Receita Caseira — de Bálsamo de Abacate e Mel

Um bálsamo ou unguento era uma pomada com princípios ativos medicinais que servia para reparar e proteger a pele do frio, se elaborava em farmácias ou inclusive, de forma caseira até que no século XX se converteu em um cosmético industrial.

A receita original é com óleo de amêndoa doce, cera de abelha e água de rosas. Depois com o tempo foram acrescentando outros ingredientes. Foi o médico grego Galeno o inventor da forma no siglo II, cerat de Galien (Cerato de Galeno).

O bálsamo é o predecessor das cold cream atuais.

O uso de produtos cosméticos existe desde dos primórdios da humanidade, mas o conhecimento científico sobre o uso e benefícios dos produtos cosméticos de beleza e higiene só foram iniciados no final do século XIX, e a fabricação industrial no princípio do século XX.

A cosmética natural é a predecessora da cosmética industrial, passamos de uma cosmética ancestral, artesã e caseira a uma cosmética tecnológica, científica e industrial.

Sendo que a mudança não foi para melhor. Hoje temos milhares de substâncias químicas nocivas para a saúde, a cosmética industrial já não convence aos consumidores mais informados.

Cada dia somos mais exigentes em relação à nossa saúde e a qualidade dos produtos que consumimos.

Hoje a tendência é a volta da cosmética natural, uma cosmética viva e com ingredientes naturais e de qualidade, apoiada em estudos científicos e na experiência e sabedoria ancestral.

Muita gente desconhece, mas não está permitido associar propriedades curativas e terapêuticas à produtos cosméticos. Imagino que no Brasil não seja muito diferente.

Porém, escolhendo os ingredientes e a finalidade que queremos dar ao nosso bálsamo, vamos obter o mesmo resultado medicinal. Nada nos impede de adicionar princípios ativos com esse fim.

Minha ideia é um bálsamo hidratante e nutritivo anti-manchas para pele seca e madura.

Por esse motivo escolhi o óleo de abacate que destaca por suas vitaminas (A, D, E) e por seu ácido graxo palmitoleico.

O óleo de abacate é emoliente e não comedogênico. Um óleo nutritivo, regenerador e antioxidante, protege a pele das condições extremas de frio, calor, umidade e mantém o equilíbrio natural da pele. Especialmente indicado para pele madura.

O mel de abelha contém vitaminas como a B₂, ácido pantotênico, niacina, tiamina, K, ácido fólico, biotina. Aporta benefícios à pele por suas propriedades nutritivas, regeneradoras e umectante. Protege a pele do envelhecimento prematuro, diminui manchas e hidrata em profundidade. Sendo muito utilizado na elaboração de cosméticos.

Também é antisético, anti-inflamatório e bactericida, o que ajuda na conservação do bálsamo.

A cera de abelha é adstringente, antioxidante, nutritiva e ajuda a eliminar manchas na pele e a desintoxicar impurezas. Composta por 284 substâncias diferentes, das quais não todas estão identificadas.

A cosmética natural apícola é a que mais consome a produção de cera de abelha e mel natural.

RECEITA

Ingredientes
23 g óleo de abacate
5 g cera de abelha
5 g água destilada
2 g lecitina de soja
2 g mel natural
0,1 g vitamina E
0,3 óleo essencial de limão
O óleo essencial de limão é fotossensibilizante, não indicado para uso diurno já que pode provocar o efeito contrário que é a aparição de manchas. 

Modo de Fazer:

  • Juntar em um mesmo recipiente a cera de abelha, o óleo de abacate e a lecitina.
  • Levar ao banho maria até derreter e fundir os ingredientes.
  • Em outro recipiente previamente preparado com a água, verter os ingredientes oleosos em agitação e bater até obter textura.
  • Quando alcançar a temperatura ambiente acrescenta o mel, o óleo essencial e misture bem.
  • Envasar e guardar na geladeira.
  • Uso: Creme de noite.

Nota

  • Não tenho como determinar um prazo de validade exato para o produto, guarde na geladeira e observe qualquer mudança organoléptica (cor, odor, textura).
  • Post Atualizado

🌿Qualquer mudança organoléptica, ou seja, odor, cor ou aspecto físico de um produto cosmético, o mais indicado é suspender o uso.

🌿Não tenho como determinar a validade dos produtos elaborados com água sem um teste microbiológico, e não me responsabilizo por elaborações feitas por terceiros, já que ademais do conservante, a manipulação e o armazenamento do produto influi no seu estado de conservação.

Se gostou, compartilha esta receita com seus amigos. Colabore para o crescimento do blog e da nossa comunidade, assim poderei continuar a trazer novas receitas, dicas e informação sobre cosmética natural.

Anúncios

11 respostas para “Receita Caseira — de Bálsamo de Abacate e Mel”

    1. A validade é curta porque não leva conservante. A quantidade indicada de conservante vai depender do conservante que for utilizar, pode variar 0.1-1% de um total de 100% da fórmula.

    1. Oi Andrea, te recomendo reproduzir o bálsamo multiuso. É simples e não necessita de conservante. Você pode adicionar óleos essenciais e personalizar o produto em função do tipo de tratamento.

Deixe uma resposta