Receita Desodorante Carvão Ativado

Quero compartilhar com vocês uma receitinha de desodorante em creme 100% natural sem alumínio, triclosan e parabenos.

É importante entender que cada indivíduo ou grupo possui um odor corporal específico, que é uma consequência da ação combinada entre alimentação, estado físico e fisiológico. Assim que o que funciona para uns, pode não funcionar para outros, mais ainda se tratando de um produto natural.

” O odor real dos seres humanos é a soma do odor natural e do adquirido: duas mulheres com o mesmo perfume e vestidas e lavadas de forma idéntica, produzem odores distintos. Como seres humanos temos dificuldade para diferenciar, mas os animais são capazes de identificar essa diferença. O odor corporal é uma característica individual de cada ser humano. A intensidade do cheiro corporal é diferente de uma pessoa para outra e depende da condição pessoal, meio, estado social e fisiológico.”

Cosmetología de Harry 

O desodorante é para pele sensível, uso diário e atividade normal. Lembre-se que não se trata de um antitranspirante mas sim um desodorante.

Um truque que aprendi é o de aplicar o desodorante antes de dormir, sua ação é mais efetiva quando aplicado com a pele seca e o efeito desodorizante permanece durante mais tempo.

E como adoro complicar, realizei um pequeno infográfico com a informação dos ingredientes.

Desodorante (2)

E não menos importante.

Óleo essencial de Tea Tree antisséptico  e antibacteriano

Óleo essencial de Lemongrass ação desodorante.

Óleo essencial de Alecrim (qt cineol)  antibacteriano.

INGREDIENTES

20 g óleo de coco

10 g manteiga de karité


0,60 g pó de araruta 

0,15 g carvão ativado


0,90 g extrato de alecrim

0,30 g vitamina E

0,10 g óleo essencial de alecrim

0,15 g óleo essencial de tea tree

0,05 g óleo de lemongrass

MODO DE PREPARO

  • Aquecer a manteiga de karité e o óleo de coco no banho-maria.
  • Uma vez derretido, incorporar o pó de araruta e o carvão ativado. Misturar bem os ingredientes.
  • Incorporar a vitamina E, extrato de alecrim e os óleos essenciais antes de esfriar. Envasar e aguardar até solidificar.

NOTA

  • Se quiser ele cremoso, é só misturar conforme for esfriando.
  • Os óleos essenciais podem ser substituidos por outros com as mesmas caracteristicas.
  • 21/02 – O desodorante funciona, mas o frio endureceu demais o produto, assim que irei reformular o desodorante assim que melhore o tempo.
  • Validade 6 meses ou mais
  • A receita deve ser ajustada ao clima.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

 🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participe da comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage vocês irão todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

 

17 respostas para “Receita Desodorante Carvão Ativado”

  1. Jana, onde posso encontrar as matérias primas para fazer as receitas? Tenho pesquisado e às vezes acho uma em um lugar, outra em outro, algumas simplesmente não encontro.

  2. Oiii…essa quantidade de óleo essencial vai corresponder a quantos porcento da receita?Li em um site que o seguro é até 2%.Grata

Deixe uma resposta