Receita Manteiga Corporal de Karité e Lavanda

Oi pessoal!! Tudo bem?

Outro dia, comprei um e-book de maquiagem natural e visitei o blog da autora. Vi muitas receitas legais. Mas gostei de uma em especial. Assim que inspirada na receita que vi, decidi criar uma versão própria.

Body Butter

Manteiga, mousse, chantilly praticamente é a mesma coisa. Portanto, o nome é o de menos. O que realmente importa é a textura, sensorial e funcionalidade.

Os ingredientes desta receita já são conhecidos de outras. Assim que não vou me estender muito, nem vou falar sobre cada um deles hoje.

A manteiga corporal de karité e lavanda tem uma ótima absorção e um tacto sedoso, que qualquer pele agradece.

Os óleos essenciais foram elegidos em função de criar um produto com propriedades calmantes, anti-estresse, anti estrias e reafirmantes. Sendo indicado para pele seca, ressecada e madura. Ideal para usar depois de um banho relaxante. Todo um mimo para a pele!

RECEITA

Manteiga Corporal de Karité e Lavanda

Ingredientes
10 g manteiga de karité
5 g manteiga sal
6,97 g óleo de soja
1,25 g álcool cetílico
1,25 g cera BTMS
0,02 g vitamina E
0,25 g óleo essencial de lavanda
0,25 g óleo essencial de gerânio
0,25 g óleo essencial de camomila

Modo de preparo

  • Leve ao banho-maria a manteiga de karité, manteiga sal, álcool cetílico e a cera BTMS.
  • Uma vez derretido todos os ingredientes, adiciona o óleo de soja. Mistura e retire do banho maria.
  • Acrescente a vitamina (E) em temperatura ambiente.
  • Logo os demais ingredientes. Misture
  • Envase antes de esfriar completamente.
A manteiga tem uma ótima absorção e um tacto sedoso, que qualquer pele agradece.
A manteiga tem uma ótima absorção e um tacto sedoso, que qualquer pele agradece.

Nota

  • Manteiga sal (INCI: Shorea robusta seed butter) hidratante, nutritiva, regeneradora, possui propriedades anti inflamatórias e calmante.
  • Blog: Humblebee & me
  • Adicionei uma pitadinha de mica rosé. ingrediente opcional.
  • Validade 6 meses ou mais.

🌿Qualquer mudança organoléptica, ou seja, odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Anúncios

11 respostas para “Receita Manteiga Corporal de Karité e Lavanda”

  1. Oi Jana. Escrevo do Brasil e gosto muito do seu blog! Que pena que não gostou do livro da Marie, o Make it up! Eu comprei e amei! Eu sou apaixaonada pelo Humblebeeandme ( e pelo canal do YouTube). Mas a proposta dela não é apresentar fórmulas naturais e sim fórmulas cosméticas para os amantes do DIY. Um beijo e parabéns pelo blog.

    1. Oi Ivana, obrigada pelo carinho. Realmente o livro é bem mais completo em relação a outros livros de diy, mas continua sendo um livro básico. O blog dela é ótimo e as receitinhas também. Talvez pelos comentarios que li sobre o livro, esperava algo mais, daí minha decepção.

  2. Oi Etiene, tudo bem? Para fazer minhas receitas, você só necessita seguir as indicações da receita. Em relação aos utensílios você pode usar coisas simples que encontrará na sua cozinha como colheres, bowls para o banho maria, etc., e higienizando bem os utensílios e separando para o uso único de elaborar os cosméticos, não é necessário que você compre nada sofisticado. Quanto a balança, eu comprei a minha na loja Amazon e a marca é Asher. Mas qualquer balança de prescisão que pese 0,01 serve. O mais importante é a higiene do material. Um beijo <3

  3. Oi Jana! Eu tenho um dúvida nessa receita também.
    posso substituir o BTMS por Olivem 1000 ou um emulsificante condicionante (como stearamidopropyl dimethylamine)?

    1. Nesse caso você pode usar a Olivem, não vai ficar igual, tampouco sei se a quantidade será suficiente para obter a mesma textura, é questão de testar.

    1. Oi Silmara, o emulsificante modifica a absorção dos óleos e manteigas e também dos ativos. O sensorial é muito mais agradável também. Ademais de influir na consistência do produto. Não é a mesma coisa passar na pele óleos e manteigas puros que usando outros ingredientes.

Deixe uma resposta