu também já tive problemas com alguns cosméticos por culpa do calor excessivo ou do frío. É preciso fazer ajustes na fórmula.

Deixe uma resposta