Receita Condicionador Leave-On com Cera Olivem 1000

O que é um Leave On?

Um leave-on (creme de pentear) é um produto capilar que auxilia no desembaraço dos fios sem necessidade de enxagüe.

E é claro, que não podia faltar uma receitinha capilar com a cera Olivem 1000. 😉

A Cera Olivem 1000 (INCI Cetearyl olivate, Sorbitan olivate), é um emulsionante livre de PEG, não iônico, suave, auto emulsionante, hipoalergênico, emulsões de o/w, formação de cristais líquidos, excelente afinidade com a pele. Continua aqui.

E o segundo protagonista desta receita é o co-emulsionante catiônico chamado Stearamidopropyl Dimethylamine, é um derivado de amina de ácido esteárico, que se transforma em catiônico em meio ácido. Certificado por BDIH, não etoxilado. Sua função é desembaraçar, condicionar, dar brilho e volumizar o cabelo. Indicado como emulsionante para uso em produtos sem exangüe. Ph recomendado 4.5-5.5.

Não é possível prescindir desse ingrediente, qualquer substituição deve ser feita por outro com as mesmas características.

Sistema Conservador

Geogard (cosgard) 221, (INCI: Dehydroacetic Acid, Benzyl Alcohol), é conservante com atividade de amplo espectro e antifúngico. Atua em produtos com pH entre 2 – 7. Não testado em animais. Permitido por Ecocert e outras certificadoras ecológicas.

RECEITA

Leave-on com Cera Olivem 1000

89,73 g água

0,27 g ácido láctico


4,00 g cera olivem 1000

1,00 g stearamidopropyl dimethylamine

3,00 g álcool cetearílico

1,00 g óleo de jojoba


1,00 g conservante Geogard (cosgard) 221

0,50 g Pro vitamina B5 (pantenol)

0,25 g óleo essencial de laranja

0,25 g óleo essencial de limão

Importante esterilizar todos o utensilios e a área de trabalho antes de começar a elaborar qualquer cosmético.
Pesar todos os ingredientes com uma balança de precisão.

MODO DE PREPARO

  • Colocar a água e o ácido láctico em um recipiente. Em outro a cera olivem, stearamidopropyl dimethylamine, álcool cetearílico e o óleo de jojoba.
  • Levar ambos recipientes ao banho-maria até alcançar a temperatura de 75ºc.
  • Retirar do banho-maria e verter a fase aquosa sobre a oleosa em agitação com uma batedeira até espessar a emulsão.
  • Bater manualmente até esfriar.
  • Adicionar os demais ingredientes entre 36ºc ou menos de temperatura.
  • Meça o ph e ajuste se necessário com ácido láctico.

img_20180218_1844501741458330.jpg

NOTA
  • Qualquer modificação nos ingredientes pode alterar o resultado final do produto, portanto não recomendo fazer substituições.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

 🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participe da comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage vocês irão todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

 

 

Anúncios

13 respostas para “Receita Condicionador Leave-On com Cera Olivem 1000”

    1. Oi, Monaliza, realmente o certo é ácido láctico e ácido cítrico ou láctico no final para ajustar o ph. Foi falta de atenção minha. Obrigada, vou corrigir.

  1. Hola Jana! Podria sustituir el estearamidopropil dimetilamina y el alcohol cetearílico por BTMS ó Alcohol cetearílico y metosulfato de behentrimoniol? Gracias guapa! Y me encanta tu blog 😍 un abrazo!!

  2. 😊🌿💚
    Estou com dificuldade para encontrar a cera olivem 1000 aqui no Brasil :/ Posso substitui-la pela cera BTMS?

  3. Jana, a olivem 1000 pode ser substituída pelo estearato de glicerila ou a polawax? E , o Stearamidopropyl dimethylamine pelo BTMS?

    1. Olá Ana. Te convido a participar do meu grupo de cosmética. Não compro minha matéria prima no Brasil. Mas as meninas no grupo podem te indicar.

Deixe uma resposta