Receita Bálsamo Labial de Cânhamo

O óleo de cânhamo (em inglês hemp) possui propriedades medicinais que são extraídas da semente da planta de cannabis, não contém substâncias psicotrópicas presentes (sem THC), mas possui uma porcentagem de canabidiol (CBD).

Os benefícios cosméticos e usos são amplos na elaboração de produtos para o cabelo, géis de banho, hidratantes, cremes nutritivas, tratamentos para pele atópica, acne, proteção solar e um largo etc…

E considerado um dos óleos mais nutritivos e hidratantes, com um grande poder de regeneração da pele seca, madura e desidratada.

Também é uma fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que ajuda na prevenção de  doenças cardiovasculares, regula o colesterol e age como um potente anti inflamatorio.

Sua fração insaponificável está composta por vitaminas do grupo B (B1,B2,B3 e B6), vitamina C, minerais, aminoácidos, fitoesterois, polifenóis (canabinóides) e clorofila.

A receita é um bálsamo labial de óleo de cânhamo, hidratante, regenerador e protetor em stick. Dessa vez, prescindi da cera de abelha muito utilizada nesse tipo de elaboração e optei por uma versão vegetal e vegana. Espero que gostem!

Bálsamo Labial em Stick de Cânhamo

RECEITA

2,20 g óleo de cânhamo

1,00 g manteiga de cacau

1,20 g cera de jojoba

0,50 g óleo de coco

1,00 g cera de carnaúba

1 gota de vitamina E

2 gota de óleo essencial de menta

MODO DE PREPARO

  • Levar ao banho maria até derreter a cera de carnaúba, a cera de jojoba, a manteiga de cacau e o óleo de coco em um mesmo recipiente.
  • Uma vez derretido as ceras e o óleo, adicione o óleo de cânhamo. Mexa e devolva ao banho maria até completar o derretimento.
  • Retira do banho maria e adiciona a vitamina E e o óleo essencial de menta, e envase antes de esfriar. 

 

 

NOTA

  • O bálsamo tem um toque seco e aveludado, qualquer modificação em relação as ceras supõe uma diferença na textura do produto, mas é possível substituir as ceras por outras sem problema.
  • Validade de mais ou menos 6 meses.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

 🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participe da comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage vocês irão todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

 

Anúncios

7 respostas para “Receita Bálsamo Labial de Cânhamo”

  1. Jana, não encontrei a cera de jojoba, qual cera seria uma opção de substituição e em que proporção? Grata

Deixe uma resposta