Receita Bálsamo de Rosa e Benjoim

Não sei se vocês já ouviram falar da loção Leite Virginal !? Dizem que era o segredo de beleza da Cleópatra, não encontrei nenhuma fonte 100% confiável sobre o tema, mas se não foi o da Cleópatra, é o meu a partir de agora.

– E de outras milhares de blogueiras (risos).

Bom, não é uma loção o que fiz, mas sim utilizei os ingredientes do tônico, em um bálsamo. E o bálsamo é àquela famosa cold cream de Galeno. Mas não é uma versão exata nem fidedigna.

É uma versão melhorada. Afinal de contas, eu também posso melhorar receitas de outros (nótese aquí la ironía).

É uma receita que chamo de coringa, indicada para todo tipo de pele, sendo especialmente indicada para pele acnéica, madura, seca ou sensivel. Acalma a pele mais irritada e pode ser usado como demaquilante, limpadora, hidratante facial e corporal.

Também é ótima para momentos de estresse, ajuda a relaxar, sendo um produto perfeito para ser introduzido em uma rotina de cuidados da pele durante a noite.

O ativo mais importante desta receita e o ingrediente principal da loção virginal, é a Tintura de benjoim (Styrax benzoin).

O benjoim é uma árvore da familia Styracaceae original das ilhas de Sumatra, Java e Bornéu (Wikipédia).

Sua resina, possui propriedades antissépticas e cicatrizante, sendo um excelente ativo para tratar problemas como acné e rosácea.

Altamente emoliente, regenerador e calmante, ajuda a peles secas e desidratadas a melhorar sua aparência . Também estimula a circulação sanguínea, e ajuda a diminuir bolsas e olheiras. Xô, cara de cansada!!

E como nota anedótica; o Benjoim é o ativo principal do famoso e conhecido sabonete Granado.

BÁLSAMO DE ROSA E BENJOIM

INGREDIENTES

15,00 g água de rosa

12,00 g cera de abelha 

2,00 g *mel de abelha

63,20 g óleo de amêndoa

3,00 g *monoestearato de glicerilo 

1,00 g vitamina E

1,00 g tintura de própolis

2,00 g conservante Leucidal

0,30 g de tintura de benjoim 

0,50 g *óleo essencial de palo hô 

 

img_20180115_1625241746196266.jpg

Modo de preparo: 

  • Em um mesmo recipiente coloque a cera de abelha + monoestearato + óleo de amêndoa + água de rosas.
  • Leve ao banho-maria até derreter todos os ingredientes sólidos. – Muita paciência nesse momento.
  • Retire do banho- maria e com ajuda de um mini mixer bata até emulsionar.
  • Adicione os demais ingredientes e siga batendo até esfriar. 
  • Envase em um recipiente limpo e esterilizado previamente.

Nota:

  • Óleo essencial de palo hô (Cinnamomum camphora QT LINALOL)
  • Monoestearato de glicerilo (Glyceryl stearate and sodium stearate)
  • O mel de abelha assim como a cera e o própolis, podem ser substituidos por ingredientes de origem vegetal.
  • Não vai ser exatamente igual, já que tanto a cera de abelha como o mel e o própolis aportam propriedades que os substitutos de origem vegetal não possuem, porém não causará instabilidade no produto final.
  • O Leucidal é um conservante aprovado por Ecocert, antibacteriano e antifúngico de amplo espectro. Também possui propriedades hidratantes e condicionadoras da pele. Sendo bem tolerado por peles sensíveis.
  • Edit. Quero advertir que a validade do produto é curta. É possível aumentar a validade utilizando outro sistema conservante.
  • Edit. Esperava uma pior conservação deste produto devido ao conservante que utilizei, porém surpreendentemente o produto superou os 3 meses sem apresentar nenhum signo de deterioro e manteve suas propriedades intactas.

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

 🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participe da comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage vocês irão todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

 

Anúncios

7 respostas para “Receita Bálsamo de Rosa e Benjoim”

    1. Oi Silmara, o própolis não sei te dizer com certeza se é o mesmo que vendem aí na farmácia, na teoria deveria ser o mesmo. Quanto ao benjoim, é comprado, mas se você quiser fazer em casa são de 3 a 4 semanas.

Deixe uma resposta