Receita Scrub Mãos e Corpo de Hibisco

Ano novo, energías renovadas. E nada melhor para começar o ano que um banho energizante e renovador com um esfoliante natural feito em casa com ingredientes escolhidos de acordo com nossas necessidades e elaborados por nossas próprias mãos.

Vamos falar de esfoliação

A esfoliação é um processo natural de renovação celular da pele, sempre que a nossa pele seja saudável. Mas também é um processo que se realiza de forma artificial e é muito utilizado na cosmética.

A esfoliação é um passo importante no cuidado da pele, principalmente em partes do corpo que estão mais expostas e em zonas onde a pele costuma ser mais áspera. Se trata de uma limpeza profunda da qual tampouco devemos abusar, já que em excesso pode provocar lesões e irritação na pele.

A esfoliação corporal estimula o fluxo sanguíneo, ajuda a fechar poros e ilumina a pele.

Mas deve-se evitar o uso de esfoliantes em peles irritadas (após a depilação, varizes, etc …), em feridas abertas, pele sensível (cuperosis, rosácea, etc …).

Agora vamos a receita…

O ingrediente principal desta receita e o agente abrasivo (esfoliante) é o açúcar, mas pode ser substituido por outro açúcar com mais ou menos a mesma granulação.

O açúcar de cana é rico em ácido glicólico que é um AHA (alfa-hidroxi ácido), sendo assim o açúcar proporciona uma leve esfoliação química aparte de mecânica.

Minha proposta não é a típica receita de scrub caseira, é um experimento do qual também participou uma amiga. E ela fez sua própria versão com menos açúcar e substituiu o pó de hibisco por argila preta. Minha inspiração veio de um scrub da marca Organic Shop.

img_20180105_015030-11950674228.png
Scrub de argila preta elaborado pode Denise Gb

Scrub Mãos e Corpo de Hibiscus

10,00 g óleo de coco

13,00 g manteiga de karité

15,80 g manteiga de manga

3,00 g álcool cetoestearilico 

2,50 g óleo de amêndoa

10,98 g SCI (Sodium Cocoyl Isethionate)

0,30 g vitamina E

1,50 g glicerina

1,00 g cocamidopropyl betaine

51,00 g açúcar 

0,60 g pó de hibiscus

1,50 g de extrato aromático de morango

Modo de preparo

Triture previamente o SCI.

Não esqueça de usar máscara, luvas, e óculos de segurança no momento de manipular o SCI. 

Desinfetar todos os utensílios e trabalhar em um local limpo. Boas práticas de higiene são necessárias sempre e sua pele agradece.

  • Leve ao banho-maria a manteiga de coco, a manteiga karité e a de manga junto com o óleo de amêndoa e o álcool cetoestearilico até derreter todos os ingredientes.
  • Retire do banho maria e espere até a temperatura alcançar os 40ºc para incorporar o SCI, a glicerina e a vitamina E. Deixe esfriar. 
  • Uma vez frio use uma batedeira para airear a mistura.
  • Adicione o pó de hibiscus e o açúcar e bata, e por último adicione o extrato aromático ou óleos essenciais. 

Modo de uso: Aplicar o esfoliante com a pele previamente molhada e massagear sobre o corpo em movimentos circulares.

 

img_20180104_1407512049314169.jpg
Scrub de Hibiscus

Nota:

  • Minha amiga Denise, utilizou açúcar branca em menor quantidade, na sua opinião o açúcar branca derrete muito rápido e para a próxima receita ela vai experimentar com outro açúcar com maior granulação.
  • Validade 3 meses ou mais sempre que o produto seja armazenado corretamente e se tome as devidas precauções de higiene e manipulação durante o uso. 

🌿 Sempre faço um teste com todas as minhas fórmulas, para observar a estabilidade e conservação do produto, algumas fórmulas são publicadas antes do teste e outras depois. Assim que fique atento as notas🗒, caso tenha interesse em reproduzir qualquer fórmula minha.

🌿Qualquer mudança organoléptica ou seja odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

 🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Participe da comunidade DIY no Facebook, entre nos grupos associados ao meu blog, na minha fanpage vocês irão todos os grupos relacionados a comunidade DIY do Brasil e Portugal com muita informação dicas e receitas. 

Obrigada pela visita e até a próxima receita <3

 

Anúncios

8 respostas para “Receita Scrub Mãos e Corpo de Hibisco”

  1. posso usar no lugar do álcool cetoestearilico , o alcool cetilico e para o cocamidopropyl betaine o decyl glucoside? e o conservante se faz necessario?

    1. Oi lila. Pode sim. No caso do conservante usando o antioxidante é suficiente. Só tenha cuidado para não introduzir água durante o uso.

Deixe uma resposta