Receita de Gel Definidor de Cachos

Mais um produtinho especial para o cabelo, aprovado e provado por mim, claro.

Uma receita fácil  que não requer maiores habilidades, talvez algo de paciência.

O produto é um gel hidratante e definidor de cachos. Ajuda a definir e dar volume no cabelo ademais de hidratar. Indicado para cabelo cacheado.

Sobre os ingredientes.

Goma Xantana é um exopolissacarídeo natural, produzido pelas bactérias pertencentes ao gênero Xanthomonas Campestris. Forma soluções viscosas e géis hidrossolúveis com propriedades e texturas únicas. Atua como gelificante, espessante e estabilizador de emulsão e outros produtos aquosos.

Sua sinergia com a goma guar produz géis estáveis e de maior viscosidade.

Goma Guar é uma goma natural usada como espessante, obtenida da planta originária da India Cyamopsis Tetragonolobus . Forma soluções de grande viscosidade dependendo da temperatura, tempo, concentração e ph.

Pantenol (vitamina B5 ou ácido pantoténico) é uma vitamina com propriedades e benefícios para a pele e o cabelo. É umectante, aporta hidratação e fortalece o cabelo.

Inulina vegetal é um frutano, polissacarídeo da frutose de origem vegetal, encontrado em vegetais como a raiz da chicória e outros vegetais que pertencem a família das Asteraceae. Atua como umectante e condicionador natural.

Betaine de origem vegetal derivado da beterraba açucareira, possui propriedades condicionadoras e do cabelo e da pele, hidrata e dá volume ao cabelo. Também evita a escamação do couro cabelo.

Receita Gel Definidor de Cachos

INGREDIENTES

38,75 g água deionizada

0,25 g goma xantana

0,25 g goma guar

2,00 g glicerina vegetal

0,50 g inulina vegetal

2,50 g pantenol

1,00 g betaine

1,50 g extrato de alecrim

0,50 g  conservante sharomix


2,50 g óleo de coco fraccionado

5 gotas de óleo essencial de alecrim, 5 gotas de salvia, 5 gotas de ylang ylang

MODO DE PREPARO

  • Umectar a goma xantana e a goma guar na glicerina.
  • Adicionar os demais ingredientes a água, menos o óleo de coco fraccionado e os óleos essenciais. 
  • Mistura pouco a pouco na glicerina junto com as gomas a água com os demais ingredientes.
  • Dilua os óleos essenciais ao óleo de coco e incorpore ao gel.

Nota

  • A goma guar alcança sua máxima viscosidade em frio entre 1-4 horas.
  • A goma xantana que utilizei não é transparente, daí a falta de transparência do gel.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

 🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participe da comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage vocês irão todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

 

Anúncios

12 respostas para “Receita de Gel Definidor de Cachos”

  1. Boa noite!
    Você poderia me dizer onde encontro a inulina, betaine e o conservante? Moro no Rio de Janeiro. Já andei procurando em sites…

  2. Oi
    Gostaria de saber qual o prazo de validade seguro dessa receita.
    E muito obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente.
    Um forte abraço.

  3. Olá Jana td bem? Parabéns pelo blog!!! Já fiz vários cursos e produzo cosméticos naturais, se blog é de muita informação, criatividade e amor. Bem, gostaria de tirar uma dúvida c vc, o q poderia substituir a Inulina vegetal e a betaine? Grata e sucesso!!

    1. Oi Lauanda. A inulina pode ser substituída por frutose. Não sei se você conhece, é um tipo de açúcar presente nas frutas. A betaine é mais complicado, agora mesmo não sei te dizer qual seria o melhor substituto. Mas você pode prescindir dela. Tenta com um pouco de lactato de sódio.

Deixe uma resposta